Arquiteturas de Sistemas Computacionais
Ano Letivo: 2015/16
Departamento: Informática
Carga horária: T: 2:00 h; TP: 3:00 h; OT: 1:00 h;
Área Científica: Informática;
Objetivos da Unidade Curricular
Pretende-se que o aluno adquira uma formação sólida e rigorosa em termos da arquitetura dos computadores actuais, no seu nível de hardware, e no modo como servem o software, obtendo no global a computação. Estudam-se diferentes plataformas de hardware e a estrutura das várias camadas funcionais de um sistema computacional, por exemplo: o sistema operativo e as aplicações.
Pré-requisitos
Sem pré-requisitosConteúdos
Arquitetura de sistemas computacionais.
Descrição detalhada dos conteúdos programáticos
Componente Teórica
Sistemas de numeração. Modelos computacionais e de máquina virtual. Organização e Arquitectura de Computadores. Processador, memória e dispositivos de entrada/saída. Microprocessadores CISC. Exemplo de microprocessador CISC. Visão integrada: máquina (PC), sistema operativo, programação (assembly, linguagem de alto nível). Geração e execução de programas. Organização de um programa em memória e pilha. Rudimentos dos mecanismos de suporte: memória virtual, protecção, interrupções, mudança de contexto. Processadores RISC. Arquitecturas de outros sistemas computacionais como estações de trabalho e sistemas embutidos.
Componente Teórica-Prática
Sistemas de Numeração. Utilização de Linux e introdução à consola. Linguagem Assembly (GNU Assembler) para Processadores 80x86. Programação em Linguagem Assembly. Utilização do Depurador Visual DDD. Interrupções e chamadas de sistema. Utilização de bibliotecas estáticas e dinâmicas.
Bibliografia
Recomendada
“Computer Architecture”, Compiled by José Rufino and Mário Calha, Pearson Custom Publishing, 2011, ISBN: 978-1-78263-422-1. Compiled from “Computer Systems: A Programmer's Perspective” Randal E. Bryant, David R. O'Hallaron, 2nd Edition, Pearson, 2011.
Outros elementos de estudo
Slides das Aulas Teóricas de ISC, Mário Calha, DI-FCUL, 2015.
Guião das Aulas Teórico-Práticas de ASC - Sistemas de Numeração (Colectânea de Fascículos - 3ª edição), M. Correia, A. Casimiro, M. Calha, J. Rufino, DI-FCUL, 2015.
Guião das Aulas Teórico-Práticas de ASC - Introdução ao Assembly (Colectânea de Fascículos - 3ª edição), M. Correia, A. Casimiro, M. Calha, J. Rufino, DI-FCUL, 2015.
Caderno de Exercícios de ISC (5ª edição), Teresa Chambel, Dulce Domingos, et.al, DI-FCUL, Outubro de 2005.
Métodos de Ensino
Aulas teóricas: exposição da matéria, complementada quando apropriado com outros elementos pedagógicos, como por exemplo, estudo de casos práticos e projecção de pequenos vídeos. Procura-se assim estimular o interesse entre os alunos e o debate em sala de aula.
Aulas teórico-práticas e de laboratório: realização de exercícios teórico-práticos e laboratoriais segundo um guião publicado antecipadamente. Utilização de métodos interativos baseados em simuladores arquiteturais.
Métodos de Avaliação
Exercicios de programação Assembly em laboratório. Testes parcelares ao longo do semestre. Exame final.
Língua de ensino
Português