Distinguished Talks @DI/LASIGE

Towards Machine Understanding

Sala 1.3.23, Ciências ULisboa
Informações sobre o evento e fotografia do orador

Por Michael Wooldridge (University of Oxford).

Recent developments in Artificial Intelligence (AI) are startling - at least at first sight. We now have AI systems that appear to be able to sustain meaningful conversations, capable of answering complex questions about an impressively broad range of topics. Machines that can really pass the Turing's famous test for machine intelligence now seem plausible within the near future. So to what extent are these impressive new tools really intelligent? To what extent can we say they understand in the same way that we do? And where is this technology heading?

Short Bio: Michael Wooldridge is a Professor of Computer Science at the University of Oxford, and Director of Foundational AI Research at the Alan Turing Institute, London (the UK’s national centre for AI & data science). Before joining Oxford in 2012, he was for 12 years a Professor at the University of Liverpool, where he was first Head of Department of Computer Science, and then Head of School (Dean) of Electrical and Electronic Engineering and Computer Science. Prof. Wooldridge gained his PhD from the University of Manchester in 1992.

Prof. Wooldridge has received international awards for both research and teaching. In 2020 he received the Lovelace Medal from the British Computer Society (the UK’s top award for a computer scientist), and received the ACM Autonomous Agents Research Award in 2006 (the award is made annually by ACM to an individual whose research in the area of autonomous agents and multi-agent systems over the previous five years is judged to have been particularly influential). He received the Outstanding Educator Award from the Association for Advancement of AI (AAAI) in 2021. He is an ACM Fellow (2015), a AAAI Fellow (2008), a EurAI Fellow (2007), and a member of Academia Europaea (2015). He is Co-Editor-in-Chief of the journal “Artificial Intelligence”, and will be conference chair for the AAAI-24 conference. He has published 9 books, three of which have been translated into a total of seven different languages. In addition he has published more than 400 scientific articles. 

17h00
Departamento de Informática / LASIGE Computer Science and Engineering Research Centre
Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Novas vagas disponíveis para o Dia Aberto em Ciências!

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Título do programa e logótipos das entidades organizadoras, sobre fotografia do espaço

O programa decorre de 08 a 26 de julho, com candidaturas até 03 de junho.

Pormenor de linguagem corporal (braços e mãos) de pessoa a dialogar

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

Páginas