Seminário Global History Reading Group

O Archival Turn

Evento online
Edifício em construção

As perspetivas epistemológicas acerca do arquivo, entendido enquanto realidade mas também como metáfora, sofreram transformações assinaláveis nos últimos anos. Deixámos de o ver apenas como espaço razoavelmente imutável onde os historiadores se abastecem da matéria-prima necessária à prossecução do seu trabalho. Alternativamente, o arquivo tornou-se sujeito, um agente do processo histórico tão importante quanto aqueles que lhe deram forma. O archival turn conduziu-nos à ideia de arquivo enquanto documento ele próprio, com uma história que importa explorar per se. A investigação avançou consideravelmente em tempos recentes, sobretudo pela mão de historiadores, arquivistas e antropólogos, todos eles interessados no papel da informação e da burocracia na sua relação com o poder e a sociedade (os filósofos haviam sido dos primeiros a tratar o assunto). O arquivo colonial, em particular, tem estado no centro do debate. Em todo o caso, a “nova história” do arquivo é ainda uma narrativa um tanto eurocêntrica, pouco atenta aos modos como se geravam, guardavam e organizavam documentos no “resto do mundo”.

Programa do evento

O propósito deste grupo de leitura é justamente o de questionar o arquivo, refletindo acerca da sua história no último meio milénio e, bem assim, do modo como a sua relação com o historiador tem evoluído ao longo do último meio século. O programa das sessões e a lista de leituras propostas procuram ir ao encontro de algumas das questões que marcam o presente debate historiográfico, incluindo os termos da nossa relação com o arquivo face aos desafios que se perfilam. O grupo reunir-se-á cerca de duas vezes por mês, entre fevereiro e junho de 2022, mas a corrente situação de pandemia obriga a que as sessões sejam exclusivamente online (plataforma Zoom) até indicação em contrário. A participação no grupo implica inscrição prévia através de email enviado para o respetivo coordenador (jmflores@fc.ul.pt). Os textos para debate serão enviados por email para todos os inscritos com pelo menos uma semana de antecedência em relação à sessão seguinte. A discussão decorrerá em português ou em inglês, consoante a composição do grupo.

11h00-13h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia / Departamento de História e Filosofia das Ciências | Ciências ULisboa

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Ben Stevenson (University of Auckland, New Zealand).

Seminário Doutoral II (Doutoramento em Biologia - Especialidade de Biologia Molecular), por Zohra Gulzar Lodhia.

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Novas vagas disponíveis para o Dia Aberto em Ciências!

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Esta atividade insere-se no projeto INVASIVES, desenvolvido por uma equipa de investigadores de Ciências ULisboa.

Mathematical Logic Seminar, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin, Lyon 3, France).

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título/data/local/orador do evento

Lisbon AI Seminar, por Francisco Laranjinha (CFCUL/RG2).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Julian Oberdisse (Laboratoire Charles Coulomb - L2C, University of Montpellier, CNRS, France).

Título/data/local do evento e fotografia do orador

Conferência por Jordi Segalàs (professor associado na Universidade Politécnica de Catalunya - UPC Barcelona Tech; coordenador do grupo de investigação sobre Educação para a Sustentabilidade e Tecnologia).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Colóquio de Matemática, por Guy Bouchitté (Université de Toulon).

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Pedro Assis (LIP).

O MUHNAC celebra o Dia Internacional dos Museus com um programa de atividades gratuitas com o mote da edição de 2024: Museus, Educação e Investigação.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Páginas