Neurociências e Neuromodelação
Ano Letivo: 2015/16
Departamento: Física
Carga horária: T: 3:00 h; TP: 2:00 h;
Área Científica: Engenharia Biomédica;
Objetivos da Unidade Curricular
Pretende?se que os alunos aprendam sobre os conceitos de neurociência com enfoque particular no papel de engenharia biomedical neste campo do saber.
Pré-requisitos
Sem pré-requisitosConteúdos
Este curso está organizado segundo uma componente expositiva de conteúdos teóricos intimamente relacionados com conteúdos teórico?práticos e práticos.
Assim, abordam?se conceitos de neurociências, desde a neurobiologia e a organização estrutural e funcional do cérebro e do sistema nervoso até temas relacionados aspectos com funções do cérebro e aspectos da patologia neuropsiquiátrica, bem como sobre neuromodelação e inteligência artificial.
Também são facultados conhecimentos técnicos e práticos sobre diferentes ferramentas de engenharia biomédica cobrindo hardware de aquisição e processamento de sinais electrofisiológicos, interfaces pessoa?máquina com enfoque nas interfaces cérebro? computador, processamento de dados imagiológicos e classificação de dados usando redes neuronais artificiais.
Descrição detalhada dos conteúdos programáticos
Componente Teórica
Os conteúdos teóricos estão organizados segundo as temáticas principais:
· Evolução do sistema nervoso: desde comunicação em colónias de células até cérebro humano
· Neurónios e organização estrutural do cérebro: biologia e paralelismo com as tecnologias da informação e comunicação
· Conectividade e complexidade: segregação e integração funcional
· Desenvolvimento e envelhecimento cerebral
· Funcionamento cerebral: consciência, emoção, sono, dor, memória, linguagem, aprendizagem, reabilitação, decisão, neuromarketing
· Patologias foro neuropsiquiátrico que poderão incidir sobre algumas das temáticas: neurotrauma, acidentes vasculares cerebrais, demências, doenças do movimento, doenças neuromusculares, doenças desmielinizantes, epilepsia, cefaleias, infecções sistema nervoso central, neoplasia, perturbações da infância e adolescência, dependência, esquizofrenia/psicoses, perturbações do humor, perturbações da ansiedade, perturbações da personalidade, etc.
· Neuromodelação, incluindo introdução às Redes Neuronais Artificiais e algoritmos de aprendizagem automática, Inteligência Artificial, computação cognitiva e computação neuromórfica
Componente Teórica-Prática
· Exame neurológico sumário
· Neuropsicologia: avaliação da personalidade
· Neurociência experimental: estudo do sistema nervoso por electrofisiologia de bancada
· Interfaces pessoa-máquina e interfaces cérebro-computador
· Pós-processamento de imagem médica, incluindo as ferramentas SPM, FSL, e software de pós-processamento de tractografia.
· Introdução à classificação de dados de neurociências usando Redes Neuronais Artificiais e outros algoritmos de aprendizagem automática.
· Desenvolvimento de aplicação em neurociências em plataforma Microsoft Azure.
Componente Prática
Na componente prática serão realizados exercícios e projectos relacionados com neurociências usando as abordagens apresentadas na componente teórico-prática.
Bibliografia
Recomendada
“Principles of Neural Sciences”, Kandel ER, Schwartz JH, Jessell TM, Siegelbaum SA, Hudspeth AJ (Eds), McGraw-Hill, New York, 2012
“Neuroscience: The Science of the Brain”, Morris R, and Fillenz M (Eds), British Neuroscience Association, 2005
“Your Brain and Your Self: what you need to know”, Neirynck J, Springer, Berlin, 2009
“Cognition, brain and consciousness: an introduction to cognitive neuroscience”, Baars BJ and Gage NM (Eds), Academic Press, New York, 2007
“Principles of Artificial Neural Networks: 3rd Edition (Advanced Series in Circuits & Systems)” D. Graupe (Ed), World Scientific, London, 2013.
“Cognitive Computing and Big Data Analytics”, Hurwitz, Kaufman, Bowles, Wiley, New York, 2015
“Use of brain-computer interfaces in amyotrophic lateral sclerosis: an update”, Ferreira HA, Master in Medicine Thesis, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Lisboa, 2012
“Neurologia, Princípios, Diagnóstico e Tratamento”, Ferro J, e Pimentel J (Eds), Lidel Editores, Lisboa, 2006
Outros elementos de estudo
· Brain Connectivity http://brainconnectivity.info
· Backyardbrains http://www.backyardbrains.com/
· Emotiv http://emotiv.com/
· SPM http://www.fil.ion.ucl.ac.uk/spm/
· FSL http://fsl.fmrib.ox.ac.uk/fsl/
· Trackvis http://www.trackvis.org/
· WEKA http://www.cs.waikato.ac.nz/ml/weka/
· Microsoft Azure https://azure.microsoft.com/en-us/
Métodos de Ensino
Aulas expositivas. Aulas práticas de exercícios
Métodos de Avaliação
Apresentação sobre temas relacionados com neurociências (50%)
Realização de um projecto em neurociências com utilização de ferramentas de engenharia biomédica e plataformas de software na nuvem (50%)
Língua de ensino
A unidade curricular é ministrada em português ou em inglês conforme nacionalidade dos alunos.