Por Margarida Cunha (IA - Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço).
O primeiro contacto com a astronomia é quase sempre através da observação das estrelas no céu, tão distantes e, aparentemente, tão iguais.
Nas Noites no Observatório de abril vamos descobrir o que a Música das Estrelas nos diz sobre o tamanho, a massa, a idade e a estrutura do interior destes astros.
Na companhia de Margarida Cunha, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, vamos também falar do impacto que o estudo desta “música" tem em áreas da astronomia tão diferentes, como a caracterização de sistemas planetários descobertos em redor de outras estrelas, ou o estudo da nossa própria galáxia.
Depois da palestra, haverá um pequeno espetáculo de música e efeitos na cúpula do Planetário, e decorrerão observações astronómicas em contínuo ao longo da noite, até às 24h00, se as condições meteorológicas o permitirem.
Entrada livre, mediante inscrição prévia.
Nota Biográfica: Margarida Cunha licenciou-se em Física/Matemática Aplicada, em 1994, na Universidade do Porto. Daí seguiu para a Universidade de Cambridge, no Reino Unido, onde se doutorou em 1999 com uma tese na área da sismologia de estrelas magnéticas.
Atualmente é Investigadora Principal no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e líder do grupo “Origem e Evolução de Estrelas e Planetas”. Interessa-se particularmente pela física e dinâmica do interior das estrelas e procura avançar nessa área do conhecimento a partir da análise de dados sísmicos obtidos por satélites da NASA e da ESA.
Participa regularmente em atividades de divulgação da ciência dirigidas a todos os tipos de público.