Oferta Formativa - Sinopse

Genes e Moléculas no Desenvolvimento

Código: 465105
Ano Letivo: 2015/16
Departamento: Biologia Animal
ECTS: 6
Carga horária: T: 1:30 h; PL: 3:30 h; OT: 1:00 h;
Área Científica: Biologia; 

Objetivos da Unidade Curricular

Nesta disciplina aprofunda-se os conhecimentos sobre o controlo genético do desenvolvimento animal. Particular destaque é dado ao complexo fenómeno da “criação de forma” i.e. a morfogénese, e como a expressão de determinados genes e a interacção das proteínas por eles produzidas colaboram no espaço e no tempo para induzir processos como a diferenciação celular, migração celular, proliferação celular e apoptose que culminam na formação de órgãos funcionais. A disciplina decorre num bloco de 3 semanas e ao fim deste tempo, os alunos devem ter adquirido conhecimentos integrativos sobre o assunto da disciplina. Devem ter aprendido a analisar mecanismos de desenvolvimento embrionário de uma forma crítica e a planear, executar e analisar os dados de um projecto de investigação.


Pré-requisitos

Sem pré-requisitos

Conteúdos

A Biologia do Desenvolvimento na Era Molecular. As primeiras etapas na “criação da forma”. Vias de comunicação intercelular. Mecanismos envolvidos na construção de tecidos. Mecanismos de comunicação célula-célula na criação de diversidade e integração funcional na organogénese. 

 

Descrição detalhada dos conteúdos programáticos

Componente Teórica

O programa inicia-se com uma introdução histórica da vertente molecular do Desenvolvimento Animal. Segue uma descrição das principais vias de comunicação célula-célula que actuam durante o desenvolvimento animal. É dada especial atenção aos vários mecanismos de regulação génica e sua integração na formação de padrões complexos. Aborda-se ainda o controlo genético da regionalização do embrião ao longo dos eixos antero-posterior e dorsal-ventral com particular destaque para o efeito dessa regionalização na localização e desenvolvimento dos órgãos. São depois focados mais concretamente os seguintes assuntos: os genes e as moléculas envolvidas na morfogénse do músculo esquelético e do sistema nervoso central e periférico; os genes e as moléculas envolvidas na indução e na formação dos membros nos tetrápodes; os genes e as moléculas envolvidas nas transições mesênquima-epitélio e epitélio-mesênquima e o seu papel na construção dos órgãos; ramificação de epitélios e na comunicação mesênquima-epitélio que contribuem para a morfogénese de alguns órgãos internos. Serão ainda abordadas algumas áreas interdisciplinares relacionadas com o desenvolvimento e organogénese, como aplicações biomédicas da investigação sobre o desenvolvimento embrionário. Haverá igualmente referência ao conceito de “desenvolvimento modular” e a utilização repetida de módulos conservados na construção de diferentes tecidos e órgãos e às aplicações biomédicas dos conhecimentos adquiridos.

 

Componente Prática

Os alunos receberão um mini-projecto de investigação a executar (em grupos de 3-5 alunos) durante a duração da disciplina. Aprenderão as técnicas necessárias para a execução deste mini-projecto de investigação e espera-se que possam planear, executar e analisar os dados obtidos nesse projecto de uma forma o mais autónoma possível. No fim devem escrever um relatório relatando os resultados obtidos. Este relatório terá o formato de um artigo científico.

 

Bibliografia

Recomendada

Livros principais:
Scott F. Gilbert: “Developmental Biology”, 9ª edição, Sinauer Associates, 2010Alfonso Martinez Arias & Alison Stewart: “Molecular Principles of Animal Development”, 2ª edição, Oxford University Press, 2003.

Livro auxiliar:
Lewis Wolpert et al.: “Principles of Development”, 3ª edição, Oxford University Press, 2006


 

Outros elementos de estudo

Artigos científicos sobre os temas abordados.

 

Métodos de Ensino

Aulas teóricas são organizadas a volta de temas específicos, com recurso a Power-Points, e os alunos são encorajados a participar e fazer perguntas. Aulas práticas são sob o formato de um mini-projecto. Nas primeiras aulas, os alunos aprenderão as técnicas necessárias para executar os seus projectos. Durante o restante tempo da disciplina, os alunos têm um horário de acesso ao laboratório e devem desenvolver os seus projectos ao longo do resto da disciplina de uma forma o mais autónoma possível.

 

Métodos de Avaliação

A componente teórica tem um peso de 50% na avaliação final e consiste num teste escrito. A componente prática tem um peso de 50% na avaliação final e consiste num trabalho final sobre os resultados obtidos no mini-projecto na forma de artigo científico. Esta avaliação prática é em comum com a disciplina “Evolução e Desenvolvimento”. Para aprovação na disciplina, os alunos têm que frequentar um mínimo de 2/3 das aulas PLs.

 

Língua de ensino

Em Português (mas pode ser leccionada em Inglês).