Física Atómica e de Plasmas
Ano Letivo: 2015/16
Departamento: Física
Carga horária:
Área Científica: Ciências Físicas;
Objetivos da Unidade Curricular
Toda a matéria é constituída por átomos simples ou em associações mais ou menos estruturadas. A Física Atómica é uma disciplina fundamental para a compreensão do comportamento da matéria nos seus vários estados físicos. O Plasma é o estado em que se encontra cerca de 99 % da matéria visível que compõe o nosso Universo e em determinadas condições laboratoriais controladas é possível fazer a sua manipulação e encontrar aplicações industriais. A Física de Plasmas é uma área de estudos multidisciplinar pois exige o recurso sistemático a conhecimentos de outras áreas científicas (vide precedências recomendadas). Neste curso pretende-se fornecer os fundamentos teóricos e as ferramentas matemáticas para estudar os átomos, os processos atómicos e as suas interacção com campos locais e externos. Dado o carácter interdisciplinar desta unidade curricular, os alunos terão uma oportunidade única de trabalhar em conjunto vários ramos da Física de uma forma orgânica e consistente.
Pré-requisitos
- Eletromagnetismo (34712)
- Termodinâmica e Teoria Cinética (34723)
- Ondas e Ótica (34728)
- Mecânica Quântica (34731)
Conteúdos
Átomos com um electrão. Átomos multielectrónicos. Espectros e espectroscopia atómica de emissão e de absorção. Acção de campos eléctricos e magnéticos externos. Função distribuição de Maxwell, a equação de Saha, a equação de Boltzmann e a função de Planck. Equilíbrio termodinâmico e equilíbrio termodinâmico local (LTE). Modos de confinamento das partículas com carga eléctrica. Modelos utilizados para estudar os meios ionizados. Geração e propagação de ondas nos meios ionizados.
Descrição detalhada dos conteúdos programáticos
Componente Teórica
Física Atómica
1. Espectros atómicos e modelo de Bohr.
2. Átomos com um electrão: equação de Schrödinger, momento angular, funções de onda radiais, densidade de probabilidade, estrutura fina, experiência de Lamb e Retherford, estrutura hiperfina e desvios isotópicos, átomos muónicos.
3. Espectros de alcalinos: levantamento da degenerescência orbital, radiação X, espectroscopia de fotoelectrões, radiação de sincrotrão.
4. Átomos multielectrónicos: sistemas de partículas idênticas, aproximaçao do campo central, antisimetria da função de onda, acoplamentos LS e jj.
5. Acção de campos magnéticos externos: efeito de Zeeman, efeito de Paschen-Back, ressonância de Spin do electrão, termo quadrático da energia electromagnética.
Física de Plasmas
1. Definição de plasma: caracterização qualitativa e matemática, modelos utilizados para estudar os plasmas, tipos de plasmas e como se obtêm, tipos de confinamento.
2. A função distribuição de Maxwell, a equação de Saha, a equação de Boltzmann e a função de Planck. Equilíbrio termodinâmico e equilíbrio termodinâmico local (LTE). Revisão dos conceitos de Temperatura e Calor.
3. Movimento de uma partícula em campos eléctricos e magnéticos: constantes e uniformes e em campos variáveis no tempo, efeitos de anisotropia e curvatura dos campos, introdução do conceito de centro guia, introdução do conceito de velocidade de deriva: deriva EXB, deriva gravitacional, deriva de gradiente, deriva de curvatura, deriva toroidal e deriva de polarização.
4. Confinamento magnético linear: os espelhos magnéticos e as cinturas de Van Allen. Confinamento magnético toroidal: o Tokamak e o Stellarator.
5. Estudo/descrição do Plasma como um fluido. As equações de continuidade, momento e conservação de energia. As equações de Maxwell e a Lei de Ohm Generalizada. Aproximação MHD e MHD ideal - condições. O confinamento magnético revisitado. O Efeito Pinch e as instabilidades causadas pelas anisotropias do campo magnético: sausage e kink (breve referência).
6. Estudo/modelização do plasma com base na teoria cinética. O espaço das fases. A equação de Liouville, a equação de Fokker-Planck e a equação de Vlasov. A hierarquia BBGKY. Descrição microscópica e macroscópica do plasma: truncagem da hierarquia BBGKY e a média estatística das variáveis microscópicas (statistical averaging).
7. Geração e propagação de ondas em plasmas.
Componente Teórica-Prática
Resolução de exercícios de aplicação para cada item supracitado.
Componente Prática
A Física Atómica não tem.
A Física de Plasmas terá uma componente laboratorial mas de carácter demonstrativo.
Bibliografia
Recomendada
B. H. Bransden e C. J. Joachain, Physics of Atoms and Molecules, 1983.
H. Haken e H. C. Wolf, Atomic and Quantum Physics, 1988.
M. Weissbluth, Molecular Vibrations, Atoms and Molecules, 1978, Ed. Bright Wilson, 1980.
Introdução à Física Atómica e Nuclear (Vol. 1), L. Salgueiro e J. Gomes Ferreira, Escolar Ed., 1970
Handbook of X-Ray Data, G. Zschornack, Springer, 2007
Introduction to Plasma Physics and Controlled Fusion (Vol. 1), Francis F. Chen, Plenum Press ed., 1984
Plasma Physics: an Introduction to Laboratory, Space and Fusion Plasmas, A. Piel, Springer ed., 2010
Transport Processes in Plasmas (Vol.1) - Classical Transport, R. Balescu, North-Holland ed., 1988
Introduction to Plasma Theory, Dwight R. Nicholson, John Wiley & Sons ed., 1983
Outros elementos de estudo
Resumos e Apontamentos fornecidos nas aulas.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas e aulas teorico-práticas
Métodos de Avaliação
Um trabalho escrito de 15 páginas (máx.) com apresentação oral de 15 min (30 %).
Exame final escrito (70 %).
Língua de ensino
Português e Inglês