Astrofísica Extra-Galáctica: Formação e Evolução de Galáxias

Departamento: Física
Carga horária: T: 2:00 h; TP: 2:00 h;
Área Científica: Física;

Oferecer uma visão abrangente do Universo a larga escala, discutindo o estudo das galáxias, a sua formação e evolução ao longo da história do Universo. Particular atenção será dada às indicações fornecidas por observações astronómicas a multi-comprimentos de onda, o estado do conhecimento actual e os desafios para a investigação futura.

• Astronomia (34736)
  • Astrofísica (34740)

1. A Via Láctea.

2. Galáxias normais e galáxias activas.

3.Medição de distâncias cosmológicas e a Estrutura de Larga Escala do Universo.

4. Modos de evolução de galáxias.

5. Seleção e estudo de galáxias distantes.

6. Modelos de formação de galáxias.

1. A Galáxia: estrutura, dimensões e componentes.

2. Galáxias “normais”. O Grupo Local. Morfologia e Diagrama de Hubble. Diagramas cor-magnitude e o plano fundamental, matéria escura, formação estelar.

3. Determinação de distâncias cosmológicas e a Lei de Hubble.

4. Galáxias Activas: classificação e esquemas de unificação. O buraco negro central.

5. Outras galáxias activas – a formação estelar explosiva. Taxas de Formação Estelar em galáxias.

6. Estrutura de Larga Escala. Funções de Luminosidade de galáxias. Levantamentos e Evolução.

7. Galáxias distantes: selecção e caracterização.

8. Modelos de formação e evolução de galáxias.

Componente Teórica-Prática

As aulas teórica-práticas complementam as aulas teóricas através de exemplos e resolução de exercícios sobre a matéria dada e promovendo a discussão de artigos de investigação selecionados.

Componente Prática

N/A

"Galaxies in the Universe: an Introduction", L.S. Sparke & J. Gallagher, III. Cambridge University Press, 2000.

"Galaxies and Cosmology", F. Combes, P. Boisseé, A. Mazue, A. Blanchard., Springer, 2002.

"An Introduction to Modern Astrophysics", Bradley W. Carroll, and Dale A. Ostlie, 2nd Edition, Addison-Wesley, 2006.

The Astrophysics Data System (ADS) and the arXiv as repositories for current publications in Astrophysics.

Aulas teóricas, dedicadas à apresentação da matéria. Aulas teórico-práticas, onde os conceitos são aprofundados e discutidos, recorrendo à resolução de exercícios e à discussão de artigos científicos relevantes.

Resolução de problemas e realização de trabalhos; exame final.

Português e Inglês