Seminário Ciência e Império

Andrade Corvo e a construção da identidade nacional de Portugal através de políticas coloniais

Sala 8.2.13, FCUL, Lisboa

Este seminário destina-se à apresentação de trabalhos em curso sobre as inter-relações entre conhecimento científico, tecnologia e formações imperiais. O seminário convoca historiadores, antropólogos e cientistas sociais em geral para uma reflexão conjunta e interdisciplinar sobre a ciência e o fenómeno colonial.

Realiza-se nas segundas quartas-feiras de cada mês, das 12h30 às 13h30, alternadamente na Faculdade de Ciências e no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

As sessões são abertas à comunidade académica e não académica, apelando à participação de investigadores nacionais e estrangeiros, de diferentes instituições.

Resumo: Esta apresentação tem por objetivo discutir o papel político atribuído a João de Andrade Corvo (1824-1890) pela historiografia, na sua relação com a definição de políticas coloniais portuguesas, no período entre 1870 e 1890. Tal Como outros homens de Ciência portugueses (António Augusto de Aguiar, José Júlio de Bettencourt Rodrigues, Barbosa du Bocage. etc.), Andrade Corvo teve uma carreira política desempenhando cargos de relevo no contexto de governos da Monarquia Constitucional. Esta situação contrasta com a realidade de outros estados, onde homens de Ciência raramente conseguiram ter uma ação tão direta na política do seu pais.

A autoridade que Andrade Corvo adquiriu através dos seus estudos agronómicos, auxiliada pela sua proximidade a políticos importantes, sobretudo José Maria Grande, foram fundamentais para atingir cargos políticos de destaque. Apesar de não enfatizar inicialmente o potencial político e económico dos territórios ultramarinos portugueses, uma série de conflitos diplomáticos ocorridos entre as décadas de 1860 e 1870 levou-o a prestar mais atenção a estes assuntos, e a definir linhas concretas que permitissem assegurar a posse de territórios em África, símbolos de poder que reafirmavam a independência de uma pequena nação como Portugal numa Europa dominada por estados cada vez mais poderosos. Até, pelo menos, 1890, estas políticas imperialistas acabaram por ser mais importantes para a construção de uma identidade nacional do que para a obtenção de ganhos económicos. Corvo continuou a desempenhar um papel político importante depois de ser afastado de cargos governamentais em 1879, auxiliando Barbosa du Bocage a atingir a direção de ministérios de relevância para a definição de politicas coloniais, e a defender os interesses portugueses durante a "Corrida a Africa".

12h30
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
CIUHCT

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Itamar Oliveira (University of Birmingham).

Fotografias de Gonçalo M. Tavares e Carlos Tavares

Segundo debate do Ciclo de Debates “Pensar a Dois Tempos”, com curadoria de Gonçalo M. Tavares e tendo como convidado Carlos Tavares.

Fotografia aérea do Torreão do Pavilhão de Portugal

Na data em que se assinalam 27 anos da abertura da Expo’98, o Pavilhão de Portugal abre as portas do Torreão.

Pavilhão de Portugal

22 de maio - na data em que se assinalam 27 anos da abertura da Expo’98, o Pavilhão de Portugal abre as portas do Torreão.

Pintura abstrata azul e rosa

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Leonid Berlyand (Penn State University).

Technovation Girls Challenge Portugal - Final

A 24 de maio, CIÊNCIAS recebe 400 participantes para o evento final do Technovation Girls Challenge Portugal. O evento desafia mais de 100 jovens raparigas, dos 8 aos 18 anos a desenvolverem soluções tecnológicas para problemas reais das suas comunidades, incentivando-as a aprender sobre ideação, programação, comunicação e empreendedorismo.

Nos dias 24 e 25 de maio, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência celebra o Dia de África com diversas atividades gratuitas.

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Pier-Stefano Corasaniti (Observatoire de Paris-Meudon, France).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Hugo Terças (Departamento de Física do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa / Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa, Portugal).

Um programa estruturado que combina discussões em grupo, exploração de carreira e workshops informativos, com inscrições até 23 de maio.

Logótipo do EVM 2025

O objetivo é proporcionar a estudantes de todo o país - que estejam a concluir o 2.º ou 3.º ano de licenciaturas em Matemática, Física ou áreas afins - a oportunidade de participar num projeto de investigação com a duração de duas semanas - candidaturas até 28 de maio.

Seminário no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais, por Pierina Jocelyn Mendoza Yengle.

Uma oportunidade para fortalecer a cultura de segurança e bem-estar em CIÊNCIAS.

Cartaz do filme "O Melhor dos Mundos"

O filme "O Melhor dos Mundos” aborda as temáticas da sismicidade de Portugal e problemas inerentes à previsão sísmica. O filme é agora exibido numa sessão especial, organizada por CIÊNCIAS e promovida pela FCiências.ID - Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências e pelo Instituto Dom Luiz (IDL). Após a projeção do filme, realiza-se uma mesa redonda com quatro especialistas em Sismologia do Instituto Dom Luiz, que responderão a perguntas do público.

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Copilot Chat

Nesta sessão, serão exploradas as funcionalidades e benefícios do Microsoft 365 Copilot Chat de forma personalizada à comunidade académica de CIÊNCIAS.

Luís Saraiva (Ciências ULisboa) é o coordenador nacional do evento.

Comemoração do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos em CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Logótipo Mentimeter

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Neste curso ficarás a saber como te podes tornar um permacultor eficiente, produtivo e consciente! O curso está preparado para iniciantes na prática de permacultura.

Formação - Cultivar em Permacultura.

Pessoas a interagirem em frente a um computador portátil

As inscrições para a edição de 2025 da formação decorrem até às 17h do dia 23 de maio.

Curso destinado a estudantes de Mestrado e de Doutoramento, bem como a profissionais que desenvolvam investigação científica na área da saúde.

Páginas