Oferta Formativa - Sinopse

Técnicas Narrativas

Código: 10052
Ano Letivo: 2015/16
Departamento: Universidade de Lisboa
ECTS: 6
Carga horária: TP: 4:30 h; OT: 4:00 h;
Área Científica: Arte Multimédia; 

Objetivos da Unidade Curricular

A disciplina tem como objectivo geral dotar os alunos de instrumentos de criação, desenvolvimento e planificação de narrativas, explorando várias abordagens e linguagens que amplifiquem a base de referências para a realização de projectos com imagem fixas e em movimento. 
> Reconhecer as diferenças e afinidades das várias linguagens e criar em consonância com as suas potencialidades narrativas.
> Desenvolver pequenas narrativas a partir de enunciados apresentados em aula, numa prática de procura e discussão colectivas.
> Experimentar informalmente várias abordagens à escrita para imagem e desenvolver universos criativos próprios.
> Explorar a escrita com preocupações eminentemente narrativas, plásticas e poéticas, tirando partido das relações não-competitivas entre o texto e a imagem.
> Criar, desenvolver e planificar um projecto que envolva texto e imagem para uma das áreas introduzidas na disciplina.


Pré-requisitos

Sem pré-requisitos

Conteúdos

I  Escrita Potencial; II Imagem fixa: ilustração e fotografia; III Arte sequencial / banda desenhada; IV Imagem em movimento: cinema de animação e imagem animada; V Projecto.

 

Descrição detalhada dos conteúdos programáticos

Componente Teórica

I
Escrita Potencial
Constrangimentos enquanto factores desbloquedores da criação narrativa.
Convivência com materiais narrativos distintos. Criação de pequenas narrativas a partir de estímulos dados: tempo, tamanho e estruturas pré-definidas; pontos de partida e de chegada – imagens, sons, objectos, excertos de poemas e textos literários.
O movimento OuLiPo e os “Exercícios de estilo”.
Escrever para imagem e escrever com imagens.

II
Imagem fixa: ilustração e fotografia
Ideia, conceito e storyline.
Relações e percursos de leitura entre texto e imagem.
O tempo na imagem estática; unidade narrativa e unidade visual; noção de tempo interno da narrativa e de tempo de leitura.
Tipos de escrita e estruturas narrativas.
A palavra enquanto imagem: poesia tipográfica e desenho caligráfico.
Exploração da escrita orientada para a Ilustração e Fotografia.

III
Arte sequencial / banda desenhada
a) questões de linguagem
Noção de sequência, de unidade e lapso de tempo.
A ausência da palavra e as várias aparências do texto.
Narrativa linear, paralela, cruzada, multidireccional, circular.
Transições narrativas: momento a momento, acção a acção, cena a cena, assunto a assunto, detalhe a detalhe.
Gramática de planos na BD.
b) argumento na BD
Storyline e premissa dramática.
Sinopse.
Estrutura dramática da narrativa, ritmo e conflito.
Caracterização de personagens e ambientes.
Guião, diálogos e planificação.

IV
Imagem em movimento: cinema de animação e imagem animada
Cinema de animação e cinema fotográfico: principais diferenças na criação narrativa. 
O pré-cinema.
Exploração dos recursos específicos do cinema de animação de desenho: uma gramática do movimento.
O desenho, a imagem de síntese e o multimédia.
Ritmo, composição, emotividade e carga dramática.
Sequência, movimento e ponto de vista na narrativa.
Percursos, mapas e planificações de narrativas abertas.
Storyline, sinopse e guião para a imagem animada.

V
Projecto
Escrita, desenvolvimento e planificação de um argumento para texto e imagem (fotografia, ilustração, BD, imagem animada ou multimédia). A fase inicial do projecto será orientada segundo a metodologia posta em prática ao longo do semestre: escrita de storyline e sinopse; criação de uma estrutura narrativa; e discussão pontual alargada/colectiva das várias fases do argumento. Os alunos podem optar por parcerias criativas para o desenvolvimento, planificação e concretização do seu projecto.

 

Bibliografia

Recomendada

O’NEILL, Alexandre, Poesias Completas, Lisboa, Assírio & Alvim, 2005

OUBAPO, Ouvroir de Bande Dessinée Pontentielle (colectivo), Paris, L’Association, OuPus1/1997, OuPus2/2000, OuPus3/2003

PEETERS, Benoît, Lire la Bande Dessiné, Paris, Casterman, 2002

PEREC, George, A Vida: Modo de Usar, Lisboa, Presença, 1989

PEYRÉ, Yves, Peinture et Poésie, Le dialogue par le livre, Paris, França, Gallimard, 2001

PILLING, Jayne, A Reader in Animation Studies, Sydney, John Libbey, 1997

QUENEAU, Raymond, Exercícios de Estilo, Lisboa, Edições Colibri, 2000

RIESER, Martin, ZAPP, Andrea (ed.), New Screen Media, Cinema/Art/Narrative, Londres, British Film Institute, 2004

SEBALD, W. G., Os Emigrantes, Lisboa, Teorema, 2005

SICARD, Monique, A Fábrica do Olhar, Imagens de ciência e aparelhos de visão (séculos XV-XX), Lisboa, Edições 70, 2006

SONTAG, Susan, On Photography, Londres, Penguin Books, 2002
(1ª ed.: para Penguin Books 1979)

SONTAG, Susan, Regarding the Pain of Others, Londres, Penguin Books, 2004



 

