Quintas do MARE

Peixes virtuais para problemas reais: Modelo de simulação de censos visuais de peixes com comportamento realista

ISPA, Lisboa

Miguel Pais
MARE-ULisboa

Um dos principais desafios da monitorização ambiental é quantificar erros de observação que nos impedem de conhecer a verdadeira densidade da população num determinado momento. Enquanto a precisão das estimativas pode ser melhorada com o aumento do esforço de amostragem, é muito difícil reduzir o enviesamento. Em censos visuais subaquáticos de populações de peixes, vários estudos apontam para que o enviesamento das estimativas seja fortemente influenciado pelo comportamento das espécies, mas a sua quantificação é complexa, tendo historicamente recorrido a métodos destrutivos (captura, envenenamento). O modelo FishCensus tenta resolver em parte este problema, constituindo um laboratório virtual onde podem ser simulados comportamentos de peixes com densidades reais conhecidas e testados vários métodos de amostragem. O modelo apresenta uma pequena escala temporal e espacial e usa um algoritmo de movimento que pode ser moldado para refletir comportamentos complexos, tais como a formação de cardumes, evasão e hábitos crípticos ou territoriais. Nesta comunicação serão apresentados resultados de experiências usando dois métodos distintos: transectos e contagem em pontos fixos, utilizando peixes que representam comportamentos tipicamente problemáticos para este tipo de amostragem. Os resultados mostram um efeito significativo dos traços comportamentais e também uma tendência para a sobrestimação devida à natureza não-instantânea das unidades de amostragem. O modelo é uma ferramenta útil para o planeamento e otimização de programas de monitorização e pode ser usado para calcular um fator de correção para dados recolhidos no campo, assumindo que os comportamentos da espécie-alvo estão bem replicados.

MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente

05 de junho: uma data especial para Ciências ULisboa, pois o ambiente está no centro das preocupações da comunidade da nossa Escola.

Speaker: Lucio Boccardo (Università di Roma La Sapienza).

To get access to the password, please register on the website or contact one of the organizers.

Objectives: provide students with statistical knowledge and tools to manipulate, analyze and visualize biological data with R. Introduction to modeling, simulations and Bayesian statistics.

Apresentações de João Cordovil (Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa / Ciências ULisboa) e Diana Barbosa (Comcept - Comunidade Céptica Portuguesa).

The Sustainable Energy Week, organised by the European Commission each year in June, will be organised as an online event this year on 23 to 25 June, under the theme "Beyond the crisis: clean energy for green recovery and growth".

Face à emergência da pandemia da COVID-19, a 6.ª edição da Escola de Verão de Energia da Faculdade de Ciências da ULisboa, prevista para 6 a 10 de julho de 2020, será adiada para data a definir em 2021.

Cancelamento motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na sequência das orientações da Direção-Geral de Saúde e das recomendações por parte da Reitoria da Universidade de Lisboa, relativamente ao novo Coronavírus (CO

Candidaturas a decorrer até ao dia 15 de julho de 2020.

IN3+  | Um Milhão para a Inovação.

O prémio IN3+ destina-se a todos os investigadores pertencentes às entidades que integram a Rede Inovação INCM.

Cancelamento motivado pela aplicação do plano de contingência da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, na sequência das orientações da Direção-Geral de Saúde e das recomendações por parte da Reitoria da Universidade de Lisboa, relativamente ao novo Coronavírus (COVID-1

New date: September 14th-16th, 2020.

Ciências ULisboa associa-se ao maior evento mundial sobre inovação para a sustentabilidade - “The Planetiers World Gathering” - que terá lugar no Altice Arena entre 21 e 23 de outubro de 2020, sob os auspícios da

Programa de Formação Contínua de Professores do Ensino Básico (3.º ciclo) e Secundário, grupos 420 e 520.

Overview: Currently, climate changes or alterations are known to be reflected on the stable isotope ratios of Hydrogen, Nitrogen, Carbon, Oxygen and Sulphur present in atmospheric gas forms, fresh or ocean water, as well as in plants and animals and organi

New date: 30 August - 03 September 2021.

This conference is the 22nd in the series of triennial conferences which bring together the Particle and Nuclear Physics communities.