Conferência

A construção de um espaço para a zoologia: Barbosa du Bocage e a fundação do Museu Nacional de Lisboa

Sala 8.2.06, FCUL, Lisboa

Por Daniel Gamito-Marques.

Esta conferência tem por objetivo discutir as estratégias que permitiram construir um novo lugar para a zoologia em Portugal, a partir dos espaços físicos e institucionais ocupados pela Escola Politécnica de Lisboa. Graças à ação de José Vicente Barbosa du Bocage (1823–1907), a zoologia encontrou um novo lugar na Escola Politécnica, apesar de ocupar inicialmente uma posição pouco proeminente num estabelecimento de ensino predominantemente dedicado à formação de militares e engenheiros. Aproveitando a reconstrução e a ampliação do seu edifício, ocorrida após um grande incêndio que o destruíra na sua quase totalidade, em 1843, Bocage transferiu um museu de história natural anteriormente localizado na Academia das Ciências de Lisboa para a Escola Politécnica, o que lhe permitiu conquistar um lugar mais prestigioso para a zoologia. Ainda que não tenha recebido todo o apoio governamental que desejava para o desenvolvimento da Secção Zoológica do novo Museu Nacional de Lisboa, os colaboradores que Bocage recrutou em diversos pontos dos territórios continental e coloniais portugueses forneceram-lhe espécimes com os quais conseguiu expandir as coleções do Museu e estabelecer uma carreira de naturalista. A sua ligação à comunidade internacional de zoólogos foi fundamental para projetar a Secção Zoológica, e a sua importância será exemplificada pela análise da controvérsia que se gerou na sequência da publicação de um artigo científico sobre a descoberta de um espécime de Hyalonema ao largo da costa de Setúbal.


Sobre o orador: Daniel Gamito-Marques (n. 1986) é licenciado em Biologia Celular e Molecular, pela Universidade NOVA de Lisboa (UNL), e mestre em Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento, pela Universidade de Lisboa (UL). No âmbito da sua dissertação de mestrado, estudou a importância de sistemas de comunicação entre bactérias, no Instituto Gulbenkian de Ciência. É doutorado em História das Ciências pela UNL, com uma dissertação sobre o ensino e a investigação em zoologia e em botânica na Escola Politécnica de Lisboa (EPL), no contexto da qual analisou, entre outros temas, a fundação do museu de história natural e do jardim botânico da EPL, bem como alguns aspetos da receção de teorias evolucionistas no meio científico português, durante a segunda metade do séc. XIX. Desenvolveu um projeto de pós-doutoramento em Educação das Ciências, que consistiu na construção do website Imaginative Biology, no qual conceitos centrais da Biologia, como “evolução” e “gene”, são explicados segundo uma abordagem histórica. Presentemente, desenvolve investigação na área da Literatura e Ciência, no âmbito do projeto VISLIS, estudando obras literárias de autores portugueses influenciados pelo Realismo (Cesário Verde, Eça de Queirós), pelo Naturalismo (Alfredo Gális, Abel Botelho) e pelo Futurismo (Álvaro de Campos). Os seus principais interesses de investigação são a História das Ideias em Biologia, a Educação das Ciências e a Literatura e Ciência.

18h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
CIUHCT

The aim of this event is to illustrate the importance of interdisciplinarity. To do so the meeting will bring together researchers from different areas who work in interdisciplinary fields within Ciências ULisboa

Seminário de Geometria e Física, por Tomás Inácio (FCUL, Universidade de Lisboa).

Cardume

Seminário Doutoral I (Doutoramento em Biologia), por Eduardo Miguel Onofre Feijão.

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por José Manuel Rebordão (FCUL - DF).

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por João Pedro Ramos (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada).

“Coroa de Flores” cósmica

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Federica Loiacono (INAF OAS Bologna, Italy).

Logótipo do LIP Summer Internship Program

Um programa destinado a estudantes de Física e Engenharia com interesse em investigação científica e tecnológica, com candidaturas até 15 de maio (nova data).

O Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa celebra a Noite Europeia dos Museus (17 de maio) e o Dia Internacional dos Museus (18 de maio). Nestes dias, os Museus abrem as portas e convidam os cidadãos a conhecer os seus acervos, coleções, exposições e atividades.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por João Amaral (Department of Physics and CICECO, University of Aveiro, Portugal).

Bodião-limpador "em ação"

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia), por Beatriz Palinhos Pereira.

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Wladimir Neves (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de peixe

The event aims to facilitate the exchange of information and knowledge among professionals to advance the understanding, collaboration and capabilities of aquaculture to respond to the impact of climate change in a rapidly changing global environment.

Composição do logótipo da ULisboa e de representação do rosto humano à base de relógios

22 de maio - dois dos doze finalistas da competição são alunos de CIÊNCIAS.

Pintura abstrata azul e rosa

Seminário de Análise e Equações Diferenciais, por Leonid Berlyand (Penn State University).

Seminário do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, por Pier-Stefano Corasaniti (Observatoire de Paris-Meudon, France).

Logótipo do EVM 2025

Candidaturas até 28 de maio.

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Logótipo Mentimeter

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Inscrições até 16 de maio! Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Neste curso ficarás a saber como te podes tornar um permacultor eficiente, produtivo e consciente! O curso está preparado para iniciantes na prática de permacultura.

Formação - Cultivar em Permacultura.

Pessoas a interagirem em frente a um computador portátil

As inscrições para a edição de 2025 da formação decorrem até às 17h do dia 23 de maio.

Químico a escrever fórmulas num quadro

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário do Grupo 510 (CCPFC/ACC-118288/22), com candidaturas até 18 de maio.

Curso destinado a estudantes de Mestrado e de Doutoramento, bem como a profissionais que desenvolvam investigação científica na área da saúde.

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