Curso de Biodiversidade Aquática

A zona intertidal como um laboratório natural

Esta formação, a decorrer de 28 de março a 2 de abril de 2016, prende-se com a necessidade de promover os recursos e as competências dos docentes das mais diversas áreas das ciências naturais para uma melhor idealização e dinamização das atividades experimentais no ensino geral da biologia.

As mais diversas áreas da biologia marinha estão em constante desenvolvimento científico o que torna fundamental a constante atualização científica dos profissionais ligados à área das ciências naturais. Em particular, os docentes necessitam de atualizar os seus conhecimentos em prol de uma boa planificação científica das suas aulas, proporcionando um ensino de qualidade e excelência.

Os investigadores do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, propõem-se a realizar uma ação de formação em ecologia marinha, com especial ênfase nos ambientes aquáticos (estuarino e costeiro) sujeitos aos ciclos de maré. Os conteúdos apresentados constituirão um suporte que dotarão o docente de uma melhor capacidade para a estruturação dos conteúdos pedagógicos a serem utilizados na sala de aula, em laboratórios das escolas e em saídas de campo.

Através de uma visão mais científica nesta área do conhecimento, pretende-se proporcionar aos formandos situações de aprendizagem que aumentem os seus níveis de conhecimento sobre o meio aquático e contribuir para o desenvolvimento de competências transversais, patentes nas orientações curriculares dos 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, Secundário e competências essenciais do Currículo Nacional do Ensino Básico e Secundário.

Inscrições
Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Título/data/local/oradores do evento

Join us for ‘Shaping Tomorrow’s Intelligence’ where we will discuss some of the important choices we have in determining the future of AI.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia - Especialidade de Biologia Molecular), por Zohra Gulzar Lodhia.

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Novas vagas disponíveis para o Dia Aberto em Ciências!

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Mathematical Logic Seminar, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin, Lyon 3, France).

Esta atividade insere-se no projeto INVASIVES, desenvolvido por uma equipa de investigadores de Ciências ULisboa.

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título/data/local/orador do evento

Lisbon AI Seminar, por Francisco Laranjinha (CFCUL/RG2).

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Páginas