Sessão de celebração do percurso e obra do Professor Rui Agostinho

Anfiteatro 6.2.56 (Sala de Atos, Edifício C6, 2.º andar)
Foto do professor Rui Agostinho

O Departamento de Física tem o grande prazer de convidar para a sessão...

"Histórias da astro-física.PT .edu e eu” por Rui Agostinho, Departamento de Física de Ciências ULisboa

 

Esta é uma sessão de homenagem ao Professor e Investigador Rui Agostinho, em reconhecimento do seu percurso e dedicação apaixonada ao ensino, investigação e à divulgação da ciência ao longo de 40 anos na nossa instituição.

A iniciativa quer celebrar a inspiração e influência da obra de Rui Agostinho no completar-se de um ciclo profissional e, tomando um termo da Física, desejar a maiores felicidades nesta transição de fase para novas realizações.

Teremos imenso gosto em celebrar consigo este momento de reconhecimento e gratidão.

 


Biografia

Rui Agostinho, Doutorado em Física/Astronomia pela Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill (EUA), é professor e investigador no Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa desde 1984. As suas áreas de investigação incluem a estrutura, dinâmica e evolução da Via Láctea, as abundâncias químicas estelares na galáxia e o impacte do ambiente radiativo galáctico na evolução da vida na Terra.

Foi um dos fundadores da Sociedade Portuguesa de Astronomia (2000) e do Centro de Astronomia e Astrofísica da Universidade de Lisboa (2001), actualmente integrado no Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, onde continua a fazer investigação. É membro da União Astronómica Internacional, da European Astronomical Society e da Sociedade Portuguesa de Física, onde desempenhou diversos cargos. Foi coordenador científico de muitos projetos nacionais e internacionais, nos quais esteve o "YALO" para utilização do telescópio de Yale no Observatório Inter-Americano de Cerro Tololo, no Chile, que contribuiu para o estudo das supernovas e a descoberta da expansão acelerada do universo.

Foi responsável pela conceção e instalação da infraestrutura da Hora Legal do país no Observatório Astronómico de Lisboa e pelo serviço de distribuição da Hora Legal em Portugal. Foi responsável na FCUL pelo Mestrado do Ensino da Física e Química, na formação de professores, e do Mestrado de Cultura Científica e Divulgação das Ciências na ULisboa.

Para além da carreira académica, Rui Agostinho é amplamente reconhecido como divulgador de ciência e um dos investigadores mais solicitados para comentar e explicar nos Media fenómenos e notícias relacionadas com temas de Astronomia. Ao longo da sua carreira desenvolveu módulos expositivos na Fundação Calouste Gulbenkian, no Museu de Ciência da Universidade de Lisboa, participa em atividades na Agência Ciência Viva-ESERO e no Centro Ciência Viva do Lousal. Teve um programa de rádio sobre ciência na Antena 2 durante 5 anos, colaborou na revista Quo e é co-autor em livros de divulgação científica. 

Em 2019, num reconhecimento pela sua ação notável na promoção da cultura científica enquanto professor, investigador, autor e divulgador no campo da Astronomia, foi o vencedor do Grande Prémio Ciência Viva Associação Mutualista Montepio.

17h00
Foto do logótipo da FCiências.ID

1 de julho, 14h00: CIÊNCIAS e a FCiências.ID convidam a sua comunidade científica a assistir à sessão de apresentação dos projetos de Investigação e Desenvolvimento (I&D) realizados no âmbito dos Concursos Internos de Projetos de Investigação e Inovação de CIÊNCIAS.

Estátua representativa da biodiversidade do planeta Terra

Seminário Doutoral III (Doutoramento em Biologia - Especialidade de Biologia Evolutiva), por João Miguel Moreno.

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Alejandra Andrea Tapia Silva (Pontificia Universidad Católica de Chile).

Logótipo, data e local do evento

Com o tema “Ciência, Inovação e Sociedade”, o encontro será um palco de promoção e discussão do impacto científico, social, cultural e económico da investigação em Portugal.

Horta Solar

E se fosse possível experimentar um curso universitário antes de concorrer ao ensino superior? Agora já é!

