Conferências de Filosofia das Ciências

Sobre verdad e historia en matemáticas

Sala 3.2.15, FCUL, Lisboa
CFCUL

Por José Ferreirós (Universidad de Sevilla).

¿Son verdaderos los teoremas matemáticos? ¿En qué sentido? ¿Qué los hace verdaderos? Poincaré argumentó que, en algunos casos, los principios matemáticos son convencionales, sin garantías absolutas, pero Gödel defendió una influyente visión platonista con la que pretendía vindicar la totalidad de la matemática moderna. Ligado a estos mismos temas está otro orden de preguntas: ¿Hay que tomar en serio la historicidad de las matemáticas? ¿Es posible pensar que la aceptación de algunos principios básicos en matemáticas es contingente? Y en tal caso, ¿no se pone en cuestión la racionalidad de esta ciencia modelo? ¿Se trataría de meras ficciones?
En esta conferencia defenderé una posición muy matizada acerca de los problemas indicados, en la línea de la concepción hipotética de la matemática avanzada que he planteado en mi reciente libro (Ferreirós 2016). Esto nos permitirá entender que la aceptación de la matemática moderna no nos arroja en brazos de un "absolutismo platónico"; que admitir cierta historicidad no es incompatible con el ideal de objetividad del conocimiento; que, a fin de cuentas, las dicotomías simplistas del tipo conocimiento vs. invención son injustificables.

José Ferreirós -  Historia y Filosofía de las Matemáticas
Catedrático de Lógica y Filosofía de la Ciencia en la Universidad de Sevilla. En la actualidad, trabaja en comisión de servicios como investigador del Instituto de Filosofía del CSIC (Madrid).

11h00
CFCUL - Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa / IFILNOVA - Instituto de Filosofia da Linguagem da Universidade Nova de Lisboa

Assinalando o Dia Mundial da Terra, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência propõe visitas orientadas aos três jardins botânicos da Universidade de Lisboa e à exposição de minerais do museu.

Uma atividade coordenada por Vítor Lapa Fernandes (aluno de CIÊNCIAS), promotor do projeto vencedor do concurso de bolsas para jovens artistas, ativistas e criadores desenvolvido pelo Festival Política e pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.

Banner do Dia de Ciências 2025

A 29 de abril assinalamos o 114.º aniversário de CIÊNCIAS.

Junte-se a nós no Grande Auditório de CIÊNCIAS para uma tarde de celebração que reúne toda a comunidade da Faculdade.

Pormenor de pintura representativa da cidade de Aden

O curso, com Jorge Flores (CIUHCT), oferece uma visão da história da Ásia a partir de cidades portuárias cruciais nas relações com o Ocidente.

Logótipo C-Academy

O curso oferece uma base sólida sobre os fundamentos e práticas essenciais para proteger sistemas e dados num mundo cada vez mais digital - candidaturas até 13 de abril.

Fotografia de fábrica a emitir poluição para a atmosfera

The course aims at enabling the participants to use different methods to measure the impacts of pollutants on ecosystems.

Curso destinado a todos que necessitem de realizar análise de dados com recurso ao R.

Banner Dia Aberto de CIÊNCIAS 2025.

Bem-vindos a Ciências ULisboa!

Um concurso de programação dirigido aos alunos do ensino secundário (11.º e 12.º anos), que visa promover a prática e o gosto pela programação.

O encontro tem como objetivo divulgar e promover os resultados da investigação produzidos nos dois pólos do Centro de Química Estrutural (CIÊNCIAS e IST), estimulando a criatividade, o trabalho interdisciplinar e o espírito científico.

Fotografia de Chapim-azul

The goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

Mão a segurar em globo de vidro

Curso acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560, com candidaturas até 30 de abril.

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de peixe

The event aims to facilitate the exchange of information and knowledge among professionals to advance the understanding, collaboration and capabilities of aquaculture to respond to the impact of climate change in a rapidly changing global environment.

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica, com inscrições (preço reduzido) até 02 de maio.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Inscrições até 16 de maio! Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Curso destinado a estudantes de Mestrado e de Doutoramento, bem como a profissionais que desenvolvam investigação científica na área da saúde.

Químico a escrever fórmulas num quadro

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário do Grupo 510 (CCPFC/ACC-118288/22), com candidaturas até 18 de maio.

Título/data/local do evento e fotografia do mar

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros? 

Representação de programação R

This course aims at providing students with basic knowledge of R programming, allowing them to manipulate and visualize data with R.

Título da conferência, sobre um quadro de ardósia

The conference focuses on "Algebra and its role in Computer Science", with special emphasis on the areas of study related to the work of M. V. Volkov, such as semigroups and automata.

Logótipo do Verão na ULisboa, sobre um fundo azul

Candidaturas a partir de 07 de abril!

Representação de programação R

This course aims at providing students with statistical knowledge and tools to manipulate, analyse and visualise biological data with R. Introduction to modeling, simulations and Bayesian statistics.

Computability in Europe (CiE) is an interdisciplinary series of international conferences organised by the Association Computability in Europe (ACiE).

Título/data do evento e vários objetos museológicos

This course aims to provide an updated vision of the potential of museum collections for biodiversity research. More specifically, aims to present case studies on the value of museums and the use of collections and specimens in the 21st century, using new technologies and analytical methods.

Páginas