Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga

The Doctrine of Lots in Medieval Chinese Astrology

Videoconferência

Por Jeffrey Kotyk (University of British Columbia).

The Chinese received the doctrine of lots via translation of horoscopic literature around the year 800 CE, which was primarily based upon Dorotheus, albeit in a form different from that of Al-Tabari's version. The description of the lots is primarily (and miraculously) preserved in a single Daoist text. Therein we can see more than a dozen types of lots described, but more significantly, we can see examples in which the content was adapted to the new Chinese environment. For example, identifying religiosity with the Lot of Spirit, but associating the Moon with Buddhism and the Sun with Daoism. We will also discuss the intriguing significations of the lots as they are explained in Chinese, thus demonstrating that this doctrine was important in China, just as it was elsewhere in the contemporary medieval world.

Jeffrey Kotyk is the Sheng Yen Education Foundation Postdoctoral Fellow in Chinese Buddhism. Jeffrey received his PhD from Leiden University in 2017 with a dissertation titled “Buddhist Astrology and Astral Magic in the Tang Dynasty”. Jeffrey has published on the interaction between astronomy and Buddhism in China, such as “Iranian Elements in Late-Tang Buddhist Astrology” in Asia Major and “Yixing and Pseudo-Yixing: A Misunderstood Astronomer-Monk” in the Journal of Chinese Buddhist Studies. Recently he has researched the relationship between secular and Buddhist histories with a particular interest in evaluating the latter in light of the former. His forthcoming monograph is titled Horoscopy and Astral Magic in Medieval China: Buddhist and Daoist Experiences of Astrology.

Transmissão via Zoom.

Cartaz do evento

18h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Novas vagas disponíveis para o Dia Aberto em Ciências!

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Título do programa e logótipos das entidades organizadoras, sobre fotografia do espaço

O programa decorre de 08 a 26 de julho, com candidaturas até 03 de junho.

Pormenor de linguagem corporal (braços e mãos) de pessoa a dialogar

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

Páginas