Conferências de Filosofia das Ciências

Sobre verdad e historia en matemáticas

Sala 3.2.15, FCUL, Lisboa
CFCUL

Por José Ferreirós (Universidad de Sevilla).

¿Son verdaderos los teoremas matemáticos? ¿En qué sentido? ¿Qué los hace verdaderos? Poincaré argumentó que, en algunos casos, los principios matemáticos son convencionales, sin garantías absolutas, pero Gödel defendió una influyente visión platonista con la que pretendía vindicar la totalidad de la matemática moderna. Ligado a estos mismos temas está otro orden de preguntas: ¿Hay que tomar en serio la historicidad de las matemáticas? ¿Es posible pensar que la aceptación de algunos principios básicos en matemáticas es contingente? Y en tal caso, ¿no se pone en cuestión la racionalidad de esta ciencia modelo? ¿Se trataría de meras ficciones?
En esta conferencia defenderé una posición muy matizada acerca de los problemas indicados, en la línea de la concepción hipotética de la matemática avanzada que he planteado en mi reciente libro (Ferreirós 2016). Esto nos permitirá entender que la aceptación de la matemática moderna no nos arroja en brazos de un "absolutismo platónico"; que admitir cierta historicidad no es incompatible con el ideal de objetividad del conocimiento; que, a fin de cuentas, las dicotomías simplistas del tipo conocimiento vs. invención son injustificables.

José Ferreirós -  Historia y Filosofía de las Matemáticas
Catedrático de Lógica y Filosofía de la Ciencia en la Universidad de Sevilla. En la actualidad, trabaja en comisión de servicios como investigador del Instituto de Filosofía del CSIC (Madrid).

11h00
CFCUL - Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa / IFILNOVA - Instituto de Filosofia da Linguagem da Universidade Nova de Lisboa
Fotografia de utente a interagir com um médico através de teleconsulta

O workshop, organizado pela redeSAÚDE da ULisboa, pretende explorar de que forma tecnologias de base digital emergentes na área da saúde podem contribuir para o bem-estar e para a melhoria da prestação de cuidados de saúde.

Espiritualidade - como a vive quem é estudante?

Logótipos do programa, de Ciências ULisboa e do GAPsi

Programa de Intervenção de Carreira.

Neste momento de celebração de tão importante acontecimento histórico, será oportuno analisar e discutir a evolução do panorama científico português de forma prospetiva, isto é, olhar para o atual legado científico, 50 anos depois do 25 de abril de 1974, antecipando perspetivas sobre a sua evolução futura.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Andrey Sadofyev (LIP).

Estátua representativa da biodiversidade do planeta Terra

Seminários de Tese no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais.

O encontro reúne cientistas, profissionais e estudantes de diferentes áreas e regiões do país focados em desenvolver a investigação marinha, em linha com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, proclamada pelas Nações Unidas (2021-2030).

Formação modular de 13 de abril a 11 de maio - produção em permacultura.

Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Este ano, queremos voltar a encher o nosso campus com a presença de todos os estudantes que queiram participar neste evento.

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Páginas