Oferta Formativa - Sinopse

Agentes e Vetores Patogénicos

Código: 465129
Ano Letivo: 2015/16
Departamento: Biologia Animal
ECTS: 6
Carga horária: T: 2:00 h; PL: 3:00 h; OT: 1:00 h;
Área Científica: Biologia; 

Objetivos da Unidade Curricular

- Compreensão das relações parasita-hospedeiro.

- Identificação dos principais parasitas e vectores.

- Compreensão da etiologia, epidemiologia, morfologia, ciclo de vida, sintomas, patologia e diagnóstico das principais doenças transmitidas por agentes patogénicos.

- Conhecimento das principais medidas de controlo dos vectores e profilaxia das principais doenças.


Pré-requisitos

Sem pré-requisitos

Conteúdos

- Noção de parasita-hospedeiro; classificação e sistemática dos principais parasitas e vectores.

- Etiologia, epidemiologia, morfologia, ciclo de vida, sintomas, patologia, diagnóstico, medidas de controlo dos vectores e profilaxia das principais doenças provocadas por Protozoários intestinais e urogenitais, do sangue e tecidos, Nemátodes, Céstodes, Tremátodes, Microsporídeos e Artrópodes.

- Doenças emergentes.

- Bioterrorismo.

 

Descrição detalhada dos conteúdos programáticos

Componente Teórica

Princípios Gerais: noção de parasita - hospedeiro; classificação e sistemática dos
principais parasitas e vectores.

- Etiologia, epidemiologia, morfologia, ciclo de vida, sintomas, patologia, diagnóstico, medidas de controlo dos vectores e profilaxia das principais doenças:

Protozoários intestinais e urogenitais: Entamoeba histolytica, Balantidium coli,
Giardia lamblia, Trichomonas vaginalis, Cryptosporidium parvu, Isospora belli e
Trichomonas vaginalis.

Protozoários do sangue e tecidos: Trypanosoma brucei gambiense, T. brucei
rhodesiense, T. cruzi,
Leishmania donovani, L. trópica, L. braziliensi, Plasmodium falciparum, P. ovale, P. malariae, P. vivax, Toxoplasma gondii e Babesia microti.

Nemátodes: Ascares lumbricoides, Trichinella spiralis, Trichuris trichiura, Enterobius vermicularis, Strongyloides stercoralis, Ancylostoma duodenale, Necator americanes, Dracunculus medinensis, Wuchereria bancrofti, W. (Brugia) malayi, Onchocerca volvulus e Loa loa.

Céstodes: Tenia solium, Hymenolepis nana, Echinococcus granulosus e E. multilocularis

Tremátodes: Schistosoma mansoni, S. japonicum, S. hematobium, Fasciolopsis buski, Clonorchis sinensis e Paragonimus westermani.

Microsporídeos: impacto em saúde pública.

Artrópodes: Pediculus humanus capitis, P. humanus humanus, Pthirus púbis, Tunga penetrans, percevejos, dípteros, carraças e ácaros.

- Doenças emergentes.

- Bioterrorismo.

- Visitas de estudo a laboratórios de investigação na área das zoonoses e doenças transmitidas por agentes e vectores patogénicos

 

Componente Teórica-Prática

N/A

 

Componente Prática

- Colheita, triagem, identificação e conservação de vectores.

 

Bibliografia

Recomendada


Aguirre, A; Ostfeld, R. S.; Tabor, G. M; House, C. & Pearl, M. (Eds). 2002. Conservation Medicine: Ecological Health in Practice. Oxford University Press.

Aron, J. L. & Patz, J. A. (Eds).  2001.  Ecosystem Change and Public Health: A Global Perspective.  The Johns Hopkins University Press.

Gracey, M. & Walker-Smith, J. A. (Eds). 1997. Diarrheal Disease. NestlNutrition Services; Lippincott-Raven.

Halton, D; Behnke, J. M. & Marshall, I (Eds.) 2001. Practical Exercises in Parasitology.Cambridge Press.

Rappaport, D.; Costanza, R.; Epstein, P. R.; Gaudet, C. & Levins, R.  1998.  Ecosystem Health.  Blackwell Science, Inc.

Service, M (Ed.) 2003. Medical Entomology: for Students. Cambridge University Press.

Spielman, A. & DAntonio, M. 2001. Mosquito: A Natural History of Our Most Persistent and Deadly Foe. Hyperion.

Yu, V. L. (Ed). 2000. Antimicrobial Therapies and Vaccines: The Microbes. 2d ed. Apple Tree.

 

Outros elementos de estudo

 

Métodos de Ensino

- Aulas teóricas leccionadas com auxílio de powerpoint.
- Aulas teórico-práticas leccionadas no campo e no laboratório (lupas e microscópios).
- Visitas de estudo a laboratórios de investigação.

 

Métodos de Avaliação

- Trabalho escrito, individual, de pesquisa bibliográfica, sobre um dos tópicos da disciplina (85%);

- Apresentação oral do trabalho (15%)

 

Língua de ensino

- Português