Técnicas Narrativas
Ano Letivo: 2015/16
Departamento: Universidade de Lisboa
Carga horária: TP: 4:30 h; OT: 4:00 h;
Área Científica: Arte Multimédia;
Objetivos da Unidade Curricular
A disciplina tem como objectivo geral dotar os alunos de instrumentos de criação, desenvolvimento e planificação de narrativas, explorando várias abordagens e linguagens que amplifiquem a base de referências para a realização de projectos com imagem fixas e em movimento.
> Reconhecer as diferenças e afinidades das várias linguagens e criar em consonância com as suas potencialidades narrativas.
> Desenvolver pequenas narrativas a partir de enunciados apresentados em aula, numa prática de procura e discussão colectivas.
> Experimentar informalmente várias abordagens à escrita para imagem e desenvolver universos criativos próprios.
> Explorar a escrita com preocupações eminentemente narrativas, plásticas e poéticas, tirando partido das relações não-competitivas entre o texto e a imagem.
> Criar, desenvolver e planificar um projecto que envolva texto e imagem para uma das áreas introduzidas na disciplina.
Pré-requisitos
Sem pré-requisitosConteúdos
I Escrita Potencial; II Imagem fixa: ilustração e fotografia; III Arte sequencial / banda desenhada; IV Imagem em movimento: cinema de animação e imagem animada; V Projecto.
Descrição detalhada dos conteúdos programáticos
Componente Teórica
I
Escrita Potencial
Constrangimentos enquanto factores desbloquedores da criação narrativa.
Convivência com materiais narrativos distintos. Criação de pequenas narrativas a partir de estímulos dados: tempo, tamanho e estruturas pré-definidas; pontos de partida e de chegada – imagens, sons, objectos, excertos de poemas e textos literários.
O movimento OuLiPo e os “Exercícios de estilo”.
Escrever para imagem e escrever com imagens.
II
Imagem fixa: ilustração e fotografia
Ideia, conceito e storyline.
Relações e percursos de leitura entre texto e imagem.
O tempo na imagem estática; unidade narrativa e unidade visual; noção de tempo interno da narrativa e de tempo de leitura.
Tipos de escrita e estruturas narrativas.
A palavra enquanto imagem: poesia tipográfica e desenho caligráfico.
Exploração da escrita orientada para a Ilustração e Fotografia.
III
Arte sequencial / banda desenhada
a) questões de linguagem
Noção de sequência, de unidade e lapso de tempo.
A ausência da palavra e as várias aparências do texto.
Narrativa linear, paralela, cruzada, multidireccional, circular.
Transições narrativas: momento a momento, acção a acção, cena a cena, assunto a assunto, detalhe a detalhe.
Gramática de planos na BD.
b) argumento na BD
Storyline e premissa dramática.
Sinopse.
Estrutura dramática da narrativa, ritmo e conflito.
Caracterização de personagens e ambientes.
Guião, diálogos e planificação.
IV
Imagem em movimento: cinema de animação e imagem animada
Cinema de animação e cinema fotográfico: principais diferenças na criação narrativa.
O pré-cinema.
Exploração dos recursos específicos do cinema de animação de desenho: uma gramática do movimento.
O desenho, a imagem de síntese e o multimédia.
Ritmo, composição, emotividade e carga dramática.
Sequência, movimento e ponto de vista na narrativa.
Percursos, mapas e planificações de narrativas abertas.
Storyline, sinopse e guião para a imagem animada.
V
Projecto
Escrita, desenvolvimento e planificação de um argumento para texto e imagem (fotografia, ilustração, BD, imagem animada ou multimédia). A fase inicial do projecto será orientada segundo a metodologia posta em prática ao longo do semestre: escrita de storyline e sinopse; criação de uma estrutura narrativa; e discussão pontual alargada/colectiva das várias fases do argumento. Os alunos podem optar por parcerias criativas para o desenvolvimento, planificação e concretização do seu projecto.