Outros elementos de estudo

SOUSA, Carlos Mendes de, RIBEIRO, Eunice (ed.), Antologia da Poesia Experimental Portuguesa, Anos 60/Anos 80, Coimbra, Angelus Novus, 2004

TUFTE, Edward R., Envisioning Information, Cheshire, Graphics Press, 2001

WARD, Paul, “Animation and documentary representation” in Documentary, The margins of reality, Londres, Ed. Wallflower, pp. 82-99

WELLS, Paul, Scriptwriting, AVA Publishing, 2007

WIENRICHTER, Antonio (coord), La Forma que Piensa. Tentativas en Torno al Cine-Ensayo, Col. Punto de Vista, Pamplona, Ed. Gobierno de Navarra, 2007

WOOLMAN, Matt, BELLANTONI, Jeff, Moving Type, Designing for time and space, Crans-Près-Céligny, Rotovision, 2000

ZALI, Anne (ed.), L’Aventure des Écritures, La page, Bibliothéque Nacionale de France, 1999

FILMOGRAFIA:

ANTONIONI, Michelangelo, 1962, L’Eclisse

BLACKTON, Stuart, 1900, Humorous Phases of Funny Faces

COHL, Émile, 1908, L’Hotel du Silence

COPPOLA, Sofia, 2003, Lost in Translation

COURNOYER, Michèle, 2000, Le Chapeau

HODGSON, Jonathan, 1999, The Man with the Beautiful Eyes

DE WIT, Michael Dudok, 2000, Father and Daughter

DRIESSEN, Paul, 1995, The End of The World in 4 seasons

DVORTSEVOY, Serguei, 2004, In the Dark

EPSTEIN, Jean, 1928, La Tempestaire

ERICE, Victor, 2002, Lifeline

ERICE, Victor, 1973, El Espíritu de la Colmena

FILIPPOVA, Svetlana, 2007, Three Love Stories

FRANK, Herz, 1978, 10 Minutes Older

GOMES, Miguel, 2007, Aquele Querido Mês de Agosto

HERZOG, Werner, 2004, The White Diamond

HERZOG, Werner, 1977, La Soufrière

IVENS, Joris, 1988, A Tale of the Wind

JARMUSCH, Jim, 1984, Stranger Than Paradise

KAUFMAN, Charlie, 2008, Synecdoche, New York

KENTRIDGE, William, 1991, Sobriety, Obesity and Growing Old

KIAROSTAMI, Abbas, 1997, O Sabor da Cereja

KIESLOWSKI, Krzysztof, 1994, Red

LEAF, Caroline, 1976, The Street

LÉGER, Fernand, 1929, Ballet Mécanique

LEIGH, Mike, 1993, Naked

LYE, Len, 1958, Free Radicals

LINKLATER, Richard, 2001, Waking Life

LUKOWSKI, Xavier, 2005, Un Pont Sur la Drina

LUMIÈRE, Louis, 1895, La Sortie des Usines,

MARKER, Chris, 1962, La Jetée

MARKER, Chris, RESNAIS, Alain, 1953, Les Statues Meurent Aussi

MASSI, Simone, 2006, La Memoire des Chiens

MCCAY, Winsor, 1911, Little Nemo
MCLAREN, Norman, 1955, Blinkity Blank
MÉLIÈS, Georges, 1903, The Infernal Cakewalk

ODELL, Jonas, 2006, Never Like the First Time

PAVLÁTOVÁ, Michaela, 1995, Repète

PACCOU, Marie, 1997, Un Jour

PATURLE, Jeanne, ROUSSET, Cécile, Je Suis Une Voix

POLANSKI, Roman, 1956, Deux Hommes et une Armoire

ROSENBLATT, Jay, 2005, Phantom Limb

ROUCH, Jean, 1958, Moi un Noir

RUIVO, André, 2008, Januário e a Guerra

SCHWIZGEBEL, Georges, 1998, Fugue

SCHWIZGEBEL, Georges, 2004, L’Homme sans Ombre

SOKUROV, Aleksandr, 1995, Spiritual Voices

SOKUROV, Aleksandr, 2001, Elegy of a Voyage

SUTHERLAND, Malcom, 2005, Bird Calls

SVANKMAJER, Jan, 1982, Dimensions of Dialogue

VAN DER KEUKEN, Johan, 1966, Herman Slobbe/Blind Child

VAN SANT, Gus, 2003, Elephant

WRAKE, Run, 2005, Rabbit

WIDRICH, Virgil, 2003, Fast Film

YON, David, 2009, Les Oiseaux D’Arabie – Fragments D’une Correspondance

ZEPE, 2006, Stuart

 

Métodos de Ensino

Trabalho e avaliação em continuidade é a base da avaliação.
Aulas com exposições orais  e com um enunciado/proposta de trabalho, a desenvolver no decorrer da aula.
São disponibilizados textos e imagens para apoio dos exercícios. Aos alunos podem ser solicitadas pesquisas de material complementar. 
Sempre que se justifique, convidar-se-ão artistas e profissionais de reconhecido mérito nas diferentes áreas.

 

Métodos de Avaliação

A avaliação inclui os três regimes : avaliação contínua, avaliação periódica e avaliação final.
>avaliação contínua: assiduidade, participação e resolução dos exercícios em aula.

> avaliação periódica: ao longo do semestre; apresentação de uma proposta de Projecto.
> avaliação final : discussão dos trabalhos realizados ao longo do semestre, com especial incidência na apresentação do Projecto final.

 

Língua de ensino

Português.