Conferências CIUHCT

Viagens Filosóficas, ultramar português c. 1783-1807

Sala 8.2.06, FCUL, Lisboa
Conferências CIUHCT "Viagens Filosóficas, ultramar português c. 1783-1807"

Com Ronald Raminelli.

As Conferências do CIUHCT são um ciclo de palestras organizado anualmente pelo CIUHCT acerca de assuntos de História das Ciências e da Tecnologia.

 

Sinopse:

Viagens Filosóficas, ultramar português c. 1783-1807

Na segunda metade do século XVIII, os naturalistas realizaram um grande inventário da natureza e dos povos ultramarinos. A coleta de espécies e breves descrições eram executadas durante as viagens enquanto a análise e as classificações dependiam de recursos disponíveis nos museus de História Natural. Embora planejado, o ciclo de produção do conhecimento enfrentou conjunturas adversas com a Revolução Francesa e guerras napoleônicas. A formação das coleções, a publicação de memórias e de livros não resultaram em grandes empreendimentos e ficaram muito aquém do planejado. Assim vale investigar a intrincada relação entre a produção de conhecimento e a administração colonial. O que era mais importante para Coroa portuguesa produzir ciência ou aperfeiçoar a exploração colonial no Brasil e na África? Raras vezes estes objetivos se fundiam. Em geral os interesses econômicos e administrativos guiaram os viajantes e interromperam o “ciclo de acumulação” do conhecimento, conforme estudo por Bruno Latour.

Philosophical Journeys, Portuguese Overseas c. 1783-1807

In the second half of the eighteenth century, naturalists made a great inventory of nature and overseas peoples. Species were collected and brief descriptions written during the journeys, though the analysis and classifications depended on resources available in Natural History museums. Despite being planned, the production cycle of knowledge faced adverse scenarios with the French Revolution and Napoleonic Wars. The formation of collections and the publication of memoirs and books did not result in great ventures and their quantity was much lower than planned. Nonetheless, it is still worth investigating the intricate relationship between the production of knowledge and colonial administration. Was it more important for the Portuguese Crown to produce science or improve colonial exploitation in Brazil and Africa? Rarely did these objectives merge. In general, economic and administrative interests guided the travelers and interrupted “cycle of accumulation”, as studied by Bruno Latour.

 

Sobre o autor: 

  • 2018 to present, Oxford University Press, Associate editor of Oxford Research Encyclopedia of Latin American History
  • 2015 to present Full Professor of History Department, Universidade Federal Fluminense, Niteroi-Brazil
  • 1997 to 2014 Associate Professor of History of Colonial Latin America, Universidade Federal Fluminense, Niterói-Brazil

 

Publicações:

  • Nobrezas do Novo Mundo; Brasil e ultramar hispânico, século XVII e XVIII. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2015. v. 1. 260p Book review: https://doi.org/10.1215/00182168-4214396
  • A era das conquistas. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2013. v. 1. 154p
  • FRANCA, J. M.; RAMINELLI, R. J.. Andanças pelo Brasil Colonial (catálogo comentado) 1503¬1808. 1. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2009. v. 1. 213p.
  • Viagens Ultramarinas; monarcas, vassalos e governo a distância. 1. ed. São Paulo: Alameda Casa Editorial, 2008. v. 1. 320p .
  • Imagens da Colonização: A Representação do Índio de Caminha A Vieira. 1. ed. RIO DE JANEIRO: JORGE ZAHAR EDITOR, 1996. v. 1. 200p.
18h00
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
CIUHCT

Formação modular de 13 de abril a 11 de maio - produção em permacultura.

Atividade no âmbito da Semana sobre Espécies Invasoras: Portugal & Espanha 2024, assinalada pela SPECO - Sociedade Portuguesa de Ecologia.

Logótipo da ação CLEANFOREST

Forests are exposed to multiple global change drivers, wich can constrain their ability to continue providing several ecosystem services (including climate change mitigation). Assessing responses - and underlined mechanisms -  at the whole ecosystem scale is paramount for a holistic understanding of forest response to global change.

Seminário do Centro de Física Teórica e Computacional, por Eduardo V. Castro (Departamento de Física e Astronomia, Faculdade de Ciências, Universidade do Porto, Portugal).

Seminário Permanente de Filosofia das Ciências, por Jean-Baptiste Joinet (Université Jean Moulin Lyon 3, IRPhiL).

Earth Systems Seminar, por Sandra Plecha (IDL, Centre OIE - Mines Paris).

Logótipo do evento

Evento final do Projeto iSEA, com inscrições até 30 de abril.

Seminário do Departamento de Física de Ciências ULisboa, por Kora Muzic (Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, FCUL).

Logótipo do Dia Aberto e fotografia de atividade de investigação

Novas vagas disponíveis para o Dia Aberto em Ciências!

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Linguagens de Domínio, por Bruno Martinho (OutSystems).

Título e data do workshop

Workshop no âmbito da recente adesão da Universidade de Lisboa à CoARA - Coalition for Advancing Research Assessment.

Título do curso

Curso Avançado CEAUL / Gades Solutions.

Título e datas de candidatura do programa, sobre um padrão em tons de roxo e laranja

Submissão de candidaturas até 14 de maio.

Logótipo do EVM 2024

Candidaturas até 15 de maio.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por João Carreira (Deepmind).

Logótipo do LIP Summer Internship Program e fotografia de jovem investigador

Os estágios podem ter uma duração entre duas semanas e dois meses e realizam-se nos três polos do LIP - candidaturas até 15 de maio.

Os oradores plenários irão falar sobre a importância da interdisciplinaridade de forma acessível para todos, estando previstas palestras e apresentação de pósteres por alunos.

Um evento dirigido aos alunos do ensino secundário, consistindo numa palestra sobre a microscopia e em visitas aos laboratórios de microscopia/demonstrações experimentais simples.

Aula aberta no âmbito da Unidade Curricular de Aprendizagem Profunda, por Hugo Penedones (Inductiva).

Árvore florida

A minha Jornada pela Matemática: Descobertas, Escolhas e Desafios, por Ana Catarina Monteiro - estudante do Mestrado em Matemática (Licenciatura: Matemática).

O workshop contribui para aproximar a Ciência e as Políticas Públicas na construção de políticas informadas por evidências.

Composição com os nomes das Universidades participantes

Candidaturas até 25 de maio (mobilidades no 1.º semestre).

Título do prémio

As candidaturas decorrem até ao dia 31 de maio.

Inscrições até 24 de maio.

Título do programa e logótipos das entidades organizadoras, sobre fotografia do espaço

O programa decorre de 08 a 26 de julho, com candidaturas até 03 de junho.

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