Encontros Scientia

Societal Transformation and Climate Change Adaptation: PAR Experiences in Portugal

Sala 6.2.51, FCUL, Lisboa

Inês Campos
PhD Student at cE3c (Climate Change Impacts, Adaptation and Modelling Group)

Participatory action-research (PAR) approaches can be instrumental for supporting collective action, simplifying complex decision-making processes; and facilitating shared common visions towards more sustainable development pathways. PAR is more likely to integrate insights from different knowledge systems, by engaging a number of researchers from diverse scientific disciplines, while attempting to respond to local needs and empirical questions. PAR may thus offer a ground for experimenting with disparate approaches to the study of transitions and transformation.
The hypothesis that underlies this study suggests that, in climate change adaptation research, PAR promotes outputs that may influence more sustainable development pathways through the reflexive involvement of diverse social actors, at different scales and levels of governance.
Three empirical studies illustrate that PAR, co-implemented by scientists and other social actors, is playing a role in igniting adaptation processes in Portugal. PAR does serve the purpose of creating adaptation outputs, such as strategies, plans, or long-term visions for more adapted, resilient and sustainable societies. Case studies do not provide any certainties of whether the momentum for adaptation will be sustained over the medium or long term. Yet, collaborations, dialogue, participation and a continuous reflexivity on how future directions are paved seem to be key features for moving forward in a new sustainability agenda that integrates and transforms the negative effects of climate change.

12h00-13h00
cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais

Seminário do Departamento de Física de CIÊNCIAS ULisboa, por Lehel Csillag (Babes-Bolyai University).

Nesta sessão aberta, serão abordadas questões relacionadas com o diagnóstico, o modo como se manifesta, formas de tratamento, impacto no dia a dia e diversidade de manifestações da POC. Será um espaço informal para perguntas, partilha e desmistificação.

Seminário em Biologia Humana e Ambiente, por Susana Lopes (cE3c, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa).

Earth Systems Seminar, por Shaghayegh Karimzadeh (University of Minho, Guimarães, Portugal).

Logótipo e datas da Lisboa Games Week 2025

CIÊNCIAS vai estar presente na Lisboa Games Week, o maior evento de videojogos e entretenimento em Portugal! O nosso Departamento de Informática irá promover várias atividades permanentes, durante os quatro dias do evento.

Grupo de estudantes

O evento propõe um debate aberto sobre a linguagem inclusiva, reconhecendo-a como uma dimensão essencial da equidade e da participação plena de toda a comunidade académica.

Dois participantes em anterior edição da Feira da Matemática

A Feira da Matemática regressa ao MUHNAC e conta, um vez mais, com a participação de vários docentes de CIÊNCIAS!

Pessoa a observar as estrelas

Conheça os aventureiros que expandem os limites da descoberta em todo o mundo.

MISSÃO RAMbo: um percurso em caminhada de sensibilização para a Resistência aos Antimicrobianos (RAM), que decorrerá no Anfiteatro Keil do Amaral, com um percurso de 5,4 km e com possibilidade de trazer o seu melhor amigo (um cão por pessoa).

Logótipo da Semana da Ciência e da Tecnologia 2025

Na Semana da Ciência e da Tecnologia, entre 24 e 30 de novembro 2025, a ciência será novamente a grande protagonista.

Título do programa, fotografia de túnel e logótipo da Rede Alumni CIÊNCIAS

As candidaturas estão abertas de 24 de novembro de 2025 a 8 de janeiro de 2026.

Título "Turin Staff Week 2025", sobre fotografia da cidade de Turim

Uma oportunidade única para desenvolver competências, criar redes internacionais e conhecer de perto uma das instituições parceiras da aliança Unite! - inscrições até 21 de setembro.

Workshop no âmbito do Programa de Saúde e Bem-Estar da ULisboa.

Vista aérea de povoação

A conferência é subordinada ao tema “People and Planet: How the Environment Shapes Human Health”.

Quatro investigadores num laboratório

O curso visa capacitar investigadores, docentes e técnicos para integrar os princípios da economia circular em ambientes laboratoriais académicos - candidaturas até 22 de novembro.

Grupo de estudantes

27 de novembro: A Cerimónia contará com a intervenção do Secretário de Estado Adjunto e do Trabalho, Adriano Rafael Moreira.

Três investigadores num laboratório

O curso visa capacitar profissionais para aplicar os princípios da economia circular em ambientes laboratoriais industriais, promovendo práticas sustentáveis e eficientes - candidaturas até 22 de novembro.

O evento tem como objetivo aproximar a ciência da sociedade, promovendo o diálogo aberto e a reflexão conjunta sobre temas ligados à mente, cérebro e cognição.

Título "Gostarias de realizar uma mobilidade Erasmus+?" e fotografia de estudante

Candidaturas de 01 a 31 de dezembro - as sessões informativas têm início a 19 de novembro.

Logótipo C-Academy

O curso proporciona uma visão aprofundada das tecnologias que suportam o desenvolvimento e integração de aplicações web - candidaturas até 10 de novembro.

Logótipo C-Academy

O curso fornece uma compreensão abrangente dos princípios e práticas fundamentais da cibersegurança e da privacidade, com aplicação tanto em contextos genéricos como em sistemas críticos - candidaturas até 07 de novembro.

Cesto com legumes

O curso tem como principal objetivo capacitar para a implementação e gestão sustentável de espaços de cultivo nas cidades, promovendo a segurança alimentar e a autonomia na produção de alimentos - candidaturas até 02 de novembro.

Natal 2025

Uma oportunidade única de estudantes e professores do ensino secundário dialogarem diretamente com especialistas de várias áreas científicas.

Vida marinha

O Projeto ULISSES está de volta para a 6.ª edição! As candidaturas decorrem até 15 de dezembro.

Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

O curso visa a aquisição de conhecimentos sobre as ferramentas bioinformáticas disponíveis para efetuar análises de sequências de DNA e proteínas, bem como a autonomia e espírito crítico na utilização dessas ferramentas. Procura igualmente desenvolver competências na utilização de software de bioinformática disponível gratuitamente na Internet e na interpretação do significado biológico dos resultados - candidaturas até 12 dezembro.

Páginas