Aula aberta

Desenvolvimento de Software em Equipa com Git

Sala 3.2.16, Ciências ULisboa

Aula aberta da Unidade Curricular de Construção de Sistemas de Software, por Leonor Loureiro (Github).

No mundo do desenvolvimento de software, acompanhar mudanças, colaborar em equipa, e gerir projetos complexos pode ser um desafio. É aí que entra o Git. Git é um sistema de controlo de versões distribuído que fornece aos programadores ferramentas poderosas para gerir o source code, trabalhar colaborativamente e assegurar a qualidade do código desenvolvido. Nesta apresentação, iremos discutir a história dos sistemas de controlo de versões e as principais características do Git que nos permitem otimizar os fluxos de trabalho de colaboração em equipa. Vamos também explorar boas práticas de Git e algumas das ferramentas ao nosso dispor para colaborar em projetos complexos, incluindo técnicas para melhorar a performance de monorepos e GitLFS, e como nós a aplicamos na GitHub. No final desta apresentação, terão uma melhor compreensão de como Git pode ajudar programadores e equipas a trabalhar com mais eficácia e eficiência, por mais complexo que seja o projeto.

Leonor Loureiro tem um Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, e conta com cerca de 5 anos de experiência enquanto Software Engineer. Ao longo da sua carreira, contribuiu para vários projetos, de pequena e grande escala, enquanto Full Stack e Backend Developer, colaborando com equipas diversas e internacionais. Atualmente, faz parte da equipa Git Systems na GitHub, onde é responsável pelo desenvolvimento e manutenção dos serviços que armazenam e servem Git repositórios.

09h30
Departamento de Informática | Ciências ULisboa

Curso destinado a todos que necessitem de realizar análise de dados com recurso ao R.

Seminário de Lógica Matemática, por Paulo Santos (ISCAL - CEMS.UL).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Fábio Chalub (NOVA Math, Universidade NOVA de Lisboa, Portugal).

Seminário de Unidade Curricular - Projeto de Investigação, por Vanessa Filipa Laranjeiro Ribeiro.

Banner_trilho_laboratorios

Bem-vindos a Ciências ULisboa!

Seminário de Projeto de Investigação (Doutoramento em Biologia), por Pedro Peixe e Sousa.

Um concurso de programação dirigido aos alunos do ensino secundário (11.º e 12.º anos), que visa promover a prática e o gosto pela programação.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Tiziano Camporesi (LIP).

RSS Meetup, por Dimitris Mostrous (Aikido Security).

Ana Quintans

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa.

Vista a partir de cima de pessoas a trabalharem sobre uma mesa de madeira

CIÊNCIAS desenvolve um conjunto de atividades de apoio aos Doutorandos, periodicamente enquadradas no âmbito do PhD Support Programme.

Esta formação é oferecida como oportunidade de aprender sobre sustentabilidade do corpo à comunidade e ao ecossistema, perante uma situação global desesperante, sonhando utopicamente com futuros mais justos e equitativos. 

Conversa com Cristina Luís (investigadora no CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia / Ciências ULisboa).

Logótipo do LIP Summer Internship Program

Um programa destinado a estudantes de Física e Engenharia com interesse em investigação científica e tecnológica, com candidaturas até 11 de maio.

O encontro tem como objetivo divulgar e promover os resultados da investigação produzidos nos dois pólos do Centro de Química Estrutural (CIÊNCIAS e IST), estimulando a criatividade, o trabalho interdisciplinar e o espírito científico.

O evento reunirá alunos de Ciências ULisboa e do ISCAL, proporcionando-lhes uma oportunidade única para apresentarem e defenderem os seus projetos empreendedores num formato de pitch.

Fotografia de Chapim-azul

The goal of this course is to provide the participants with the most recent and practical knowledge on the use of Functional Diversity.

Mão a segurar em globo de vidro

Curso acreditado pelo CCPFC para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 230, 420, 510, 520 e 560, com candidaturas até 30 de abril.

The aim of this event is to illustrate the importance of interdisciplinarity. To do so the meeting will bring together researchers from different areas who work in interdisciplinary fields within Ciências ULisboa

Título/data/local do evento, logótipos das entidades organizadoras e fotografia de peixe

The event aims to facilitate the exchange of information and knowledge among professionals to advance the understanding, collaboration and capabilities of aquaculture to respond to the impact of climate change in a rapidly changing global environment.

Uma oportunidade única para interagir com a comunidade global de computação científica, com inscrições (preço reduzido) até 02 de maio.

Logótipo Moodle

Ação de formação para docentes e investigadores de CIÊNCIAS.

Título/data/local do evento e iconografia representativa de energias renováveis

Inscrições até 16 de maio! Junta-te a esta revolução energética e faz a diferença!

Curso destinado a estudantes de Mestrado e de Doutoramento, bem como a profissionais que desenvolvam investigação científica na área da saúde.

Químico a escrever fórmulas num quadro

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores do Ensino Básico e Secundário do Grupo 510 (CCPFC/ACC-118288/22), com candidaturas até 18 de maio.

Páginas