Concurso de fotografia

Ao ritmo das marés: a vida no estuário do Tejo

Fotografias do Estuário do Tejo

O estuário do Tejo é um dos maiores da Europa e a segunda zona húmida mais importante da Península Ibérica. Os estuários prestam serviços ecológicos fundamentais, como a recirculação de nutrientes, e suportam por isso uma elevada biodiversidade. A vida nos estuários é controlada pelo ritmo das marés: duas vezes por dia áreas vastíssimas são alternadamente emersas (na maré-baixa) e submersas (na maré-alta), criando ambientes com condições ecológicas muito distintas. Sobreviver e tirar partido destas variações ambientais extremas é o desafio de todos os habitantes do estuário do Tejo.

Entre as espécies mais emblemáticas do estuário do Tejo destacam-se as aves limícolas, que todos os anos chegam aos milhares vindas das terras frias do norte para passar o Inverno. Durante a maré-baixa, estas aves alimentam-se de invertebrados (como bivalves, minhocas e caranguejos) que vivem enterrados nas lamas do estuário e que por sua vez se alimentam de algas microscópicas que vivem suspensas na coluna de água ou na superfície dos sedimentos arenosos ou vasosos. No período de maré-alta, as aves abandonam as zonas entremarés procurando refúgio nos sapais e salinas que bordejam o estuário e são então os peixes que substituem as aves como importantes predadores nesta sensível cadeia trófica.

Às portas de Lisboa, o estuário do Tejo sempre atraiu as populações humanas, servindo como ponto central de transporte fluvial e marítimo, como fonte de recursos alimentares (pescas e mariscagem) e, mais recentemente, como local de atividades recreativas. Conciliar a atividade humana e a conservação da natureza no estuário do Tejo é agora o maior desafio.

Inscrição e submissão de fotografias:


O concurso é organizado no âmbito do projeto "MigraWebs: Migradores como modeladores ecológicos sazonais das comunidades e funções ecossistémicas de áreas costeiras temperadas e tropicais", financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e coordenado por investigadores do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O concurso tem como objetivo final a organização de uma exposição com o tema “Ao ritmo das marés: a vida no estuário do Tejo” composta pelas fotografias vencedoras do concurso e que ficará patente no espaço EVOA (Espaço de Visitação e Observação de Aves - Lezíria Grande de Vila Franca de Xira) por um período de seis meses.

Título/data/local/oradores do evento

Join us for ‘Shaping Tomorrow’s Intelligence’ where we will discuss some of the important choices we have in determining the future of AI.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia - Especialidade de Biologia Molecular), por Zohra Gulzar Lodhia.

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Novas vagas disponíveis para o Dia Aberto em Ciências!

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Mathematical Logic Seminar, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin, Lyon 3, France).

Esta atividade insere-se no projeto INVASIVES, desenvolvido por uma equipa de investigadores de Ciências ULisboa.

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título/data/local/orador do evento

Lisbon AI Seminar, por Francisco Laranjinha (CFCUL/RG2).

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Páginas