Estudos Avançados em Biologia da Conservação II: Herpetologia
Ano Letivo: 2015/16
Departamento: Biologia Animal
Carga horária:
Área Científica: Biologia;
Objetivos da Unidade Curricular
No fim desta unidade curricular, espero que os alunos:
Consigam identificar todos os anfíbios e répteis de Portugal, assim como todos os anuros pelo seu canto;
Consigam planificar e realizar trabalho de campo relacionado com a ecologia e conservação de animais destes grupos;
Consigam fazer uma abordagem crítica a planos de conservação em curso, assim como planear e desenhar um plano de conservação para uma espécie de anfíbio ou réptil
Pré-requisitos
Sem pré-requisitosConteúdos
Filogenia, biogeografia e diversidade mundial e nacional de anfíbios e répteis. Anatomia e morfologia gerais dos dois grupos. Especificidades ecológicas e da história vital dos anfíbios e dos répteis e sua repercussão na definição de metodologias de captura, manutenção e monitorização. Ecologia e conservação de anuros, urodelos, lacertídeos, geconídeos, serpentes, tartarugas terrestres e marinhas. A conservação da herpetofauna em Portugal e no Mundo. Conservação da herpetofauna insular. Conservação ex-situ de anfíbios e répteis.
Descrição detalhada dos conteúdos programáticos
Componente Teórica
Filogenia, biogeografia e diversidade mundial e nacional de anfíbios e répteis. Anatomia e morfologia gerais dos dois grupos. Especificidades ecológicas e da história vital dos anfíbios e dos répteis e sua repercussão na definição de metodologias de captura, manutenção e monitorização. Caracterização dos habitats de anfíbios e répteis. Ecologia e conservação de anuros, urodelos, lacertídeos, geconídeos, serpentes, tartarugas terrestres e marinhas. A conservação da herpetofauna em Portugal e no Mundo. Conservação da herpetofauna insular. Conservação ex-situ de anfíbios e répteis.
Componente Prática
Identificação visual e acústica (quando possível) das espécies nacionais de anfíbios e répteis. Ensaios de metodologias: saída de campo. Introdução ao programa PRESENCE. Análise de casos de estudo - planos de conservação nacionais e internacionais.
Bibliografia
Recomendada
Pough, Andrews, Cadle, Crump, Savitzky and Wells, 2003. Herpetology.
Heyer et al., 2001. Medición y Monitoreo de la Diversidad Biológica – Métodos Estandarizados para Anfíbios. Editorial Universidad de la Patagonia.
Rubio, 2003 La conservación de los anfibios en Europa, Donostia. Sociedad de Ciencias Aranzadi Zientzi Elkartea.
Salvador e Pleguezuelos, 2002. Reptiles españoles. Canseco Editores
Almeida et al., 2001. Guia Fapas Anfíbios e Répteis de Portugal. Fapas e Câmara Municipal do Porto.
Outros elementos de estudo
Serão disponibilizados vários elementos de estudo adicionais, como vídeos e pequenos filmes demonstrativos de temas da matéria da disciplina, assim como vários sites de Internet onde os alunos podem explorar mais a fundo determinadas questões relacionadas com a matéria. Serão também fornecidos artigos científicos e planos de conservação de algumas espécies da herpetofauna.
Additional study material will be provided, including small videos and websites, as well as scientific papers and reports on conservation plans.
Métodos de Ensino
As aulas teóricas são organizadas de forma a dar uma base sólida nesta área, assim como a estimular a análise crítica de situações reais.
As aulas práticas baseiam-se numa saída de campo de 3 dias, na qual os alunos desenvolvem um mini-trabalho que obedece a requisitos suficientes para poder preparar um relatório científico.
Métodos de Avaliação
Exame final (70%) e apresentação escrita e oral do trabalho de grupo resultante da saída de campo (30%).
Língua de ensino
Português