Conferência

A construção de um espaço para a zoologia: Barbosa du Bocage e a fundação do Museu Nacional de Lisboa

Sala 8.2.06, FCUL, Lisboa

Por Daniel Gamito-Marques.

Esta conferência tem por objetivo discutir as estratégias que permitiram construir um novo lugar para a zoologia em Portugal, a partir dos espaços físicos e institucionais ocupados pela Escola Politécnica de Lisboa. Graças à ação de José Vicente Barbosa du Bocage (1823–1907), a zoologia encontrou um novo lugar na Escola Politécnica, apesar de ocupar inicialmente uma posição pouco proeminente num estabelecimento de ensino predominantemente dedicado à formação de militares e engenheiros. Aproveitando a reconstrução e a ampliação do seu edifício, ocorrida após um grande incêndio que o destruíra na sua quase totalidade, em 1843, Bocage transferiu um museu de história natural anteriormente localizado na Academia das Ciências de Lisboa para a Escola Politécnica, o que lhe permitiu conquistar um lugar mais prestigioso para a zoologia. Ainda que não tenha recebido todo o apoio governamental que desejava para o desenvolvimento da Secção Zoológica do novo Museu Nacional de Lisboa, os colaboradores que Bocage recrutou em diversos pontos dos territórios continental e coloniais portugueses forneceram-lhe espécimes com os quais conseguiu expandir as coleções do Museu e estabelecer uma carreira de naturalista. A sua ligação à comunidade internacional de zoólogos foi fundamental para projetar a Secção Zoológica, e a sua importância será exemplificada pela análise da controvérsia que se gerou na sequência da publicação de um artigo científico sobre a descoberta de um espécime de Hyalonema ao largo da costa de Setúbal.


Sobre o orador: Daniel Gamito-Marques (n. 1986) é licenciado em Biologia Celular e Molecular, pela Universidade NOVA de Lisboa (UNL), e mestre em Biologia Evolutiva e do Desenvolvimento, pela Universidade de Lisboa (UL). No âmbito da sua dissertação de mestrado, estudou a importância de sistemas de comunicação entre bactérias, no Instituto Gulbenkian de Ciência. É doutorado em História das Ciências pela UNL, com uma dissertação sobre o ensino e a investigação em zoologia e em botânica na Escola Politécnica de Lisboa (EPL), no contexto da qual analisou, entre outros temas, a fundação do museu de história natural e do jardim botânico da EPL, bem como alguns aspetos da receção de teorias evolucionistas no meio científico português, durante a segunda metade do séc. XIX. Desenvolveu um projeto de pós-doutoramento em Educação das Ciências, que consistiu na construção do website Imaginative Biology, no qual conceitos centrais da Biologia, como “evolução” e “gene”, são explicados segundo uma abordagem histórica. Presentemente, desenvolve investigação na área da Literatura e Ciência, no âmbito do projeto VISLIS, estudando obras literárias de autores portugueses influenciados pelo Realismo (Cesário Verde, Eça de Queirós), pelo Naturalismo (Alfredo Gális, Abel Botelho) e pelo Futurismo (Álvaro de Campos). Os seus principais interesses de investigação são a História das Ideias em Biologia, a Educação das Ciências e a Literatura e Ciência.

18h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
CIUHCT

Apresentação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do programa Estágios de Verão CEAUL - Sê Investigador.

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.