BioISI Research Seminar

Seed initiation in angiosperms: when hormones meet epigenetics

Videoconferência

Por Duarte Figueiredo (Max Planck Institute of Molecular Plant Physiology).

Seed formation in flowering plants starts with a double fertilization event where two paternal sperm cells fertilize the two maternal gametes, egg cell and central cell. This event leads to the formation of two fertilization products: the embryo, which forms the next generation; and the endosperm, which nourishes the embryo. These two structures are surrounded by a tissue of maternal sporophytic origin called the seed coat. In order for the seed to form, embryo, endosperm and seed coat have to communicate with each other and coordinate their development. In our lab we are interested in the mechanisms leading to the formation of the endosperm and of the seed coat, and how these two structures communicate with each other. Before fertilization, seed development is blocked by the Polycomb Repressive Complex 2 (PRC2), which deposits repressive H3K27me3 epigenetic marks. In the model species Arabidopsis thaliana, we showed that post-fertilization production of the phytohormone auxin lifts the PRC2 block and allows for the seed to start developing. Auxin is produced in the endosperm and is transported to the seed coat, in order to drive its development. Now, we know that a second class of phytohormones, brassinosteroids (BRs), are also important for seed coat and endosperm development. BRs are necessary for proper removal of H3K27me3 marks from the seed coat, and they non-cell autonomously control the development of the endosperm. So we now propose a model where auxin produced in the endosperm and BRs produced in the seed coat ensure growth coordination between these two stuctures. While these experiments were done in Arabidopsis, we are now testing if these mechanisms of seed initiation are conserved throughout the phylogeny. Indeed, our data indicates that seed initiation is linked to auxin production already in early diverging angiosperms, and likely even in gymnosperms. With this work, we aim to provide a framework to understand the mechanisms necessary to form a seed, which can be potentially exploited for crop improvement in the future.


Transmissão via Zoom.

11h30
BioISI - Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Seminário Doutoral (Doutoramento em Informática), por Rodrigo Santos.

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Mathematical Logic Seminar, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin, Lyon 3, France).

Esta atividade insere-se no projeto INVASIVES, desenvolvido por uma equipa de investigadores de Ciências ULisboa.

Talk @LASIGE, por Haily Merritt (Department of Informatics, Indiana University, Bloomington, IN, United States).

Talk @DI, por Nuno Paiva (Parlamento Europeu).

Título/data/local/orador do evento

Lisbon AI Seminar, por Francisco Laranjinha (CFCUL/RG2).

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Título/data/local do evento e fotografia do orador

Conferência por Jordi Segalàs (professor associado na Universidade Politécnica de Catalunya - UPC Barcelona Tech; coordenador do grupo de investigação sobre Educação para a Sustentabilidade e Tecnologia).

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Julian Oberdisse (Laboratoire Charles Coulomb - L2C, University of Montpellier, CNRS, France).

O workshop pretende levar à discussão as coleções botânicas, em particular as de botânica económica, mostrando diferentes perspetivas e olhares sobre as coleções e qual o seu papel na ciência e nas artes.

Colóquio de Matemática, por Guy Bouchitté (Université de Toulon).

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Assis (LIP).

O MUHNAC celebra o Dia Internacional dos Museus com um programa de atividades gratuitas com o mote da edição de 2024: Museus, Educação e Investigação.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Logótipos TWIN2PIPSA/União Europeia e título do evento

This workshop is open to all CIÊNCIAS ULisboa community - registration is mandatory.

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

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