Concurso de fotografia

Ao ritmo das marés: a vida no estuário do Tejo

Fotografias do Estuário do Tejo

O estuário do Tejo é um dos maiores da Europa e a segunda zona húmida mais importante da Península Ibérica. Os estuários prestam serviços ecológicos fundamentais, como a recirculação de nutrientes, e suportam por isso uma elevada biodiversidade. A vida nos estuários é controlada pelo ritmo das marés: duas vezes por dia áreas vastíssimas são alternadamente emersas (na maré-baixa) e submersas (na maré-alta), criando ambientes com condições ecológicas muito distintas. Sobreviver e tirar partido destas variações ambientais extremas é o desafio de todos os habitantes do estuário do Tejo.

Entre as espécies mais emblemáticas do estuário do Tejo destacam-se as aves limícolas, que todos os anos chegam aos milhares vindas das terras frias do norte para passar o Inverno. Durante a maré-baixa, estas aves alimentam-se de invertebrados (como bivalves, minhocas e caranguejos) que vivem enterrados nas lamas do estuário e que por sua vez se alimentam de algas microscópicas que vivem suspensas na coluna de água ou na superfície dos sedimentos arenosos ou vasosos. No período de maré-alta, as aves abandonam as zonas entremarés procurando refúgio nos sapais e salinas que bordejam o estuário e são então os peixes que substituem as aves como importantes predadores nesta sensível cadeia trófica.

Às portas de Lisboa, o estuário do Tejo sempre atraiu as populações humanas, servindo como ponto central de transporte fluvial e marítimo, como fonte de recursos alimentares (pescas e mariscagem) e, mais recentemente, como local de atividades recreativas. Conciliar a atividade humana e a conservação da natureza no estuário do Tejo é agora o maior desafio.

Inscrição e submissão de fotografias:


O concurso é organizado no âmbito do projeto "MigraWebs: Migradores como modeladores ecológicos sazonais das comunidades e funções ecossistémicas de áreas costeiras temperadas e tropicais", financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e coordenado por investigadores do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O concurso tem como objetivo final a organização de uma exposição com o tema “Ao ritmo das marés: a vida no estuário do Tejo” composta pelas fotografias vencedoras do concurso e que ficará patente no espaço EVOA (Espaço de Visitação e Observação de Aves - Lezíria Grande de Vila Franca de Xira) por um período de seis meses.

Título "Ciências, onde andas tu?", sobre um mapa

Esta é a pergunta que estamos a fazer a alumni de Ciências ULisboa. A resposta interessa-vos?

Seminário Doutoral, por Rita Sousa.

Título e data do evento, acompanhados de representações de espécies animais/vegetais e dos logótipos dos organizadores

No dia 26 de maio, a comunidade de Ciências, em conjunto com especialistas de diferentes grupos taxonómicos, inventaria e regista toda a biodiversidade que consiga observar.

Seminário Helena Avelar de Astronomia e Astrologia Antiga, por Jeffrey Kotyk (University of British Columbia).

The main purpose of this course is to present new recent developments in integrated nested Laplace approximation (INLA) that is a method for approximate Bayesian inference.

In 2022, CQE Days will be held on the 26th and 27th of May at Ciências campus.

Banner do evento

Um debate sobre o papel da bioinspiração no Design, na Arquitetura e no Planeamento Urbano.

Um ciclo de entrevistas com o objetivo de conhecer melhor os docentes do Departamento de Matemática de Ciências ULisboa. Gracinda Gomes é a entrevistada.

Logótipo da iniciativa e prazo de candidatura

Candidaturas de 16 a 27 de maio de 2022.

Fotografia de elétrico e diversas informações sobre o evento

Evento no âmbito do Ciclo de Conferências "Conversas à 6.ª", promovido pela redeMOV da Universidade de Lisboa.

Imagem ilustrativa do evento e várias informações (título, orador, data)

Formação de Comunicação em Ciência(s), por Luís Morgado (Science Communication Office ITQB NOVA).

Imagem representativa de um mundo digital

Sessão de apresentação dos Mestrados do Departamento de Informática.

Ação de formação para docentes, por Sofia Sá.

The objective of this course is to provide participants with basic knowledge on a) the fundamental aspects of experimental design and b) workflows, platforms and tools to increase reproducibility at all scientific levels.

Pormenor da Exposição "Formas & Fórmulas" (Ciências ULisboa, outubro 2016 a março 2017)

A sessão conta com a presença do coordenador, docentes e alunos do Mestrado.

Fotografia de bando de aves

O National Geographic Summit está finalmente de volta!

Fotografias do Estuário do Tejo

Concurso de fotografia no âmbito do projeto "MigraWebs: Migradores como modeladores ecológicos sazonais das comunidades e funções ecossistémicas de áreas costeiras temperadas e tropicais", com candidaturas de 18 de abril a 31 de maio de 2022.

Título e data do evento, sobre uma fotografia de um elétrico

The course aims to provide a better understanding of how to use and customize NIMBLE's statistical algorithms.

Ação de formação para docentes, por Sofia Sá.

Pormenor de vida marinha

Seminários doutorais no âmbito do Doutoramento em Biologia de Ciências ULisboa.

The goal of this event is to allow PhD students from our research unit / faculty (LASIGE / FCUL), and other institutions, to disseminate their work and fostering knowledge sharing and cross-institution student collaborations.

Título do evento e indicação dos oradores

Encontro de Comunicação de Ciência(s), por Diogo Veríssimo (Universidade de Oxford), Maria Vicente (Plataforma de Ciência Aberta) e Milene Matos (BioLiving; Município de Lousada).

Fotografia de documentos antigos

As perspetivas epistemológicas acerca do arquivo, entendido enquanto realidade mas também como metáfora, sofreram transformações assinaláveis nos últimos anos.

Geometry Seminar, por Daniel Barlet (Institut Elie Cartan, Géométrie, Université de Lorraine, Nancy).

Banner do evento

Sessão de apresentação de e-book no âmbito do projeto HOUSE (Hábitos e AlimentaçãO dos Universitários na SaúdE).

Páginas