Quintas do MARE

Peixes virtuais para problemas reais: Modelo de simulação de censos visuais de peixes com comportamento realista

ISPA, Lisboa

Miguel Pais
MARE-ULisboa

Um dos principais desafios da monitorização ambiental é quantificar erros de observação que nos impedem de conhecer a verdadeira densidade da população num determinado momento. Enquanto a precisão das estimativas pode ser melhorada com o aumento do esforço de amostragem, é muito difícil reduzir o enviesamento. Em censos visuais subaquáticos de populações de peixes, vários estudos apontam para que o enviesamento das estimativas seja fortemente influenciado pelo comportamento das espécies, mas a sua quantificação é complexa, tendo historicamente recorrido a métodos destrutivos (captura, envenenamento). O modelo FishCensus tenta resolver em parte este problema, constituindo um laboratório virtual onde podem ser simulados comportamentos de peixes com densidades reais conhecidas e testados vários métodos de amostragem. O modelo apresenta uma pequena escala temporal e espacial e usa um algoritmo de movimento que pode ser moldado para refletir comportamentos complexos, tais como a formação de cardumes, evasão e hábitos crípticos ou territoriais. Nesta comunicação serão apresentados resultados de experiências usando dois métodos distintos: transectos e contagem em pontos fixos, utilizando peixes que representam comportamentos tipicamente problemáticos para este tipo de amostragem. Os resultados mostram um efeito significativo dos traços comportamentais e também uma tendência para a sobrestimação devida à natureza não-instantânea das unidades de amostragem. O modelo é uma ferramenta útil para o planeamento e otimização de programas de monitorização e pode ser usado para calcular um fator de correção para dados recolhidos no campo, assumindo que os comportamentos da espécie-alvo estão bem replicados.

13h30
MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente
Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.