Por Diana Almeida Tavares [orientadores: Helena Mouriño (DEIO-FCUL) e Carlos Martín Saborido, Universidad Francisco de Vitoria, Madrid, Espanha].
Abstract: O objetivo principal do projeto é o estudo da relação custo-efetividade da vacinação contra a gripe em Portugal e suas regiões NUTS 2. Pretende-se, assim, utilizar o modelo INFLUFV construído para Espanha e suas Comunidades Autónomas, de forma a estimar o impacto orçamental, segundo as características da população.
Como base do modelo estão as árvores de decisão, que permitirão estimar os custos totais e a carga da doença (através de Quality-adjusted life year, QALY) para cada ramo. Posteriormente, serão realizadas análises de sensibilidade para avaliar a robustez do mesmo. Assim, proceder-se-á à análise do impacto da variação de cada um dos parâmetros do modelo, dentro de um Intervalo de Confiança pré-definido, na relação de custo efetividade incremental (ICER, Incremental cost-effectiveness ratio). Por outro lado, a análise probabilística permitirá avaliar a incerteza dos parâmetros do modelo e o seu impacto no resultado final.