Por Marta Daniela Santos (Direção de Comunicação e Imagem) e Rita Tomé (Tec Labs).
Vagas limitadas (máx. 25 participantes).
Comunicar de forma clara e cativante é uma capacidade cada vez mais necessária. A ciência está cada vez mais presente nos desafios globais que enfrentamos, e os cientistas são cada vez mais desafiados (e bem!) a partilhar o conhecimento que têm e que produzem com diferentes audiências. É frequente esta comunicação ter de ser bastante breve e servir um propósito específico: persuadir um potencial financiador da relevância da nossa proposta, despertar o interesse de jornalistas sobre um novo trabalho, ou informar um decisor político sobre o que a ciência permite concluir face a determinado problema.
Nestes contextos, podem ser chamados a preparar um pitch (científico) - uma comunicação muito breve, em que é particularmente crítico refletir sobre qual a informação prioritária (e acessória) e não só manter a atenção da nossa audiência do princípio ao fim, como despertar a sua curiosidade. Quanto mais breve a comunicação, mais desafiante é prepará-la.
Nesta formação, iremos falar sobre o que é um pitch (científico), abordar boas práticas para uma comunicação breve e eficaz, e colocar essas práticas... em prática.