#ScienceForUkraine

Logótipo da #ScienceForUkraine

#ScienceForUkraine é uma iniciativa de investigadores voluntários de todo o Mundo que se juntou de forma voluntária e espontânea, para angariar informações sobre oportunidades para investigadores e estudantes que neste momento estão a ser obrigados a abandonar a Ucrânia. Acreditam firmemente que as pessoas que trabalham em ciência por todo o Mundo são os que estão na posição mais adequada para ajudar os seus colegas em necessidade. Nesse sentido, a #ScienceForUkraine incentiva instituições/investigadores/empresas a fornecer esse apoio, não apenas para evitar que carreiras académicas sejam interrompidas devido a atrocidades injustificadas, mas também para permitir que os investigadores se consigam sustentar e manter fora do seu país durante o tempo que for necessário.

A #ScienceForUkraine pede gentilmente a todos apoio para estudantes e investigadores que fogem da Ucrânia, se possível estabelecendo um programa de apoio na instituição/centro de investigação/universidade ou similar de cada um, mesmo que por um curto período de tempo. A informação recolhida na base de dados da #ScienceForUkraine inclui ofertas de bolsas, estágios, oportunidades de emprego, acomodação, etc.. Toda a informação está constantemente a ser atualizada no seu website e lá é possível obter mais informações de como ajudar e consultar exemplos.

Pedem ainda que seja disseminada a palavra sobre a #ScienceForUkraine, de forma que consiga chegar a beneficiários e a inspirar mais pessoas a contribuir.

Computador portátil a projetar imagem de sequência biológica

Curso com candidaturas até 12 dezembro.

Workshop sobre Arqueologia Histórica, Ciências Ambientais e Trabalho em Comunidade.

Estudantes

As candidaturas decorrem até 08 de janeiro.

Titulo do prémio e pormenor da Ponte Vasco da Gama

As candidaturas decorrem até 09 de janeiro.

Representação de pessoa a interagir com tecnologia

O curso introduz o conceito de Digital Twins e a sua aplicação estratégica no contexto do serviço público, com foco na modernização digital, otimização de processos e apoio à decisão - candidaturas até 11 de janeiro.

Bola de cristal colocada no solo

Curso com candidaturas até 19 de dezembro.

Imagem exemplificativa da área da deteção remota

Este curso avançado tem como objetivo fornecer acesso e ferramentas para a aquisição e processamento de dados de deteção remota para diferentes aplicações, usando imagens multiespectrais de satélite, drone, terrestres e LiDAR, com foco na caracterização da vegetação e da paisagem, bem como das suas mudanças ao longo do tempo - candidaturas até 19 de dezembro.

Duas pessoas a interagirem num contexto de realidade virtual

O curso explora o potencial da Realidade Virtual (VR) e Aumentada (AR) como ferramentas inovadoras nos processos de onboarding e desenvolvimento de competências - candidaturas até 25 de janeiro.

Ana Rita Lopes

As candidaturas decorrem até 30 de janeiro.

Ginásio "inundado" de tecnologia

Um programa único na Europa, com o objetivo de capacitar para a integração crítica, segura e eficaz de ferramentas digitais na intervenção clínica - candidaturas até 16 de janeiro.

Imagem abstrata

Neste curso, será promovida uma abordagem multidisciplinar, apresentando as descobertas mais recentes sobre o tema e desafiando a forma tradicional de considerar as associações simbióticas como exceções e não como a regra - candidaturas até 09 de janeiro.

As inscrições são grátis para funcionários e estudantes de CIÊNCIAS e da FCiências.ID, mediante a utilização do código CIENCIASFREE. 

O workshop propõe promover a partilha de estratégias metodológicas que permitam transformar as ferramentas de inteligência artificial em apoios qualificados ao trabalho docente, assegurando que complementam, e nunca substituem, a intervenção profissional, o rigor pedagógico e a intencionalidade do professor.

Pessoas a analisarem dados

Candidaturas até 13 de fevereiro.

Um curso prático, limitado a um pequeno número de participantes, destinado a quem procura formação básica em teoria e estatística macroecológica e deseja familiarizar-se com algumas das potenciais utilizações de vários métodos avançado - candidaturas até 13 de fevereiro.