Métodos Computacionais em Evolução e Ecologia

Departamento: Biologia Vegetal
Carga horária: T: 1:00 h; TP: 1:30 h; OT: 0:30 h;
Área Científica: Biologia;

Ver pagina da cadeira em:
Objectivo principal: compreender técnicas de optimização de estratégias quando a estratégia óptima depende da estratégia dos outros indivíduos da mesma espécie. Os alunos tomarão contacto com métodos computacionais que são, ao mesmo tempo, tópicos actuais de investigação. OS alunos terão a oportunidade de compreender a unidade entre fenómenos tão diversos como: (i) a proporção do número de machos e fêmeas em diversas espécies, (animais, plantas e protozoários); (ii) o altruísmo e a selecção de grupo; (iii) conflito parental; e (v) imprinting genómico em mamíferos e plantas com flor; etc.

Sem pré-requisitos

Equação de Shaw-Moler e a teoria de Fisher da alocação do sexo: aplicações aos animais e plantas (incluindo evolução de hermafroditismo e outras formas de co-sexualidade para dioécicas, ou ginodioécicas, ou androdioécicas)

Altruísmo e Spite – a Equação de Price

Competição na família: conceitos matemáticos e exemplos em plantas de semente (angiospérmicas e gimnospérmicas) e mamíferos.

Modelo de Smith-Fretwell para compreenção do tamanho de sementes.

Modelo de Trivers

Imprinting Genómico: plantas de semente e mamíferos

Parte 1: Introdução a alguns conceitos fundamentais da matemática.

Derivadas, máximos, mínimos, série de Taylor, regressão linear, covariance.

Parte 2: Conceitos básicos de genética de populações.

Equilíbrio de Hardy-Weinberg. Selecção num locus. Fitness dependente da frequência. Modelo de S. Wright.

Parte 3: Teoria de Jogos Evolutiva. Jogos discretos e contínuos. Estratégias de Nash. Estratégias Evolutivamente Estáveis.

Parte 4: Métodos computacionais em evolução e ecologia.

Equação de Shaw-Moler e a teoria de Fisher da alocação do sexo: aplicações aos animais e plantas (incluindo evolução de hermafroditismo e outras formas de co-sexualidade para dioécicas, ou ginodioécicas, ou androdioécicas)

Altruísmo e Spite – a Equação de Price

Competição na família: conceitos matemáticos e exemplos em plantas de semente (angiospérmicas e gimnospérmicas) e mamíferos.

Modelo de Smith-Fretwell para compreenção do tamanho de sementes.

Modelo de Trivers

Imprinting Genómico: plantas de semente e mamíferos

Problemas que seguem os temas leccionados na Componente Teórica.

Componente Prática

Inexistente

A. Rogers. "Fundamental Methods in Ecology and Evolution". 2008

F. Dionísio "Uma Tampa para cada Tacho - Conflitos Genéticos e Evolução.". 2011. Editorial Bizâncio, Lisboa

Expor os temas no quadro e discuti-los.

Serão fornecidos problemas em cinco aulas para resolução na aula, onde as quatro melhores notas contarão para 50% da nota final da cadeira. Alternativamente, os alunos poderão resolver um problema que lhes será fornecido no início do semestre e que deverá ser entregue na última aula (50% da nota final).
Exame final com consulta (50% da nota final)

Portuguese or english