Encontros Scientia

The added value of the eLTER site network and community to upscale restoration in Europe

Sala 2.2.14, Ciências ULisboa (com transmissão online)
Título do evento e fotografia da oradora, sobre um mapa da Europa

Por Bruna Reis (cE3c - Ecology of Environmental Change).

The long-term knowledge on ecosystems structure and functions gathered within LTER could be useful in scaling up ecosystem restoration to achieve global targets in the UN Decade on Ecosystem Restoration. In this research we aim to present the state of art of ecological restoration within the eLTER network and the relevance of long-term ecological knowledge to ecosystem restoration.

We have gathered information about experts and projects carried out at eLTER sites and the details of restoration projects through an online questionnaire. We identified 42 restoration projects from 18 countries in Europe. Most of the projects aimed to restore grasslands, forest & woodlands and freshwater ecosystems. A wide range of techniques to restore habitats was applied. Long-term monitoring was performed in 78% of the projects, and it was mostly based on vegetation indicators. Restoration success was rated higher in the long-term than in the short-term. A lack of standardization in the frequency, length and indicators used in the monitoring and evaluation was identified. Costs were not documented in 76% of the projects, and EU and private financing is still low. More than 75% of projects used infrastructure, expert knowledge, or data from eLTER sites. This overview revealed that ecological restoration takes time and requires long-term research and standardization. To tackle these issues, eLTER network offers services through its infrastructure, gathered long-term data sets, diversity of expertise and strategies that could help upscaling restoration in Europe. We also argue that extra finances from EU and private sector are needed to achieve larger-scale restoration.


Transmissão via Zoom (pw: 146271).

12h00
cE3c | Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais

Formação modular de 13 de abril a 11 de maio - produção em permacultura.

Atividade no âmbito da Semana sobre Espécies Invasoras: Portugal & Espanha 2024, assinalada pela SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia.

Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Novas vagas disponíveis para o Dia Aberto em Ciências!

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Título do programa e logótipos das entidades organizadoras, sobre fotografia do espaço

O programa decorre de 08 a 26 de julho, com candidaturas até 03 de junho.

Páginas