How genetic determinism succeeded: Lessons from the rhetoric of science

Sala 8.2.13, FCUL, Lisboa

Por Maurizio Esposito, Associate Professor at the Department of Philosophy of the University of Santiago (Chile), no âmbito do Grupo de Investigação Filosofia das Ciências da Vida, do CFCUL.

Abstract: How genetic determinism succeeded: Lessons from the rhetoric of science.
Genetic determinism is nowadays largely questioned, refuted or suspected of ideological flavor. Because of this, two questions arise. Why did it acquire such relevance in the past? And why is it still discussed? This talk aims to answer these questions through the analysis of some of the ambitious and rhetorical promises of biotechnological applications. Indeed, it will be argued that there has been an interesting relationship between reductionist notions of the gene as a hereditary unit, coded information or functional DNA segment and the startling prophecies of what controlling such an entity might achieve. In other words, the talk explores the possibility that part of the historical success of genetic determinism (and of viewing a gene metaphorically as a “code” or a “recipe”) lies in the powerful rhetorical strategies that have connected the germinal matter with bold promises of extraordinary bio-technological improvements. Finally, it will also show that the futuristic visions of many geneticists were not merely tactics of scientific popularization. Indeed, very often, the border separating science for the specialists and for the public has faded.


Maurizio Esposito is a faculty member at the University of Santiago (Chile). He has previously worked at UNAM (Mexico) after concluding his PhD at the University of Leeds (UK) in 2011. He studied history and philosophy of science at the University of Bologna (Italy), at the University of Leuven (Belgium) and at the University of Montreal (Canada). He is mainly interested in the history and philosophy of the life and human sciences. He has published a monograph and articles on the history of biology and the relation between science and society.

11h00
CFCUL - Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa
CFCUL

O encontro reúne cientistas, profissionais e estudantes de diferentes áreas e regiões do país focados em desenvolver a investigação marinha, em linha com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, proclamada pelas Nações Unidas (2021-2030).

Estátua representativa da biodiversidade do planeta Terra

Seminários de Tese no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais.

Atividade no âmbito da Semana sobre Espécies Invasoras: Portugal & Espanha 2024, assinalada pela SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia.

Formação modular de 13 de abril a 11 de maio - produção em permacultura.

Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Novas vagas disponíveis para o Dia Aberto em Ciências!

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Páginas