Exposição

O Médico em África - A Outra Face da Medicina Portuguesa no Século XX

Sociedade de Geografia de Lisboa
CIUHCT / IELT / SGL

A medicina no espaço ultramarino assume-se como ferramenta do 3.º Império colonial português, competindo-lhe uma prática e expertise científica e técnica adaptada às condições de vida nas zonas tropicais, capaz de tornar colonizável um território inóspito e recheado de doenças avassaladoras para os europeus (PhilipCurtin, 1998).

No contexto da circulação de conhecimento no espaço ultramarino português, esta exposição propõe-se olhar para a utilização/apropriação/inovação dos territóriosimperiais (Kapil Raj, 2007), utilizando uma lente focada na história da medicina do século XX (Michael Worboys, 1993). Neste contexto procurar-se-á estabelecer uma narrativa que, centrada em espólios privados de médicos portugueses ao serviço do Estado português em África, permita estabelecer novas linhas historiográficas sobre a  medicina e a profissão médica aquém e além-mar, centradas em três grandes momentos da história do século XX: a Grande Guerra, a 2.ª Guerra Mundial e a Guerra colonial.

Os núcleos expositivos que integram esta mostra retratam cenas do quotidiano de um médico em África, revelando formações, vivências, dificuldades, conquistas, receios e angústias, num ambiente muito particular, onde lado a lado conviviam o exótico e o “estranho” ambiente natural e social com as tradições locais (David Arnold,1988), colocando à prova a eficácia do modelo da medicina ocidental e da comunidade médica na metrópole.

 

Horários

  • Colóquio de inaguração: 28 de outubro, com início às 09h30
  • Dias úteis: das 10h00 às 17h00
  • Dia 28 de outubro: das 10h30 às 18h00
  • Dia 29 de outubro: das 10h00 às 13h e das 14h00 às 17h00
  • Dia 01 de novembro: das 10h00 às 13h00
  • Dia 04 de novembro: das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia / IELT - Instituto de Estudos de Literatura e Tradição / SGL - Sociedade de Geografia de Lisboa
CIUHCT

Apresentação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do programa Estágios de Verão CEAUL - Sê Investigador.

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.