Conferências CIUHCT

Quando a ciência (não) matou os gafanhotos: os Serviços de Extinção dos Acrídios entre 1899 e 1980

FCT - NOVA, Edifício VII, Sala de Seminários António Manuel Nunes dos Santos
Conferências CIUHCT "Quando a ciência (não) matou os gafanhotos: os Serviços de Extinção dos Acrídios entre 1899 e 1980"

As Conferências do CIUHCT são um ciclo de palestras organizado anualmente pelo CIUHCT acerca de assuntos de História das Ciências e da Tecnologia.

Sinopse: Insetos potencialmente prejudiciais para a agricultura têm moldado as práticas e as políticas agrícolas em muitas regiões do planeta. Apesar de esquecido, o aparecimento súbito de nuvens de gafanhoto marroquino (Dociostaurus maroccanus) - comuns no norte da África, sul e leste da Europa e na Ásia Ocidental - foi um fenómeno relativamente frequente na Península Ibérica até meados do século XX, tendo envolvido o Estado, agrónomos e populações em sucessivas tentativas de controle, maioritariamente, fracassadas. Esta comunicação analisa o caso português, discutindo como as políticas agrícolas poderão ter sido potenciadores desses surtos - e, principalmente, da percepção do seu risco -, assim como a forma e os contextos em que a ciência foi utilizada para conter os prejuízos e extinguir estes insetos.

[a partir do artigo: Gomes, I.; Queiroz, A. I. & Alves, D., “Iberians against locusts: fighting cross-border bio-invaders (1898-1947)”, Historia Agraria (in press)].


Sobre o autor:

Inês Gomes (CIUHCT/FCUL) é doutorada em História e Filosofia das Ciências (FCUL), mestre em Georrecursos (IST) e licenciada em Biologia (FCUL). É, desde 2017, investigadora de pós-doutoramento no CIUHCT.

A sua investigação iniciou-se na área da ecologia, tendo-se debruçado no doutoramento, defendido em 2015, sobre o património científico, centrando-se, em particular, sobre a história das coleções escolares de história natural associadas aos antigos liceus.

Mais recentemente, tem estado envolvida em projetos na área da história ambiental e da história urbana das ciências, nomeadamente nos projetos “Introductions, invasions and control measures of plant pests in Southern Europe. An interdisciplinary comparative approach from the 19th century onwards” e “Visions of Lisbon: Science, Technology and Medicine and the Making of a Techno-Scientific Capital, 1870-1940”.

13h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
CIUHCT

Neste momento de celebração de tão importante acontecimento histórico, será oportuno analisar e discutir a evolução do panorama científico português de forma prospetiva, isto é, olhar para o atual legado científico, 50 anos depois do 25 de abril de 1974, antecipando perspetivas sobre a sua evolução futura.

Fotografia de utente a interagir com um médico através de teleconsulta

O workshop, organizado pela redeSAÚDE da ULisboa, pretende explorar de que forma tecnologias de base digital emergentes na área da saúde podem contribuir para o bem-estar e para a melhoria da prestação de cuidados de saúde.

Seminário do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas, por Andrey Sadofyev (LIP).

Espiritualidade - como a vive quem é estudante?

Logótipos do programa, de Ciências ULisboa e do GAPsi

Programa de Intervenção de Carreira.

Estátua representativa da biodiversidade do planeta Terra

Seminários de Tese no âmbito do Doutoramento em Biologia e Ecologia das Alterações Globais.

O encontro reúne cientistas, profissionais e estudantes de diferentes áreas e regiões do país focados em desenvolver a investigação marinha, em linha com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, proclamada pelas Nações Unidas (2021-2030).

Formação modular de 13 de abril a 11 de maio - produção em permacultura.

Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Título e data do evento, inseridos em fotografia de cinco jovens em contexto de investigação

Este ano, queremos voltar a encher o nosso campus com a presença de todos os estudantes que queiram participar neste evento.

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Páginas