+Biodiversidade @CIÊNCIAS: Mobilizar a comunidade de CIÊNCIAS para a promoção da sustentabilidade no Campus
Em 2019 os projetos “FCUL+Verde: promover e valorizar a flora em Ciências” e “BioComunidade: juntos descobrimos a biodiversidade em Ciências”, agora unidos sob o nome “+Biodiversidade @CIÊNCIAS: Mobilizar a comunidade de CIÊNCIAS para a promoção da sustentabilidade no Campus” surgiram como resposta ao desafio lançado por Ciências ULisboa na forma da primeira edição do Concurso de Ideias para a Sustentabilidade. Este concurso “visa identificar e promover iniciativas de membros de Ciências que possam contribuir para a sustentabilidade, nas suas várias vertentes, no campus e na sua interação com a cidade de Lisboa”.
+Biodiversidade @CIÊNCIAS pretende aplicar o conceito de sustentabilidade nos espaços verdes de Ciências ULisboa e caracterizar e monitorizar a sua biodiversidade ao longo do tempo, envolvendo tanto a comunidade de Ciências como os cidadãos que vivem e trabalham na área. Para tal a equipa do projeto recorre a levantamentos clássicos da biodiversidade (florística e faunística), a sofisticados equipamentos de monitorização (vídeo, sensores acústicos e drones) e à ciência cidadã. A ciência cidadã é o envolvimento dos cidadãos nos processos científicos, permitindo-lhes adquirir conhecimentos em diferentes áreas e um maior desenvolvimento do sentido de análise e sentido crítico. O envolvimento destes não profissionais na investigação científica e na monitorização ambiental tornou-se também uma nova abordagem científica. Esta componente é dinamizada na plataforma BioDiversity4All através da qual, todos, comunidade de Ciências e quem viva ou trabalhe perto, podem contribuir com registos de espécies, aumentando o conhecimento sobre a diversidade do campus, sobre os seus valores naturais e serviços de ecossistema, avaliando as tendências face a um cenário de alterações climáticas.
A equipa deste projeto é muito abrangente, englobando vários departamentos da Faculdade, investigadores, docentes, funcionários e alunos. Consegue desta forma trazer para o projeto diferentes visões do campus e dos serviços que a biodiversidade proporciona. Ao mesmo tempo, são estabelecidas novas ligações entre a comunidade de Ciências, a comunidade envolvente e o meio ambiente, esperando contribuir, com este projeto para processos mais participativos e democráticos.
A ajuda e colaboração de todos é importante na implementação do projeto. Basta instalar a aplicação INaturalist no telemóvel, entrar no projeto +Biodiversidade @Ciências e começar a registar espécies! Para descobrir mais pormenores e estar atento às últimas novidades e iniciativas do +Biodiversidade @Ciências siga-nos no Twitter, Instagram e Facebook.
O projeto teve início no dia 1 de setembro 2020 e até 21 fevereiro de 2022 tinha:
- 4 642 observações
- 894 espécies
- 169 observadores
- 570 identificadores
O lançamento oficial do Projeto decorreu no Ciências Research Day - 28 de setembro de 2020.
Durante este período decorreram dois BioBlitzes no Museu de Lisboa - 26 de setembro de 2020 e 19 de junho de 2021.
Decorreu também uma ação de registo da biodiversidade no campus da FCUL, em parceria com a Caravana Agroecológica, no âmbito do Festival Umundu, no dia 2 de outubro de 2021.
Coordenadores: Patrícia Tiago e Sergio Chozas.
Membros do projeto: Ana Leal, Inês Rosário, Otília Correia, Joana Martelo, Maria Amélia Martins-Loução, Cristina Branquinho, Ana Isabel Correia, Ana Catarina Luz, Cristina Antunes, Ana Júlia Pereira, Margarida Santos Reis, Raquel Mendes, Patrícia Garcia Pereira, Paula Gonçalves, José Lousa, Cristina Catita, Pedro Pinho, Ana Margarida Santos, Cristina Máguas, Núcleo de Estudantes de Biologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Saiba mais sobre este projeto:
- Cartaz
- Artigo de opinião "+Biodiversidade@CIÊNCIAS - Mobilizar a comunidade para a promoção da sustentabilidade no campus"
- Artigo na Wilder: "Projecto já identificou mais de 400 espécies no campus da FCUL, em Lisboa"
Para mais informações, contactar sustentabilidade@ciencias.ulisboa.pt.