Ação de formação para docentes e investigadores

Workshop de Voz

Sala 8.2.12, Ciências ULisboa
Fotografia de microfone
Foto de Matt Botsford na Unsplash

Este workshop destina-se a todos que queiram trabalhar a comunicação a partir da voz e da presença vocal. A todos os que estejam interessados em explorar as potencialidades técnicas e criativas da sua voz. O profissional que utiliza a sua voz como ferramenta de trabalho deve conhecê-la para poder tirar o maior partido das suas potencialidades e para poder lidar com possíveis problemas que venham a surgir, fazendo da voz o seu maior aliado para o conforto e sucesso. A má utilização do aparelho vocal provoca desgaste físico e psicológico que condicionam o discurso.

O reconhecimento da morfologia e das potencialidades do aparelho vocal é fundamental para o processo de estimulação da expressividade oral.

Este reconhecimento é feito através de sequências de exercícios de respiração, entoação, articulação e projeção vocal.

Abordaremos a comunicação e a expressão oral como um acontecimento físico e de relação com o grupo. Este trabalho estimula a descoberta de novas formas de convívio e invenção do espaço, com auxílio de técnicas de apoio à expressão do corpo e da voz. Estimula o desenvolvimento de uma escuta e entoação qualificadas, capazes de gerar acordos sensíveis para a criação e de um discurso expressivo e confiante.

• Descobrir e desenvolver os recursos expressivos da voz
  • Ampliar as noções de cuidado e desenvolvimento da saúde vocal
  • Aprender a rentabilizar a respiração e, consequentemente, a voz
  • Desenvolver uma escuta qualificada de si próprio
  • Projeção e velocidade do discurso
  • Explorar os recursos técnicos da voz, para a descoberta de “novas vozes”
  • Aprendizagem de diversos efeitos vocais e ressonâncias, que ajudam na criação de personagens falantes
  • Aplicar as descobertas na criação de discursos expressivos e eficazes

• Postura corporal; relaxamento; aquecimento muscular
  • Sons da voz e as variáveis da respiração
  • Aquecimento vocal e ritmos da respiração
  • O valor da palavra, articulação das palavras e o recurso às onomatopeias e lengalengas
  • Articulação da voz com a mensagem. O ritmo e a expressão do texto. Exercícios de sonoridade, de interpretação e de improvisação vocal

Formadora

Marta Fernandes

Horário e sala

• Dia 15 de fevereiro, quinta feira, das 10 às 13 e das 14 às 17 horas
  • Dia 16 de fevereiro, sexta feira, das 10 às 13 horas
  • Sala 8.2.12, Ciências ULisboa
titulo e data do evento

A major vehicle to bring together the national Physical Chemistry community.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Cruz (Northeastern University).

Logótipo do EVM 2024

Por Giosuè Muratore (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por Pedro Duarte (DM Ciências ULisboa, CMAFcIO).

Título do programa, sobre mosaico de fotografias de jovens cientistas

As candidaturas encontram-se encerradas. Obrigada aos quase 80 candidatos/as!

Fotografia de ilha

Seminários Doutorais no âmbito da disciplina de Projeto de Investigação (Doutoramento em Ciências do Mar).

Logótipo do EVM 2024

Por Maria Manuel Torres (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Seminário do Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional, por Baptiste Claustre (aluno ENS Lyon, estagiário CMAFcIO).

Logótipo do EVM 2024

Por: Jorge Buescu (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Titulo e data do evento, com imagem de ponte sobre o tejo

Um evento organizado no âmbito da Ação COST EURO-MIC, de cujo Comitê de Gestão Elisabete Silva, líder do Bioactive and Multifunctional Materials Lab do BioISI, faz parte.

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.