Quintas do MARE

Ecologia, estrutura social e perspetivas de conservação da população de golfinhos-roazes da região do Sado

Sala 6.2.50, FCUL, Lisboa

Patrícia Rachinas Lopes
MARE-ISPA

A comunidade de golfinhos-roazes residente na região do Sado, Setúbal, é estudada desde o início dos anos 80. Desde então, o seu efetivo populacional tem vindo a decair, encontrando-se, neste momento, identificados apenas 28 indivíduos. Esta comunidade encontra-se fragilizada e muito envelhecida, sendo composta por: 19 adultos, dos quais mais de metade com idade superior a 30 anos; 6 juvenis e 3 crias. Outro fator de risco é a reduzida distribuição geográfica e consequente exposição à pressão antrópica. Conhecem-se alguns contactos com grupos exteriores, mas é um fenómeno escassamente documentado e mal compreendido. Esta espécie possui uma estrutura social dinâmica e fluida, conhecida como fissão-fusão, pelo que estudos que incluam a monitorização dos indivíduos, composição dos seus grupos, utilização do habitat, aspetos da sua comunicação e efeitos da pressão do ruído e das embarcações são fundamentais para a compreensão da ecologia e conservação deste grupo de animais.

13h30
MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente
Logótipo da exposição

Esta exposição reflete o futuro do Design em Portugal e estará patente ao público até 28 de março.

Banner do Dia do DEGGE 2025.

A 20 de fevereiro, contamos contigo para um evento dedicado às três áreas de estudo do Dia do Departamento de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia: Engenharia da Energia e Ambiente; Meteorologia, Oceanografia e Geofísica; Engenharia Geoespacial.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Cátia Pesquita (LASIGE).

Título/data do programa, logótipo da ULisboa e fotografia de jovem a ouvir música de olhos fechados

Uma introdução à prática de meditação onde vais aprender a gerir as tuas emoções, pensamentos e desenvolver um relacionamento saudável contigo e com os outros - inscrições até 21 de fevereiro.

Título/data/local do evento e fotografia de vegetais

Workshop hands-on, dirigido a todos os estudantes da ULisboa.

Pormenor de pessoa sentada a ler um livro

Maiores de 50 anos - Candidaturas até 14 de fevereiro.

Seminário de Geometria, por Marcos Petrúcio Cavalcante (Universidade Federal de Alagoas - UFAL).

Logótipo do evento

An annual event aimed to promote the research done by CIÊNCIAS Researchers in the field of Biotechnology, with a special emphasis on Blue and Green biotechnological solutions for a sustainable tomorrow.

Pormenor de robô

Será descrito o funcionamento dos vários cursos, as suas estruturas curriculares, e os horizontes profissionais que oferecem. A sessão contará igualmente com a presença de alunos dos diferentes Mestrados, disponíveis para esclarecer todas as dúvidas e questões.

NCPInTheHouse 2025

Registration on the workshop is free but mandatory - deadline: 24 February.

CIÊNCIAS na feira Unlimited Future: 27 de fevereiro

Se queres saber mais informações sobre os cursos de CIÊNCIAS, não deixes de participar!

Título "Bolsas Alumni Solidárias" e fotografia de grupo de alunos

As candidaturas decorrem até 28 de fevereiro.

Título "Bolsas de Doutoramento Unite! ULisboa", logótipos das entidades promotoras e fotografia de jovem investigadora a utilizar um laptop na esplanada de um café

O 4.º concurso decorre até 28 de fevereiro.

Pormenor de membro de orquestra

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Composição de imagens relativas à área das ciências forenses

Curso adiado, para data a anunciar.

Pormenor da capa do livro

O livro resulta do projeto de investigação Saúde e Estilos de Vida no Ensino Superior em Portugal (ES+Saúde) - inscrições na sessão até 27 de fevereiro.

Cientista a trabalhar com tubos de ensaio

Curso adiado, para data a anunciar.

Os participantes neste workshop ficarão a saber mais sobre como executar uma enxertia sem erros, para além dos cuidados a ter com as árvores de fruto ao longo do ano.

Logótipo do evento

A iniciativa tem como principal objetivo promover uma discussão construtiva sobre a estratégia da ULisboa no âmbito da sustentabilidade e destacar boas práticas das Escolas apresentadas pelas Associações de Estudantes.

Título do curso

Ao longo de 10 horas serão abordados temas tais como contornar as principais dificuldades na comunicação da Biodiversidade, como usar histórias, ou a importância dos conceitos científicos na hora de os comunicar.

Logótipo do Dia Internacional da Matemática

Atividades a decorrer em CIÊNCIAS nos dias 14 e 19 de março.

Título "Jornadas de Matemática" e logótipos das entidades envolvidas

O Departamento de Matemática e o Núcleo de Estudantes de Matemática e Matemática Aplicada associam-se às celebrações do Dia Internacional da Matemática.

Fotografia de jovens investigadores

Inscrições até 15 de março.

Planta

As candidaturas terminam a 20 de março, estando previstos vários eventos de matchmaking para ajudar os participantes a encontrar parceiros para os seus projetos.

Título "Cybersecurity Executive Program Edição 2025", sobre um fundo em tons de verde

Candidaturas até 06 de março.

Páginas