How genetic determinism succeeded: Lessons from the rhetoric of science

Sala 8.2.13, FCUL, Lisboa

Por Maurizio Esposito, Associate Professor at the Department of Philosophy of the University of Santiago (Chile), no âmbito do Grupo de Investigação Filosofia das Ciências da Vida, do CFCUL.

Abstract: How genetic determinism succeeded: Lessons from the rhetoric of science.
Genetic determinism is nowadays largely questioned, refuted or suspected of ideological flavor. Because of this, two questions arise. Why did it acquire such relevance in the past? And why is it still discussed? This talk aims to answer these questions through the analysis of some of the ambitious and rhetorical promises of biotechnological applications. Indeed, it will be argued that there has been an interesting relationship between reductionist notions of the gene as a hereditary unit, coded information or functional DNA segment and the startling prophecies of what controlling such an entity might achieve. In other words, the talk explores the possibility that part of the historical success of genetic determinism (and of viewing a gene metaphorically as a “code” or a “recipe”) lies in the powerful rhetorical strategies that have connected the germinal matter with bold promises of extraordinary bio-technological improvements. Finally, it will also show that the futuristic visions of many geneticists were not merely tactics of scientific popularization. Indeed, very often, the border separating science for the specialists and for the public has faded.


Maurizio Esposito is a faculty member at the University of Santiago (Chile). He has previously worked at UNAM (Mexico) after concluding his PhD at the University of Leeds (UK) in 2011. He studied history and philosophy of science at the University of Bologna (Italy), at the University of Leuven (Belgium) and at the University of Montreal (Canada). He is mainly interested in the history and philosophy of the life and human sciences. He has published a monograph and articles on the history of biology and the relation between science and society.

11h00
CFCUL - Centro de Filosofia das Ciências da Universidade de Lisboa
CFCUL
Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

Curso com candidaturas até 12 dezembro.

Estudantes

As candidaturas decorrem até 08 de janeiro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

Curso com candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 16 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

As inscrições são grátis para funcionários e estudantes de CIÊNCIAS e da FCiências.ID, mediante a utilização do código CIENCIASFREE. 

O workshop propõe promover a partilha de estratégias metodológicas que permitam transformar as ferramentas de inteligência artificial em apoios qualificados ao trabalho docente, assegurando que complementam, e nunca substituem, a intervenção profissional, o rigor pedagógico e a intencionalidade do professor.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.