Filosofia do Conhecimento Científico

Departamento: História e Filosofia das Ciências
Carga horária: T: 2:00 h; TP: 1:00 h; OT: 2:00 h;
Área Científica: Filosofia das Ciências;

• Inscrever o estudo do conhecimento científico no fenómeno geral do conhecimento.
• Compreender os principais problemas do conhecimento e o seu rebatimento no conhecimento científico.
• Discutir criticamente o projecto de Unidade da Ciência como tarefa cognitiva central da própria ciência.

Sem pré-requisitos

1. Introdução
2. Os Problemas Gnosiológicos da Constituição do Saber
3. Representação e Construção do Conhecimento Científico
4. O Problema da Unidade da Ciência.

1. Introdução
• Da teoria do conhecimento à filosofia do conhecimento científico
• Conhecimento e suas diferentes objectivações. Tradição, Ciência, Técnica e Tecnologia.

2. Os Problemas Gnosiológicos da Constituição do Saber
• Conhecimento e representação. Fundamentos ontológicos e antropológicos do conhecimento. Sujeito, objecto e representação.
• Os problemas do conhecimento e os seus diversos níveis: genético, metafísico e crítico. O problema da possibilidade do conhecimento como problema radical.
• Teorias da representação e seu rebatimento epistemológico. Representação, símbolo e presentificação. Antropologia, semiótica e teoria da consciência.

3. Representação e Construção do Conhecimento Científico
• Ciência e progresso do conhecimento. Dedução, indução e abdução. O problema do fundamento da indução. Observação e hipótese. Invenção e descoberta. Regularidades e explicação. Lei e teoria.
• Verdade, experiência e adequação. Compatibilidade, confirmação e refutabilidade. Verdade como consistência. Virtualidades e limites do formalismo.

4. O Problema da Unidade da Ciência
• Unidade das Ciência e interdisciplinaridade.
• Topologia e funcionalidade das diferentes instâncias de produção e circulação do conhecimento científico. Legitimação, divulgação e transmissão. Elementos histórico-culturais. Interacções e efeitos emergentes.
• Programas e níveis da Unidade da Ciência. Alguns programas exemplares. Unidade da linguagem, dos métodos e das leis e teorias.
• Figuras e configurações da Unidade da Ciência. Proximidades, articulações e assimetrias. A classificação como operador das figuras da Unidade da Ciência. Metáforas da Unidade da Ciência.

Não se aplica.

Componente Prática

5. Seminários.

Berkeley 1710 A Treatise Concerning the Principles of Human Knowledge trad.port. Coimbra:Atlantida,1958
Descartes
 1641 Méditations Philosophiques Paris: Garnier,1967, T.II
Hume 1739-40 A Treatise of Human Nature trad.port. Lisboa:Gulbenkian,2001
Husserl 1907 Die Idee der Phaenomenologie trad.port. Lisboa:ed.70,1986
Kant 1781 Kritik der reinen Vernunft, trad.port. Lisboa:Gulbenkian,1985
Kuhn
1962 The Structure of Scientific Revolutions Chicago:University of Chicago Press
Lakatos e Musgrave 1970 Criticism and the Growth of Knowledge trad.port., S. Paulo:Cultrix,1979
Leibniz Nouveaux Essais sur l’ Entendement, Hildesheim: Olms,1960, vol. V
Locke 1689 An Essay concerning Human Understanding, GlasgoW:William Collins,1964
Popper 1963 Conjectures and Refutations trad.port. Coimbra:Almedina,2003
Quine 1954 The Scope and Language of Science trad.port., Porto:Asa,1995
Quine 1981 Things and their Place in Theories trad.port. Porto:Asa,1995
Russell 1912 The problem of Philosophy Lisboa:Arm.Amado,1959

AndlerFagot-LargeaultSaint-Sernin 2002 Philosophie des Sciences trad.bras.Rio de Janeiro:Atlântida Edit,2005
Barberousse, Kistler, Ludwig 2000 La Philosophie des Sciences au XX siècle trad. port.Lisboa:Ed.Instituto Piaget,2001
BoydeGasper, Trout Eds 1992 The Philosophy of Science Cambridge/London: MIT Press
Dancy, Sosa, Eds 1992 A Companion to Epistemology Oxford:Blackwell
Gillies 1993 Philosophy of Science in the Twentieth Century Oxford/Cambridge:Blackwell
Lecourt Org. 1999 Dictionnaire dHistoire et Philosophie des Sciences Paris:Puf
Losee 1972 Historical Introduction to the Philosophy of Science Oxford:Oxford University Press
Pombo 2006 Unidade da Ciência. Programas, Figuras e Metáforas Lisboa:Ed.Duarte Reis
Wagner Org. 2002 Les Philosophes et la Science Paris:Gallimard

Exposição, comentário de textos, trabalho de seminário, apresentações dos alunos.

Trabalho de seminário (20%), apresentação oral (30%) e trabalho individual final (50%).

Português.