Modelação Ecológica

Departamento: Biologia Animal
Carga horária: TP: 5:00 h; OT: 1:00 h;
Área Científica: Biologia;

O objectivo geral deste curso é promover a compreensão dos sistemas ecológicos utilizando modelos matemáticos, estatisticos, e dados, e fornecer aos alunos os conceitos e as ferramentas metodológicas fundamentais para a análise de uma ampla gama de problemas de índole ecológica. Especificamente, após a conclusão deste curso os alunos devem (i) compreender os princípios fundamentais da utilização de modelos na exploração e análise de dados, (ii) dominar as técnicas básicas para a formulação de modelos estáticos e dinâmicos de processos ecológicos, (iii) conhecer métodos modernos para estimar os parâmetros do modelo e as incertezas associadas, e para avaliar modelos alternativos com base em dados, e (iv) desenvolver a confiança quantitativa necessária para usar modelos matemáticos e estatísticos em investigação ecológica.

Sem pré-requisitos

Introdução à modelação. Etapas da construção de um modelo: concepção do modelo; selecção dos componentes de modelação; estabelecimento de relações; parametrização; calibração; validação; avaliação de limitações. Diferentes tipos de modelos e principais aplicações. Modelos determinísticos e modelos estocásticos. Modelos de dinâmica populacional. Modelos com dimensões espaciais e temporais. Modelos com base no indivíduo. Comparação de modelos.

Bolker, B. M. (2008). Ecological Models and Data in R. Princetown Uiversity Press.

Fath, B. & S. E. Jorgensen (2011). Fundamentals of Ecological Modelling, Applications in Environmental Management and Research. Elsevier.

Hillborn, R. & M. Mangel (1997). The Ecological Detective: Confronting Models with data. Princetown Uiversity Press.

Soetaert  , K. & M. J. Herman (2008). A Practical Guide to Ecological Modelling: Using R as a Simulation Platform. Springer.

Moodle da disciplina.

As metodologias de ensino incluem sessões expositivas para apresentação de conceitos e metodologias fundamentais, e aplicações práticas envolvendo a construção e avaliação de modelos relevantes em ecologia a conjuntos de dados concretos. Fundamentalmente serão ensaiadas aplicações baseadas em linguagens computationais “open-source”.

As avaliação terá por base a realização de um exame teórico, e o desenvolvimento e apresentação de um projecto. O projecto poderá ter por base um conjuntos de dados, seleccionado de entre um grupo alargado de dados fornecido(s) pelo docente(s), cobrindo diversos tópicos relevantes em ecologia. Os alunos poderão também trabalhar dados próprios, mediante concordância do(s) docente(s).

Português.