Conferência Host

Do mundo resultante: o território da Cidade Universitária de Lisboa

Por Patrícia Santos Pedrosa

Sala 8.2.13, FCUL, Lisboa

Reitoria da Universidade de Lisboa. Estúdio Horácio Novais

Biblioteca de Arte Gulbenkian

A história gloriosa das cidades universitárias, pensadas e contruídas como tal, esclarece posições ideológicas sobre a instituição - universidade - e sobre o próprio território em si, no momento em que sofre a intervenção. Como já referimos noutro contexto, a Cidade Universitária de Lisboa suscita uma dúvida que permanece até à atualidade: o que é que aconteceu com o território da Cidade Universitária de Lisboa (CUL) para que se tenha constituído, ao longo da sua existência, como má cicatriz urbana? Desta seguimos para a segunda pergunta: se o território é, entre outras coisas, um somatório de ações que se vão cristalizando e estratificando, transformando-se em pegada, o que acontece para que estas realidades não dialoguem e provoquem desconcerto?

Segundo Manuel de Landa a cidade constitui-se como um exoesqueleto da humanidade: estrutura mineral que nos completa, acolhendo os diversos intercâmbios externos, que nos verticaliza juntamente com o nosso próprio exoesqueleto pessoal. Este exoesqueleto também será, com a passagem do tempo, a possibilidade de persistência dos nossos fluxos e dinâmicas fossilizadas. Mineral feito rasto, intuição do anteriormente acontecido, marca do que podemos parecer ter sido aos olhos dos que nos sobrevivem. Logo, consolidação presente pela existência e ação do tempo sobre o território. O que foi e o que é, então, este contexto fóssil que habitamos na CUL?

Sobre a oradora
Patrícia Santos Pedrosa (Lisboa, 1971): Professa Auxiliar Convidada (Arquitetura) do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da Universidade da Beira Interior. Membro do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género da Universidade de Lisboa. Arquiteta (FA.UTL, 1997), Mestre em História da Arte (FCSH.UNL, 2008), Doutora em Projetos Arquitetónicos (ETSAB.UPC, 2010) e doutoranda em Estudos Feministas (FL/CES.UC, 2015-...). Um livro publicado, diversos trabalhos publicados em atas de eventos, assim como sub-capítulos e entradas de enciclopédias. Anterior bolseira da FCT para Mestrado e para Doutoramento e Prémio Jovens Investigadores em Estudos de Arte (Fundação Calouste Gulbenkian, 2008). Temas de interesse principais: Género e Arquitetura/Cidade, Habitação, Teoria da Arquitetura, Antropologia do Espaço, Projeto e História da Arquitetura (Geral e Portugal).

Nota
Estes seminários são uma organização conjunta entre o CIDEHUS, CIUHCT e ICS, estando associados ao e-journal History of Science and Technology. Realizam-se ao longo do ano na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, num regime bimensal. Este ciclo está ativo em 2017. Os responsáveis atuais são Ana Cardoso de Matos (CIDEHUS-UE) e Ana Simões (CIUHCT). Esta página apresenta as sessões mais recentes. Para uma lista completa, clique aqui.

18h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
CIUHCT
Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia - Especialidade de Biologia Molecular), por Zohra Gulzar Lodhia.

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Novas vagas disponíveis para o Dia Aberto em Ciências!

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Mathematical Logic Seminar, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin, Lyon 3, France).

Esta atividade insere-se no projeto INVASIVES, desenvolvido por uma equipa de investigadores de Ciências ULisboa.

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título/data/local/orador do evento

Lisbon AI Seminar, por Francisco Laranjinha (CFCUL/RG2).

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Páginas