Introdução à Inteligência Artificial
Ano Letivo: 2015/16
Departamento: Informática
Carga horária: T: 2:00 h; TP: 1:30 h; OT: 2:00 h;
Área Científica: Informática;
Objetivos da Unidade Curricular
Pretende-se que os alunos aprendam como as técnicas de inteligência artificial (IA) se situam, hoje em dia, na informática em geral com o objetivo de dota-la de mais importância e de suportar serviços inovadores e de valor acrescentado para os clientes das empresas. A IA é também um vetor de intervenção na resolução dos problemas complexos que absorvem as organizações.
Pré-requisitos
- Sistemas de Informação e Bases de Dados (26726)
- Desenvolvimento Centrado em Objetos (26727)
- Interfaces Pessoa-Máquina (26728)
Conteúdos
1. Introdução.
2. Ideias básicas: fundamentos.
3. Máquinas reativas: redes neuronais e algoritmos genéticos.
4. Resolução de problemas: representação e procura.
5. Métodos e técnicas para a representação e raciocínio.
6. Planeamento e decisão.
7. Jogos.
8. Aprendizagem: metáforas e paradigmas.
9. Sistemas baseados em conhecimento.
10. Sociedades de agentes.
11. Resultados, fronteiras e limites actuais.
Descrição detalhada dos conteúdos programáticos
Componente Teórica
Programação lógica, Prolog, representação do conhecimento, resolução de problemas, algoritmos de jogos, procura, raciocínio, planeamento, agente inteligentes.
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Componente Teórica-Prática
Estudo através de exercícios da representação, pesquisa, planeamento, jogos e agentes.
Componente Prática
Prática laboratotial em Prolog e Protégé.
Bibliografia
Recomendada
Livro Base:
BLACKBURN, P., BOS, J. E STRIEGNITZ, K. – Learn Prolog Now!, College Publications, Volume 7, 2006.
RUSSELL, S. e NORVIG, P. – Artificial Intelligence: a modern approach, Prentice-Hall, 1stedition, 1995; 2ndedition, paperback edition, 2003; 3rdedition, 2010.
Outros livros:
COELHO, H. – Inteligência Artificial em 25 lições, Fundação Calouste Gulbenkian, 1995.
COSTA, E. e SIMÕES, A. – Inteligência Artificial, Fundamentos e Aplicações, FCA, 2004; 2ª edição, 2008.
NILSSON, N. - Artificial Intelligence. a New Synthesis, Morgan Kaufmann, 1998.
Outros elementos de estudo
E. Costa e A. Simões, Inteligência Artificial, Fundamentos e Aplicações, FCA, 2004.
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Métodos de Ensino
Aulas teóricas, teórico-práticas e de laboratório. Sessões de discussão. Realização de uma competição (Concurso de programação, por exemplo de técnicas de procura) entre os grupos de alunos. Projecto final.
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Métodos de Avaliação
Avaliação contínua, projecto e exame.
Língua de ensino
Português.