Oferta Formativa - Sinopse

Serviços de Ecossistemas e Economia Ambiental

Código: 465237
Ano Letivo: 2015/16
Departamento: Biologia Animal
ECTS: 6
Carga horária: TP: 5:00 h; OT: 1:00 h;
Área Científica: Biologia; 

Objetivos da Unidade Curricular

Pretende-se que os alunos adquiram conhecimento sobre a origem e evolução da economia ecológica, metodologias de cálculo dos bens e serviços de ecossistema e suas implicações na designada economia real, abordando simultaneamente o paradigma evolutivo da transição de uma economia de carbono para a economia verde.


Pré-requisitos

Sem pré-requisitos

Conteúdos

As origens da problemática da degradação ambiental, da perda da biodiversidade e suas consequências económicas. Noções básicas de economia e principais teorias: de Adam Smith  a Keynes e Samuelson. A economia ecológica e seu historial. As análises de custo benefício e o advento da economia ecológica. Os bens e serviços do ecossistema e a valorização económica do ambiente. A valoração económica da biodiversidade: teorias e conceitos; noção de Valor Económico Total dos ecossistemas e da biodiversidade. As iniciativas The Economics of Ecosystem and Biodiversity e “Business&Biodiversity.A economia do carbono e a “green economy”. A biodiversidade marinha e a economia dos Oceanos.O desenvolvimento sustentável e a economia da biodiversidade. O ambiente no planeamento económico. O PIB, o Orçamento de Estado e a Biodiversidade: os custos e os proveitos da conservação da biodiversidade. Fiscalidade ambiental. A governação ambiental das corporações.

 

Descrição detalhada dos conteúdos programáticos


Bibliografia

Recomendada

Bouma, J. & P. van Beukering (eds) (2015). Ecosystem services: from concept to practice. Cambridge University Press, Cambridge.

Daly, H. E & J. Farley (2004). Ecological economics: principles and applications. Island Press, Washington.

Garrod, G. & K. G. Willis (1999). Economic valuation of the environment. Edward Elgar, Celthenham.

Hanley, N., J. Shogren & B. White (2013). Introduction to environmental economics. 2nd edition. Oxford University Press, Oxford.

Jacobs, S., N. Dendoncker & H. Keune (2014). Ecosystem services: global issues, local practices. Elsevier, San Diego.

Kumar, P. (2012). The Economics of Ecosystems and Biodiversity: Ecological and Economic Foundations. Routledge.

Perman, R., M. Common, D. Maddison & J. McGilvray (2011). Natural resource and environmental economics. 4th edition. Pearson, Harlow.

Young, R. H. & M. Potschin (2013). Common International Classification of Ecosystem Services (CICES). Centre for Environmental Management, University of Nottingham.

 

Outros elementos de estudo

Moodle da disciplina.

 

Métodos de Ensino

As metodologias de ensino incluem sessões expositivas para apresentação de conceitos e metodologias fundamentais, e aplicações práticas. 

 

Métodos de Avaliação

 As avaliação terá por base a realização de um exame teórico, e o desenvolvimento e apresentação de um projecto. O projecto poderá ter por base um conjuntos de dados, cobrindo diversos tópicos relevantes do programa da disciplina.

 

Língua de ensino

Português