Conferência Host

Do mundo resultante: o território da Cidade Universitária de Lisboa

Por Patrícia Santos Pedrosa

Sala 8.2.13, FCUL, Lisboa

Reitoria da Universidade de Lisboa. Estúdio Horácio Novais

Biblioteca de Arte Gulbenkian

A história gloriosa das cidades universitárias, pensadas e contruídas como tal, esclarece posições ideológicas sobre a instituição - universidade - e sobre o próprio território em si, no momento em que sofre a intervenção. Como já referimos noutro contexto, a Cidade Universitária de Lisboa suscita uma dúvida que permanece até à atualidade: o que é que aconteceu com o território da Cidade Universitária de Lisboa (CUL) para que se tenha constituído, ao longo da sua existência, como má cicatriz urbana? Desta seguimos para a segunda pergunta: se o território é, entre outras coisas, um somatório de ações que se vão cristalizando e estratificando, transformando-se em pegada, o que acontece para que estas realidades não dialoguem e provoquem desconcerto?

Segundo Manuel de Landa a cidade constitui-se como um exoesqueleto da humanidade: estrutura mineral que nos completa, acolhendo os diversos intercâmbios externos, que nos verticaliza juntamente com o nosso próprio exoesqueleto pessoal. Este exoesqueleto também será, com a passagem do tempo, a possibilidade de persistência dos nossos fluxos e dinâmicas fossilizadas. Mineral feito rasto, intuição do anteriormente acontecido, marca do que podemos parecer ter sido aos olhos dos que nos sobrevivem. Logo, consolidação presente pela existência e ação do tempo sobre o território. O que foi e o que é, então, este contexto fóssil que habitamos na CUL?

Sobre a oradora
Patrícia Santos Pedrosa (Lisboa, 1971): Professa Auxiliar Convidada (Arquitetura) do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da Universidade da Beira Interior. Membro do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género da Universidade de Lisboa. Arquiteta (FA.UTL, 1997), Mestre em História da Arte (FCSH.UNL, 2008), Doutora em Projetos Arquitetónicos (ETSAB.UPC, 2010) e doutoranda em Estudos Feministas (FL/CES.UC, 2015-...). Um livro publicado, diversos trabalhos publicados em atas de eventos, assim como sub-capítulos e entradas de enciclopédias. Anterior bolseira da FCT para Mestrado e para Doutoramento e Prémio Jovens Investigadores em Estudos de Arte (Fundação Calouste Gulbenkian, 2008). Temas de interesse principais: Género e Arquitetura/Cidade, Habitação, Teoria da Arquitetura, Antropologia do Espaço, Projeto e História da Arquitetura (Geral e Portugal).

Nota
Estes seminários são uma organização conjunta entre o CIDEHUS, CIUHCT e ICS, estando associados ao e-journal History of Science and Technology. Realizam-se ao longo do ano na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, num regime bimensal. Este ciclo está ativo em 2017. Os responsáveis atuais são Ana Cardoso de Matos (CIDEHUS-UE) e Ana Simões (CIUHCT). Esta página apresenta as sessões mais recentes. Para uma lista completa, clique aqui.

18h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
CIUHCT

Apresentação dos trabalhos desenvolvidos no âmbito do programa Estágios de Verão CEAUL - Sê Investigador.

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.