História das Ciências e da Tecnologia em Portugal
Ano Letivo: 2015/16
Departamento: História e Filosofia das Ciências
Carga horária:
Área Científica: História das Ciências;
Objetivos da Unidade Curricular
Introdução ao estudo da história do desenvolvimento científico e tecnológico em Portugal, desde o período medieval até inícios do século XIX. Tomada de conhecimento com as principais tendências historiográficas, as mais importantes polémicas, bem como a bibliografia relevante.
Integração da história científica no decurso geral da história política e económica do país, analisando em particular as intersecções com a história cultural e a história educativa.
Conhecimento dos principais fundos arquivísticos e principais colecções de instrumentos do país, bem como familiarização com as metodologias adequadas para o trabalho com esses materiais.
Pré-requisitos
Sem pré-requisitosConteúdos
Introdução ao estudo da história do desenvolvimento científico e tecnológico em Portugal, desde o período medieval até inícios do século XIX. Tomada de conhecimento com as principais tendências historiográficas, as mais importantes polémicas, bem como a bibliografia relevante.Integração da história científica no decurso geral da história política e económica do país, analisando em particular as intersecções com a história cultural e a história educativa. Conhecimento dos principais fundos arquivísticos e principais colecções de instrumentos do país, bem como familiarização com as metodologias adequadas para o trabalho com esses materiais.
1. Preliminares: A Ciência em Portugal: o problema historiográfico; Historiadores e tendências historiográficas;
2. Primórdios: A universidade e o saber medieval
3. Saber científico e saberes populares
4. Náutica e Cosmografia
5. Institucionalização e Internacionalização da actividade científica
6. O Iluminismo: Ideias e instituições
7. O século XIX
Descrição detalhada dos conteúdos programáticos
Componente Teórica
Introdução ao estudo da história do desenvolvimento científico e tecnológico em Portugal, desde o período medieval até inícios do século XIX. Tomada de conhecimento com as principais tendências historiográficas, as mais importantes polémicas, bem como a bibliografia relevante. Integração da história científica no decurso geral da história política e económica do país, analisando em particular as intersecções com a história cultural e a história educativa. Conhecimento dos principais fundos arquivísticos e principais colecções de instrumentos do país, bem como familiarização com as metodologias adequadas para o trabalho com esses materiais.
1. Preliminares: A Ciência em Portugal: o problema historiográfico; Historiadores e tendências historiográficas;
2. Primórdios: A universidade e o saber medieval
3. Saber científico e saberes populares
4. Náutica e Cosmografia
5. Institucionalização e Internacionalização da actividade científica
6. O Iluminismo: Ideias e instituições
7. O século XIX
Componente Teórica-Prática
-
Componente Prática
Não se aplica.
Bibliografia
Recomendada
Rómulo de Carvalho, História do Ensino em Portugal desde a Fundação da Nacionalidade até ao fim do regime de Salazar-Caetano (Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1986; 2ª ed: 1996).
Luís de Albuquerque, Ciência e Experiência nos Descobrimentos Portugueses (Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1983).
Luís de Albuquerque, Introdução à História dos Descobrimentos Portugueses, 4ª ed. (Mem Martins: Publicações Europa-América, s/d).
Academia das Ciências de Lisboa, História e Desenvolvimento da Ciência em Portugal: I Colóquio--até ao século XX, 2 vols. (Lisboa: Academia das Ciências de Lisboa, 1986).
Joel Serrão (Dir.), Dicionário de História de Portugal, 6 Vols. (Lisboa: Iniciativas Editoriais, 1979).
Conceição Tavares e Henrique Leitão, Bibliografia da História da Ciência em Portugal, 2000-2004 (Lisboa: CHC-UL, 2006).
Outros elementos de estudo
Artigos a disponibilizar aos alunos
Métodos de Ensino
Exposição do docente + apresentações preparadas pelos alunos.
Métodos de Avaliação
Trabalho final.
Língua de ensino
Português