Aquariologia

Departamento: Biologia Animal
Carga horária: T: 2:00 h; PL: 3:00 h; OT: 1:00 h;
Área Científica: Biologia;

Espera-se que, no final do curso, os alunos adquiram um conhecimento sólido acerca das problemáticas biológicas e tecnológicas de construção e manutenção de sistemas de suporte de vida aquícola (dulçaquícola, salobra e marimha) temperados e tropicais.

Sem pré-requisitos

Neste curso inserido no mestrado de Ecologia marinha, os alunos terão acesso às componentes teóricas e práticas de construção e manutenção de sistemas de suporte de vida aquícola em ambientes tropicais/temperados, em sistemas abertos e fechados, assim como em pequena, média e grande escala.

Neste sentido, serão ministrados temas relacionados com a construção dos sistemas de suporte de vida e manutenção das caracteísticas ótimas de qualidade de água, nas suas diferentes vertentes.

Serão discriminados os diferentes métodos de filtragem (mecânica, biolócica e físico-química) assim como os meios de desinfecção.

Dentro da perspectiva biótica serão avaliados diversos casos de estudo de diferentes taxa comunidades e ambientes , tendo em conta a sua ecologia, alimentação e reprodução... Relações agonísticas ..

Especial ênfase será dada aos cultivos auxiliares (fitoplâncton, copépodes, rotiferos e Artemia).

Patologias em meio marinho e dulçaquícola.

Legislação.

A cadeira de Aquariologia será leccionada nas instalações do Oceanário de Lisboa. Introdução à história da aquariologia e aquariofilia e seu desenvolvimento. Planeamento do arranque de um aqário. Culturas auxiliares inerentes à aquariologia. Desenho e gestão de um aquário de água doce. Desenho e gestão de um aquário temperado de água salgada. Aquários de grande dimensão (up-scaling). Desenho e gestão de um aquário tropical de água salgada. Desenho e gestão de um aquário de recife.Anatomia e fisiologia dos animais aquáticos. Patologias dos animais aquáticos. Reprodução de corais. Técnicas de administração de alimento. Higiene e desinfecção. Quarentena e tratamentos. Transporte de animais aquáticos. Cultivo de medusas. Aplicações da aquariologia. Legislação.

Serão efectuadas duas sessões de 8 horas cada, onde os alunos trabalhão nos diferentes departamentos do Oceanário de Lisboa, obtendo valências experimentais nas diferentes componentes científicas e tecnológicas inerentes à aquariologia.

Adey, WH & Loveland K. 2007 - Dynamic Aquaria (Building and restoring living ecosystems)505pp Elsevier

Bromage, N & Roberts R. 1995 - Broodstock Management and rgg and larval quality  424 pp  Blackwell Science

As aulas teóricas são de natureza expositiva, com a utilização de Power Points, os quais são previamente disponibilizados na página da disciplina, permitindo uma adequada interacção com os alunos. As aulas práticas iniciam-se com uma breve introdução teórica efectuada pelo professor, à qual se segue a observação e manipulação do material biológico seleccionado. A observação e manipulação deste material por parte dos alunos é efectuada a nível individual

A avaliação será efectuada através de duas componentes; um exame teórico individual e um trabalho realizado em grupo sobre uma temática escolhida nas aulas.

Português.