Sessão de apresentação de Projetos de Investigação e Desenvolvimento

Auditório José Manuel Rebordão (sala 1.3.23), Ciências ULisboa
Foto do logótipo da FCiências.ID

CIÊNCIAS e a FCiências.ID convidam a sua comunidade científica a assistir à sessão de apresentação dos projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) realizados no âmbito dos Concursos Internos de Projetos de Investigação e Inovação de CIÊNCIAS.

Na sessão, cada Investigador Responsável (IR) de Projeto fará uma breve apresentação de 10 minutos, seguida de tempo para perguntas e respostas.

 

Programa

Concurso de 2021 (Projetos exploratórios de caráter Interdisciplinar):

  • MEDCEX: Compound extremes in Mediterranean temperature, wind and wildfires; Patrícia de Zea Bermudez (PI);
  • Microdrygrape: Seeking functional microbiome by assessing impact of water availability in grapevine health, physiological plasticity, and associated soil microbial communities; Ana Margarida Fortes (PI);
  • INVASIVES: Biological invasions across terrestrial and marine habitats: histories, common traits, and ecological impacts; Helena Trindade (PI).

Concurso de 2023 (Projetos de Inovação e Valorização do Conhecimento):

  • TaMuK: Targeting Mutated KRAS (PI - Andreia Valente);
  • LUSOTURF: Mycelium-based composites and production methods thereof for applications in synthetic turfs (PI - Cristina Cruz).

CIÊNCIAS and FCiências.ID invite it's scientific community to attend the presentation session of the Research and Development (R&D) projects developed in the framework of the Internal Calls for Research and Innovation Projects of CIÊNCIAS.

At the session, each Principal Investigator (PI) will give a brief 10-minute presentation followed by time for questions.

 

Programme

Call for tenders 2021 (Interdisciplinary exploratory projects):

  • MEDCEX: Compound extremes in Mediterranean temperature, wind and wildfires; Patrícia de Zea Bermudez (PI);
  • Microdrygrape: Seeking functional microbiome by assessing impact of water availability in grapevine health, physiological plasticity, and associated soil microbial communities; Ana Margarida Fortes (PI);
  • INVASIVES: Biological invasions across terrestrial and marine habitats: histories, common traits, and ecological impacts; Helena Trindade (PI).

Call for tenders 2023 (Projects for Innovation and Knowledge Valorisation):

  • TaMuK: Targeting Mutated KRAS (PI - Andreia Valente);
  • LUSOTURF: Mycelium-based composites and production methods thereof for applications in synthetic turfs (PI - Cristina Cruz).
14h00-15h30

O evento tem como objetivo aproximar a ciência da sociedade, promovendo o diálogo aberto e a reflexão conjunta sobre temas ligados à mente, cérebro e cognição.

Título "Gostarias de realizar uma mobilidade Erasmus+?" e fotografia de estudante

Candidaturas de 01 a 31 de dezembro - as sessões informativas têm início a 19 de novembro.

Logótipo C-Academy

O curso fornece uma compreensão abrangente dos princípios e práticas fundamentais da cibersegurança e da privacidade, com aplicação tanto em contextos genéricos como em sistemas críticos - candidaturas até 07 de novembro.

Logótipo C-Academy

O curso proporciona uma visão aprofundada das tecnologias que suportam o desenvolvimento e integração de aplicações web - candidaturas até 10 de novembro.

Cesto com legumes

O curso tem como principal objetivo capacitar para a implementação e gestão sustentável de espaços de cultivo nas cidades, promovendo a segurança alimentar e a autonomia na produção de alimentos - candidaturas até 02 de novembro.

Nesta sessão, apresentada por Lídia André (PhD), serão discutidos novos modelos de dependência capazes de representar simultaneamente as regiões centrais e extremas de distribuições multivariadas, com especial ênfase em métodos de inferência modernos baseados em redes neuronais.

Estás indeciso sobre fazer Erasmus? Tens vontade, mas também receios? Este workshop ajuda-te a pensar com clareza.

Natal 2025

Uma oportunidade única de estudantes e professores do ensino secundário dialogarem diretamente com especialistas de várias áreas científicas.

Vida marinha

O Projeto ULISSES está de volta para a 6.ª edição! As candidaturas decorrem até 15 de dezembro.

Bolsas de Doutoramento Unite! ULisboa

O concurso decorre até 20 de dezembro.

Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

O curso visa a aquisição de conhecimentos sobre as ferramentas bioinformáticas disponíveis para efetuar análises de sequências de DNA e proteínas, bem como a autonomia e espírito crítico na utilização dessas ferramentas. Procura igualmente desenvolver competências na utilização de software de bioinformática disponível gratuitamente na Internet e na interpretação do significado biológico dos resultados - candidaturas até 12 dezembro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

O curso tem como objetivo apresentar aos participantes um estado da arte atualizado sobre a diversidade da biota do solo e os papéis funcionais desempenhados pelos organismos do solo nos principais processos ecológicos - candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 30 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

A conferência visa reunir os principais especialistas no domínio da Imagiologia Médica por Micro-ondas (MMWI) e incluirá palestras, apresentações e pósteres de resumos revistos por pares e artigos de conferências, bem como workshops em áreas satélite de investigação com interesse para a investigação em MMWI.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.