Bibliografia
Recomendada
O’NEILL, Alexandre, Poesias Completas, Lisboa, Assírio & Alvim, 2005
OUBAPO, Ouvroir de Bande Dessinée Pontentielle (colectivo), Paris, L’Association, OuPus1/1997, OuPus2/2000, OuPus3/2003
PEETERS, Benoît, Lire la Bande Dessiné, Paris, Casterman, 2002
PEREC, George, A Vida: Modo de Usar, Lisboa, Presença, 1989
PEYRÉ, Yves, Peinture et Poésie, Le dialogue par le livre, Paris, França, Gallimard, 2001
PILLING, Jayne, A Reader in Animation Studies, Sydney, John Libbey, 1997
QUENEAU, Raymond, Exercícios de Estilo, Lisboa, Edições Colibri, 2000
RIESER, Martin, ZAPP, Andrea (ed.), New Screen Media, Cinema/Art/Narrative, Londres, British Film Institute, 2004
SEBALD, W. G., Os Emigrantes, Lisboa, Teorema, 2005
SICARD, Monique, A Fábrica do Olhar, Imagens de ciência e aparelhos de visão (séculos XV-XX), Lisboa, Edições 70, 2006
SONTAG, Susan, On Photography, Londres, Penguin Books, 2002
(1ª ed.: para Penguin Books 1979)
SONTAG, Susan, Regarding the Pain of Others, Londres, Penguin Books, 2004
Outros elementos de estudo
SOUSA, Carlos Mendes de, RIBEIRO, Eunice (ed.), Antologia da Poesia Experimental Portuguesa, Anos 60/Anos 80, Coimbra, Angelus Novus, 2004
TUFTE, Edward R., Envisioning Information, Cheshire, Graphics Press, 2001
WARD, Paul, “Animation and documentary representation” in Documentary, The margins of reality, Londres, Ed. Wallflower, pp. 82-99
WELLS, Paul, Scriptwriting, AVA Publishing, 2007
WIENRICHTER, Antonio (coord), La Forma que Piensa. Tentativas en Torno al Cine-Ensayo, Col. Punto de Vista, Pamplona, Ed. Gobierno de Navarra, 2007
WOOLMAN, Matt, BELLANTONI, Jeff, Moving Type, Designing for time and space, Crans-Près-Céligny, Rotovision, 2000
ZALI, Anne (ed.), L’Aventure des Écritures, La page, Bibliothéque Nacionale de France, 1999
FILMOGRAFIA:
ANTONIONI, Michelangelo, 1962, L’Eclisse
BLACKTON, Stuart, 1900, Humorous Phases of Funny Faces
COHL, Émile, 1908, L’Hotel du Silence
COPPOLA, Sofia, 2003, Lost in Translation
COURNOYER, Michèle, 2000, Le Chapeau
HODGSON, Jonathan, 1999, The Man with the Beautiful Eyes
DE WIT, Michael Dudok, 2000, Father and Daughter
DRIESSEN, Paul, 1995, The End of The World in 4 seasons
DVORTSEVOY, Serguei, 2004, In the Dark
EPSTEIN, Jean, 1928, La Tempestaire
ERICE, Victor, 2002, Lifeline
ERICE, Victor, 1973, El Espíritu de la Colmena
FILIPPOVA, Svetlana, 2007, Three Love Stories
FRANK, Herz, 1978, 10 Minutes Older
GOMES, Miguel, 2007, Aquele Querido Mês de Agosto
HERZOG, Werner, 2004, The White Diamond
HERZOG, Werner, 1977, La Soufrière
IVENS, Joris, 1988, A Tale of the Wind
JARMUSCH, Jim, 1984, Stranger Than Paradise
KAUFMAN, Charlie, 2008, Synecdoche, New York
KENTRIDGE, William, 1991, Sobriety, Obesity and Growing Old
KIAROSTAMI, Abbas, 1997, O Sabor da Cereja
KIESLOWSKI, Krzysztof, 1994, Red
LEAF, Caroline, 1976, The Street
LÉGER, Fernand, 1929, Ballet Mécanique
LEIGH, Mike, 1993, Naked
LYE, Len, 1958, Free Radicals
LINKLATER, Richard, 2001, Waking Life
LUKOWSKI, Xavier, 2005, Un Pont Sur la Drina
LUMIÈRE, Louis, 1895, La Sortie des Usines,
MARKER, Chris, 1962, La Jetée
MARKER, Chris, RESNAIS, Alain, 1953, Les Statues Meurent Aussi
MASSI, Simone, 2006, La Memoire des Chiens
MCCAY, Winsor, 1911, Little Nemo
MCLAREN, Norman, 1955, Blinkity Blank
MÉLIÈS, Georges, 1903, The Infernal Cakewalk
ODELL, Jonas, 2006, Never Like the First Time
PAVLÁTOVÁ, Michaela, 1995, Repète
PACCOU, Marie, 1997, Un Jour
PATURLE, Jeanne, ROUSSET, Cécile, Je Suis Une Voix
POLANSKI, Roman, 1956, Deux Hommes et une Armoire
ROSENBLATT, Jay, 2005, Phantom Limb
ROUCH, Jean, 1958, Moi un Noir
RUIVO, André, 2008, Januário e a Guerra
SCHWIZGEBEL, Georges, 1998, Fugue
SCHWIZGEBEL, Georges, 2004, L’Homme sans Ombre
SOKUROV, Aleksandr, 1995, Spiritual Voices
SOKUROV, Aleksandr, 2001, Elegy of a Voyage
SUTHERLAND, Malcom, 2005, Bird Calls
SVANKMAJER, Jan, 1982, Dimensions of Dialogue
VAN DER KEUKEN, Johan, 1966, Herman Slobbe/Blind Child
VAN SANT, Gus, 2003, Elephant
WRAKE, Run, 2005, Rabbit
WIDRICH, Virgil, 2003, Fast Film
YON, David, 2009, Les Oiseaux D’Arabie – Fragments D’une Correspondance
ZEPE, 2006, Stuart
Métodos de Ensino
Trabalho e avaliação em continuidade é a base da avaliação.
Aulas com exposições orais e com um enunciado/proposta de trabalho, a desenvolver no decorrer da aula.
São disponibilizados textos e imagens para apoio dos exercícios. Aos alunos podem ser solicitadas pesquisas de material complementar.
Sempre que se justifique, convidar-se-ão artistas e profissionais de reconhecido mérito nas diferentes áreas.
Métodos de Avaliação
A avaliação inclui os três regimes : avaliação contínua, avaliação periódica e avaliação final.
>avaliação contínua: assiduidade, participação e resolução dos exercícios em aula.
> avaliação periódica: ao longo do semestre; apresentação de uma proposta de Projecto.
> avaliação final : discussão dos trabalhos realizados ao longo do semestre, com especial incidência na apresentação do Projecto final.
Língua de ensino
Português.