Concurso de fotografia

Ao ritmo das marés: a vida no estuário do Tejo

Fotografias do Estuário do Tejo

O estuário do Tejo é um dos maiores da Europa e a segunda zona húmida mais importante da Península Ibérica. Os estuários prestam serviços ecológicos fundamentais, como a recirculação de nutrientes, e suportam por isso uma elevada biodiversidade. A vida nos estuários é controlada pelo ritmo das marés: duas vezes por dia áreas vastíssimas são alternadamente emersas (na maré-baixa) e submersas (na maré-alta), criando ambientes com condições ecológicas muito distintas. Sobreviver e tirar partido destas variações ambientais extremas é o desafio de todos os habitantes do estuário do Tejo.

Entre as espécies mais emblemáticas do estuário do Tejo destacam-se as aves limícolas, que todos os anos chegam aos milhares vindas das terras frias do norte para passar o Inverno. Durante a maré-baixa, estas aves alimentam-se de invertebrados (como bivalves, minhocas e caranguejos) que vivem enterrados nas lamas do estuário e que por sua vez se alimentam de algas microscópicas que vivem suspensas na coluna de água ou na superfície dos sedimentos arenosos ou vasosos. No período de maré-alta, as aves abandonam as zonas entremarés procurando refúgio nos sapais e salinas que bordejam o estuário e são então os peixes que substituem as aves como importantes predadores nesta sensível cadeia trófica.

Às portas de Lisboa, o estuário do Tejo sempre atraiu as populações humanas, servindo como ponto central de transporte fluvial e marítimo, como fonte de recursos alimentares (pescas e mariscagem) e, mais recentemente, como local de atividades recreativas. Conciliar a atividade humana e a conservação da natureza no estuário do Tejo é agora o maior desafio.

Inscrição e submissão de fotografias:


O concurso é organizado no âmbito do projeto "MigraWebs: Migradores como modeladores ecológicos sazonais das comunidades e funções ecossistémicas de áreas costeiras temperadas e tropicais", financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e coordenado por investigadores do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O concurso tem como objetivo final a organização de uma exposição com o tema “Ao ritmo das marés: a vida no estuário do Tejo” composta pelas fotografias vencedoras do concurso e que ficará patente no espaço EVOA (Espaço de Visitação e Observação de Aves - Lezíria Grande de Vila Franca de Xira) por um período de seis meses.

Geometry & Physics Seminar, por Xavier Blot (GFM-UL).

3.º Seminário Conjunto CFCUL / Rede Ibérica de Filosofia das Ciências, por Javier Anta (Universidade de Sevilha).

Conferência associada à exposição “A Porta do Pacífico: Uma viagem cartográfica pelo Estreito de Magalhães", por Suzana Nápoles (Centro de Matemática, Aplicações Fundamentais e Investigação Operacional - CMAFcIO).

An action-packed event where you will have the opportunity to get to know the latest that is being made in Ciências, showcase your work and, above all, meet and discuss ideas with your department PhD colleagues! 

Seminário Doutoral I (Doutoramento em Biologia), por Ana Sofia Laranjeira Lopes.

Título do programa, sobre fundo colorido

Submissão de candidaturas até 30 de março de 2023.

RSS Meetup, por António Ravara (FCT/UNL).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Cecília Roque (Department of Chemistry and UCIBIO, NOVA School of Science and Technology, Lisbon, Portugal).

Hi-Phi Seminar, por Šima Krtalić (CIUHCT) e James McAllister (Univ. Leiden/CFCUL).

Título do projeto, sobre uma fotografia de região polar

Concurso para Projetos Exploratórios a decorrer até 31 de março de 2023.

Mathematical Logic Seminar, por Elaine Pimentel (University College London).

Título do evento e pintura representativa de multidão

(Dis)Embodied Selves, Depersonalisation and Ghosts in the Machines Workshop.

Título do evento e fotografias de experiências científicas

Uma oportunidade única para alunos do 3.º ciclo conhecerem o mundo da Ciência de forma interativa e criativa.

Título do programa, sobre imagem alusiva à cibersegurança

This program aims to be the best international cybersecurity short/medium term course for executives and decision makers in Europe.

Logótipo do PNEC 2030

Consulta pública a decorrer até 14 de abril de 2023.

Logótipo do evento, sobre representação de Lisboa e Margem Sul do Tejo

This is a conference directed for Postdocs, PhD and Master students in Mathematics and affine areas of Lisbon Universities.

Logótipo do CEBiCNa, sobre um fundo branco

Concurso para atribuição de 20 bolsas de investigação, com candidaturas até 17 de abril de 2023.

Composição do logótipo da ULisboa e de representação do ser humano

A competição oferece aos estudantes de doutoramento da ULisboa a oportunidade de desenvolver novas competências de comunicação - candidaturas abertas de 03 a 17 de abril de 2023.

A feira de emprego da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Título do evento e fotografia de pessoa no topo de montanha

A 19 de abril de 2023 celebra-se o 112.º aniversário da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Conferência associada à exposição “A Porta do Pacífico: Uma viagem cartográfica pelo Estreito de Magalhães", por Joana Lima (Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia - CIUHCT).

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

This year our motto is "Reinventing Science, for yourself and others”.

BioISI Research Seminar, por Margarida Gama-Carvalho (BioISI/Ciências ULisboa).

Páginas