Conferência

A construção de um espaço para a zoologia: Barbosa du Bocage e a fundação do Museu Nacional de Lisboa

Sala 8.2.06, FCUL, Lisboa

Por Daniel Gamito-Marques.

Esta conferência tem por objetivo discutir as estratégias que permitiram construir um novo lugar para a zoologia em Portugal, a partir dos espaços físicos e institucionais ocupados pela Escola Politécnica de Lisboa. Graças à ação de José Vicente Barbosa du Bocage (1823–1907), a zoologia encontrou um novo lugar na Escola Politécnica, apesar de ocupar inicialmente uma posição pouco proeminente num estabelecimento de ensino predominantemente dedicado à formação de militares e engenheiros. Aproveitando a reconstrução e a ampliação do seu edifício, ocorrida após um grande incêndio que o destruíra na sua quase totalidade, em 1843, Bocage transferiu um museu de história natural anteriormente localizado na Academia das Ciências de Lisboa para a Escola Politécnica, o que lhe permitiu conquistar um lugar mais prestigioso para a zoologia. Ainda que não tenha recebido todo o apoio governamental que desejava para o desenvolvimento da Secção Zoológica do novo Museu Nacional de Lisboa, os colaboradores que Bocage recrutou em diversos pontos dos territórios continental e coloniais portugueses forneceram-lhe espécimes com os quais conseguiu expandir as coleções do Museu e estabelecer uma carreira de naturalista. A sua ligação à comunidade internacional de zoólogos foi fundamental para projetar a Secção Zoológica, e a sua importância será exemplificada pela análise da controvérsia que se gerou na sequência da publicação de um artigo científico sobre a descoberta de um espécime de Hyalonema ao largo da costa de Setúbal.


Sobre o orador: Daniel Gamito-Marques (n. 1986) é licenciado em Biologia Celular e Molecular, pela Universidade NOVA de Lisboa (UNL), e mestre em Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento, pela Universidade de Lisboa (UL). No âmbito da sua dissertação de mestrado, estudou a importância de sistemas de comunicação entre bactérias, no Instituto Gulbenkian de Ciência. É doutorado em História das Ciências pela UNL, com uma dissertação sobre o ensino e a investigação em zoologia e em botânica na Escola Politécnica de Lisboa (EPL), no contexto da qual analisou, entre outros temas, a fundação do museu de história natural e do jardim botânico da EPL, bem como alguns aspetos da receção de teorias evolucionistas no meio científico português, durante a segunda metade do séc. XIX. Desenvolveu um projeto de pós-doutoramento em Educação das Ciências, que consistiu na construção do website Imaginative Biology, no qual conceitos centrais da Biologia, como “evolução” e “gene”, são explicados segundo uma abordagem histórica. Presentemente, desenvolve investigação na área da Literatura e Ciência, no âmbito do projeto VISLIS, estudando obras literárias de autores portugueses influenciados pelo Realismo (Cesário Verde, Eça de Queirós), pelo Naturalismo (Alfredo Gális, Abel Botelho) e pelo Futurismo (Álvaro de Campos). Os seus principais interesses de investigação são a História das Ideias em Biologia, a Educação das Ciências e a Literatura e Ciência.

18h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
CIUHCT

Formação modular de 13 de abril a 11 de maio - produção em permacultura.

Atividade no âmbito da Semana sobre Espécies Invasoras: Portugal & Espanha 2024, assinalada pela SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia.

Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Novas vagas disponíveis para o Dia Aberto em Ciências!

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Título do programa e logótipos das entidades organizadoras, sobre fotografia do espaço

O programa decorre de 08 a 26 de julho, com candidaturas até 03 de junho.

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