Encontros Scientia

Who is this weird distant relative? Do we have to live together?

Sala 2.2.14, FCUL, Lisboa

Por Diogo Prino Godinho (Evolutionary Ecology - cE3c).

Competitive interactions between phylogenetically close species often lead to exclusion of one of them, or to niche partitioning. Still, coexistence may be possible if the competing species have different strategies to exploit the same resource. Here, we aim to shed light on this topic by studying the competitive interactions of herbivorous spider mites sharing the same host plant, tomato (Solanum lycopersicum): the generalist Tetranychus urticae and T. evansi, specialized on Solanaceae plants. Laboratory tests have shown that T. evansi excludes T. urticae when co-infesting tomato plants. Still, field records document both species coexisting in the same region and even in the same tomato plantations.

Here, we show that the two species share the same micro-environmental fundamental niche. Indeed, they both prefer young to old leaves. Also, tomato plants accumulate cadmium, which is detrimental to herbivores, including spider mites. However, we found that both species have the highest performance at the same, intermediate, cadmium concentration. This is expected to lead to more local competition. In line with this, we found that, when colonizing plants infested with heterospecifics, T. urticae avoided competition by moving to strata without competitors. T. evansi, in contrast, did not avoid a specific stratum but distributed more evenly on plants occupied by the heterospecifics, potentially monopolizing all the resources. T. urticae also avoided plants with competitors, but only in absence of cadmium in the environment. Together, these results contribute to a better understanding of the outcome of competition in this system.

12h00-13h00
cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais
Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Novas vagas disponíveis para o Dia Aberto em Ciências!

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Título do programa e logótipos das entidades organizadoras, sobre fotografia do espaço

O programa decorre de 08 a 26 de julho, com candidaturas até 03 de junho.

Pormenor de linguagem corporal (braços e mãos) de pessoa a dialogar

Ação de formação para docentes e investigadores de Ciências.

Feixes luminosos

Envio de propostas até 20 de junho.

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