Título/data do evento e vários objetos museológicos

Este curso visa fornecer uma visão atualizada do potencial das coleções museológicas para a investigação da biodiversidade. Mais especificamente, pretende apresentar estudos de caso sobre o valor dos museus e a utilização de coleções e espécimes no século XXI, utilizando novas tecnologias e métodos analíticos.

Título e local do evento

O evento visa promover o diálogo interdisciplinar sobre estruturas de proteínas, doenças conformacionais e tecnologias baseadas em proteínas.

Computabilidade na Europa (CiE) - uma série interdisciplinar de conferências internacionais organizada pela Associação Computabilidade na Europa (ACiE).

Título e datas do programa de estágios

Preparados para explorar a investigação de perto?

Águas subterrâneas

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 420 e 520.

Um workshop com o objetivo de reunir académicos que abordam a história da ecologia - e a evolução da própria disciplina - a partir de uma variedade de perspetivas.

Orquestra

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa,

A 10.ª edição do Ser Cientista realiza-se entre 21 e 25 de julho - vem investigar connosco!

Pormenor de lâmpada

Candidaturas a decorrer de 01 a 30 de setembro.

Microplásticos no ocerano

O curso procura dar formação sobre a problemática da contaminação por detritos de plástico dos nossos ecossistemas, bem como alertar para os potenciais efeitos deletérios nos organismos, utilizando uma abordagem de ensino científico, com um discurso adequado a formandos sem formação científica - candidaturas até 03 de agosto.

Logótipo do evento, sobre fotografia dos Açores

Um simpósio internacional que reúne investigadores especializados em várias disciplinas (taxonomia, ecologia da vegetação, biogeografia, filogeografia, paleoecologia ou conservação da biodiversidade), focados na flora e vegetação terrestre e marinha da região da Macaronésia (Açores, Madeira, Selvagens, Canárias e Cabo Verde).

Quatro investigadores num laboratório

O curso visa capacitar investigadores, docentes e técnicos para integrar os princípios da economia circular em ambientes laboratoriais académicos - candidaturas até 16 de setembro.

Três investigadores num laboratório

O curso visa capacitar profissionais para aplicar os princípios da economia circular em ambientes laboratoriais industriais, promovendo práticas sustentáveis e eficientes - candidaturas até 17 de setembro.

Composição de imagens relativas à área das ciências forenses

O curso visa dotar os formandos com os conhecimento necessários à integração de equipas profissionais multidisciplinares nas áreas Médico-Legais e Forenses, em Laboratórios ou Serviços Médico-Legais e Forenses - candidaturas até 27 de julho.

Logótipo do evento

Physics Day é um evento promovido pelo Departamento de Física da Faculdade de Ciências da ULisboa, com um duplo objetivo: valorizar a diversidade e excelência da formação dos doutorados e promover um espaço de diálogo direto entre empresas e estudantes.

Cientista a trabalhar com tubos de ensaio

Os participantes neste curso irão adquirir os conhecimentos essenciais à integração de equipas profissionais multidisciplinares na área das Análises Clínicas/Patologia Clínica, em laboratórios privados, públicos, hospitalares ou do Estado - candidaturas até 27 de julho.

Gotas de água

O curso visa capacitar os formandos para a aplicação dos índices de qualidade ecológica utilizados na avaliação da qualidade ambiental em sistemas de transição, no âmbito da Diretiva Quadro da Água (DQA) - candidaturas até 31 de agosto.

Saída de campo (Geologia)

O curso, com candidaturas até 20 de julho, convida os professores do Ensino Básico e Secundário a explorar a Geologia a partir das rochas que afloram nas imediações da sua escola.

Composição de três imagens relativas à área da deteção remota

2.ª edição do curso, com candidaturas até 18 de outubro.

A conferência visa reunir os principais especialistas no domínio da Imagiologia Médica por Micro-ondas (MMWI) e incluirá palestras, apresentações e pósteres de resumos revistos por pares e artigos de conferências, bem como workshops em áreas satélite de investigação com interesse para a investigação em MMWI.