Oferta Formativa - Sinopse

História das Ciências e da Tecnologia em Portugal

Código: 431108
Ano Letivo: 2015/16
Departamento: História e Filosofia das Ciências
ECTS:
Carga horária: 
Área Científica: História das Ciências; 

Objetivos da Unidade Curricular

Introdução ao estudo da história do desenvolvimento científico e tecnológico em Portugal, desde o período medieval até inícios do século XIX. Tomada de conhecimento com as principais tendências historiográficas, as mais importantes polémicas, bem como a bibliografia relevante.

Integração da história científica no decurso geral da história política e económica do país, analisando em particular as intersecções com a história cultural e a história educativa.

Conhecimento dos principais fundos arquivísticos e principais colecções de instrumentos do país, bem como familiarização com as metodologias adequadas para o trabalho com esses materiais.


Pré-requisitos

Sem pré-requisitos

Conteúdos

Introdução ao estudo da história do desenvolvimento científico e tecnológico em Portugal, desde o período medieval até inícios do século XIX. Tomada de conhecimento com as principais tendências historiográficas, as mais importantes polémicas, bem como a bibliografia relevante.Integração da história científica no decurso geral da história política e económica do país, analisando em particular as intersecções com a história cultural e a história educativa. Conhecimento dos principais fundos arquivísticos e principais colecções de instrumentos do país, bem como familiarização com as metodologias adequadas para o trabalho com esses materiais.

1. Preliminares: A Ciência em Portugal: o problema historiográfico; Historiadores e tendências historiográficas;

2. Primórdios: A universidade e o saber medieval

3. Saber científico e saberes populares

4. Náutica e Cosmografia

5. Institucionalização e Internacionalização da actividade científica

6. O Iluminismo: Ideias e instituições

7. O século XIX

 

Descrição detalhada dos conteúdos programáticos

Componente Teórica

Introdução ao estudo da história do desenvolvimento científico e tecnológico em Portugal, desde o período medieval até inícios do século XIX. Tomada de conhecimento com as principais tendências historiográficas, as mais importantes polémicas, bem como a bibliografia relevante. Integração da história científica no decurso geral da história política e económica do país, analisando em particular as intersecções com a história cultural e a história educativa. Conhecimento dos principais fundos arquivísticos e principais colecções de instrumentos do país, bem como familiarização com as metodologias adequadas para o trabalho com esses materiais.

1. Preliminares: A Ciência em Portugal: o problema historiográfico; Historiadores e tendências historiográficas;

2. Primórdios: A universidade e o saber medieval

3. Saber científico e saberes populares

4. Náutica e Cosmografia

5. Institucionalização e Internacionalização da actividade científica 

6. O Iluminismo: Ideias e instituições

7. O século XIX

 

Componente Teórica-Prática

-

 

Componente Prática

Não se aplica.

 

Bibliografia

Recomendada

Rómulo de Carvalho, História do Ensino em Portugal desde a Fundação da Nacionalidade até ao fim do regime de Salazar-Caetano (Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1986; 2ª ed: 1996).

Luís de Albuquerque, Ciência e Experiência nos Descobrimentos Portugueses (Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa, 1983).

Luís de Albuquerque, Introdução à História dos Descobrimentos Portugueses, 4ª ed. (Mem Martins: Publicações Europa-América, s/d).

Academia das Ciências de Lisboa, História e Desenvolvimento da Ciência em Portugal: I Colóquio--até ao século XX, 2 vols. (Lisboa: Academia das Ciências de Lisboa, 1986).

Joel Serrão (Dir.), Dicionário de História de Portugal, 6 Vols. (Lisboa: Iniciativas Editoriais, 1979).

Conceição Tavares e Henrique Leitão, Bibliografia da História da Ciência em Portugal, 2000-2004 (Lisboa: CHC-UL, 2006).

 

Outros elementos de estudo

Artigos a disponibilizar aos alunos

 

Métodos de Ensino

Exposição do docente + apresentações preparadas pelos alunos.

 

Métodos de Avaliação

Trabalho final.

 

Língua de ensino

Português