Introdução à Matemática Aplicada
Ano Letivo: 2015/16
Departamento: Estatística e Investigação Operacional
Carga horária: T: 2:00 h; TP: 3:00 h; OT: 1:00 h;
Área Científica: Matemática; Estatística e Investigação Operacional;
Objetivos da Unidade Curricular
Esta disciplina pretende essencialmente explicar aos alunos a importância da Matemática em outros ramos do conhecimento, seja nas ciências ditas “duras” seja nas ciências sociais e humanas. A disciplina deve utilizar técnicas simples de Matemática na resolução de problemas reais, sem se preocupar com um alto grau de formalização e abstracção. A propósito destes problemas combinam-se a introdução de alguns conceitos de Matemática novos com a revisão de outros já dados no Ensino Secundário. Um dos objectivos da disciplina é dar uma panorâmica aos alunos sobre a formação que podem obter na Licenciatura em Matemática Aplicada.
Pré-requisitos
Sem pré-requisitosConteúdos
A disciplina está dividida em três partes: Matemática Aplicada à Biologia; Matemática Aplicada à Economia e Gestão; Matemática Aplicada à Informática. Cada uma destas partes apresenta um ou vários temas nestas áreas, que podem variar em cada ano e que se apoiam em conceitos e modelos matemáticos simples.
Descrição detalhada dos conteúdos programáticos
Componente Teórica
Componente Teórica-Prática
Complemento das aulas teóricas através da resolução de exercícios.
Bibliografia
Recomendada
Parte I
ALPUIM, T. “Introdução às Probabilidades”. Associação de Estudantes da FCUL.
CHUNG, K.L. and AITSAHLIA, F. “Elementary Probability Theory with Stochastic Processes and an Introduction to Mathematical Finance”. (4th edition). Springer-Verlag, 2003.
GONICK, L. and WOOLLCOTT, S. “The Cartoon Guide to Statistics”. HarperCollins Publishers, 1993.
JONES, S; VAN LOON, B. “Genética para principiantes”. D. Quixote, 1996.
Parte II
KRUGMAN, P., WELLS, R. and GRADDY, K. “Economics”. European edition, Worth publishers, 2006.
MOORE, D.S. and McCABE, G.P. “Introdution to the Practice of Statistics”. (5th edition). Freeman, 2006.
SAMUELSON, P. and NORDHAUS, W.D. “Economia”. 18ª edição, McGraw-Hill, 2005.
THIESSEN, H. “Measuring the Real World”. John Wiley, 1996.
Parte III
GROSS, B. & HARRIS, J. "The Magic of Numbers". Prentice-Hall, 2003.
FERREIRA, F. Manuscrito em preparação.
Outros elementos de estudo
Métodos de Ensino
Aulas teóricas e aulas teóricas-práticas.
Métodos de Avaliação
A avaliação é cumulativa e é constituída por três testes de 30m (efectuados nas aulas TP e após a última aula teórica de cada módulo) e pelo exame da época de avaliação final. Os testes somam 8 valores, cada um deles valendo entre 2 e 3 valores. Em princípio, os testes decorrem nas aulas teórico-práticas. O exame vale 12 valores.
Língua de ensino
Português