Concurso de fotografia

Ao ritmo das marés: a vida no estuário do Tejo

Fotografias do Estuário do Tejo

O estuário do Tejo é um dos maiores da Europa e a segunda zona húmida mais importante da Península Ibérica. Os estuários prestam serviços ecológicos fundamentais, como a recirculação de nutrientes, e suportam por isso uma elevada biodiversidade. A vida nos estuários é controlada pelo ritmo das marés: duas vezes por dia áreas vastíssimas são alternadamente emersas (na maré-baixa) e submersas (na maré-alta), criando ambientes com condições ecológicas muito distintas. Sobreviver e tirar partido destas variações ambientais extremas é o desafio de todos os habitantes do estuário do Tejo.

Entre as espécies mais emblemáticas do estuário do Tejo destacam-se as aves limícolas, que todos os anos chegam aos milhares vindas das terras frias do norte para passar o Inverno. Durante a maré-baixa, estas aves alimentam-se de invertebrados (como bivalves, minhocas e caranguejos) que vivem enterrados nas lamas do estuário e que por sua vez se alimentam de algas microscópicas que vivem suspensas na coluna de água ou na superfície dos sedimentos arenosos ou vasosos. No período de maré-alta, as aves abandonam as zonas entremarés procurando refúgio nos sapais e salinas que bordejam o estuário e são então os peixes que substituem as aves como importantes predadores nesta sensível cadeia trófica.

Às portas de Lisboa, o estuário do Tejo sempre atraiu as populações humanas, servindo como ponto central de transporte fluvial e marítimo, como fonte de recursos alimentares (pescas e mariscagem) e, mais recentemente, como local de atividades recreativas. Conciliar a atividade humana e a conservação da natureza no estuário do Tejo é agora o maior desafio.

Inscrição e submissão de fotografias:


O concurso é organizado no âmbito do projeto "MigraWebs: Migradores como modeladores ecológicos sazonais das comunidades e funções ecossistémicas de áreas costeiras temperadas e tropicais", financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e coordenado por investigadores do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O concurso tem como objetivo final a organização de uma exposição com o tema “Ao ritmo das marés: a vida no estuário do Tejo” composta pelas fotografias vencedoras do concurso e que ficará patente no espaço EVOA (Espaço de Visitação e Observação de Aves - Lezíria Grande de Vila Franca de Xira) por um período de seis meses.

Nesta atividade será possível visitar alguns laboratórios do MARE, de modo a perceber o seu funcionamento e a investigação que aí é conduzida.

Ciência fresquinha? Temos. Uma bebida a acompanhar? Também!

Título do evento, logótipo da Unite! e representação de mão a escrever uma carta

A ULisboa recebe um evento solidário de angariação de fundos para as Bolsas Alumni Solidário, no contexto da Unite! e da sua promoção da inclusão e do bem-estar no campus.

Será que sabes fazer a reciclagem? Será que conheces todos os 10 Rs da sustentabilidade?

Logótipos de Ciências ULisboa/GAPsi e calendarização das palestras

Uma conversa sobre regulação emocional.

Conferência do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, por Gemma Cirac-Claveras (Institut d'Història de la Ciència - Barcelona).

Alguma vez te questionaste como é que a eletrónica que nos rodeia é feita?

Título/data/local do evento e logótipos das entidades envolvidas

Uma viagem em que os visitantes terão a oportunidade de conhecer o LIP e os lugares para onde viajamos diariamente no nosso trabalho - os lugares onde estão instaladas as nossas experiências, de onde chegam os dados que analisamos, onde estão (ou estarão) instalados os detetores que construímos, onde é aplicada a investigação que se faz no LIP.

A inteligência artificial (IA) tem estado no centro das atenções devido ao seu rápido desenvolvimento e potencial transformador em todas as áreas da sociedade, nomeadamente no sector da educação.

Título/data/local do evento e fotografia de profissional de saúde a interagir com um paciente, em tons sépia

Com foco na promoção de cuidados de saúde centrados no doente, a conferência pretende mobilizar a comunidade e o ecossistema da ULisboa para discutir estratégias e tendências na área, bem como atuais e futuras iniciativas de investigação clínica e de dados com vista à prestação de cuidados de elevado valor.

Data Science Seminar, por Nuno Neves (LASIGE/DI-FCUL).

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

Durante este dia, acesso gratuito ao Museu, ao Jardim Botânico de Lisboa e ao Jardim Botânico Tropical.

Título/data/local do evento e representação do cérebro humano

A iniciativa reúne estudantes e investigadores que apresentam e discutem trabalhos de investigação em curso, e novas propostas e ideias nas áreas da mente, cérebro e cognição.

Representação futurista de sistema de produção agrícola

Conferência Anual do Colégio F3 e da Rede Agro da Universidade de Lisboa.

IDL Lecture, por John Clinton (ETHZ).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por James Kennedy (Departamento de Matemática, Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Portugal).

Queres explorar diferentes áreas da Matemática de forma descontraída?

Seminário de Lógica Matemática, por Maria Beatrice Buonaguidi (King's College London).

O curso, a decorrer de 26 a 29 de novembro, destina-se a fornecer competências a quem pretende trabalhar com modelos experimentais ou com vertebrados selvagens.

Título/data/local do evento, logótipos DGES/ULisboa e fotografia de pormenor de docente a corrigir testes

O workshop visa identificar estratégias práticas que promovem a eficácia do estudo perante o aproximar de períodos avaliativos.

Seminário em Biologia Humana e Ambiente, por Paula Alexandra Lopes (Faculdade de Medicina Veterinária - FMV - Universidade de Lisboa; Centre for Interdisciplinary Research in Animal Health - CIISA).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por João Lin Yun (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia - Especialidade em Ecologia), por Celso José Miguel Paulo.

Join us for a discussion on the challenges and opportunities of developing and implementing sustainable marine spatial planning (MSP) and management around the globe. With international experts from Brazil, USA, Spain and Portugal as guest speakers!

Páginas