Conferências CIUHCT

A Expurgação da Ciência e a Ciência das Expurgações

Sala 1.3.14, FCUL, Lisboa
Conferências CIUHCT "A Expurgação da Ciência e a Ciência das Expurgações"

Através da publicação periódica do Index Librorum Prohibitorum e de visitas a navios, livrarias e bibliotecas, a Inquisição controlava a venda, posse e leitura de obras proibidas no império português. No caso de obras que tratavam de matérias científicas, os tópicos mais visados pela censura inquisitorial foram a medicina, a filosofia natural, a astrologia e as artes divinatórias. Tomando como ponto de partida os autores e obras científicas condenadas nos Índices portugueses e a coleção de livros proibidos da Biblioteca Nacional de Portugal, esta comunicação pretende chamar a atenção para a importância de se usarem novos métodos e de se estabelecer uma tipologia das expurgações para uma melhor compreensão do papel da Inquisição na censura de obras científicas.

The Expurgation of Science and the Science of Expurgating

During the sixteenth and seventeenth centuries, the Portuguese Inquisition was responsible for the publication of the Index Librorum Prohibitorum and for ascertaining its actual implementation in the Portuguese empire. Throughout the centuries, the criteria for censorship was subject to very few changes. In the case of science books and authors, the Portuguese Index condemned some works of medicine, natural philosophy, astrology, and divinatory arts. By examining the material evidence of censorship’s mechanisms in the collection of the Portuguese National Library, this paper reveals the processes and effectiveness of expurgation and highlights the differences between what inquisitors wrote in the Index and what others put into practice.


Biografia: Francisco Malta Romeiras (Lisboa, 1986) é licenciado em Bioquímica, mestre em Bioquímica Médica e doutorado em História e Filosofia das Ciências pela Universidade de Lisboa. É membro do Centro Interuniversitário de História das Ciências e Tecnologia (CIUCHT-Universidade de Lisboa) desde 2011. Em 2017 foi Senior Research Fellow no Institute for Advanced Jesuit Studies (Boston College). A sua investigação tem-se focado na história do ensino e da prática das ciências nos colégios dos jesuítas (séculos XVIII–XX) e no papel desempenhado pela Inquisição na censura de obras e autores científicos (séculos XVI–XVII). Membro do conselho editorial da revista Brotéria desde Janeiro de 2013, coordenou com Henrique Leitão a edição da Obra Selecta do Padre Luís Archer S.J., 4 vols. (Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2015–2017). Em 2015, o seu livro Ciência, Prestígio e Devoção: Os Jesuítas e a Ciência em Portugal (séculos XIX e XX) (Cascais: Lucerna, 2015), foi distinguido com uma Menção Honrosa na 24ª Edição do Prémio Victor de Sá de História Contemporânea. Recentemente, publicou Os jesuítas em Portugal depois de Pombal. História ilustrada (Cascais: Lucerna, 2018).

É membro de diversas sociedades científicas internacionais incluindo a Renaissance Society of America, a History of Science Society, a British Society for the History of Science e a Société Internationale d’Études Jésuites.

Francisco Malta Romeiras works at the Department of History and Philosophy of Science at the University of Lisbon. His research interests include the history of science in Portugal, the history of Jesuit science and education, and the history of book censorship. Former Senior Research Fellow at the Institute for Advanced Jesuit Studies, Boston College, he has been working on the publication of a monograph on Jesuit science and education in modern Portugal entitled Jesuits and the Book of Nature. His works have appeared in History of Science, Journal of the History of Science and Technology, Archivum Historicum Societatis Iesu, Journal of Jesuit Studies, and Brotéria. Recently, he edited with Henrique Leitão the selected works of the molecular geneticist and Jesuit scientist Luís Archer: Obra selecta do Padre Luís Archer, S.J., 4 vols. (Lisbon: Fundação Calouste Gulbenkian, 2015–2017) and published an illustrated history of the Jesuits in Portugal after their official return in 1858: Jesuítas em Portugal depois de Pombal. História ilustrada (Cascais: Lucerna, 2018). Currently, most of his time is spent on a project on the circulation and censorship of scientific books in the sixteenth and seventeenth centuries. He has been serving as a member of the editorial board of the Jesuit journal Brotéria since 2013.

18h30
CIUHCT - Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia
CIUHCT

Seminário do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa e do Centro de Matemática Computacional e Estocástica, por Alejandra Andrea Tapia Silva (Pontificia Universidad Católica de Chile).

Iconografia diversa relacionada com a cidade de Lisboa

Um manual dirigido a docentes do 3.º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, que propõe atividades teórico-práticas interdisciplinares nas áreas do Desenvolvimento Sustentável, Biotecnologia e Bioeconomia Circular.

Seminários por estudantes do Mestrado em Matemática de CIÊNCIAS.

Logótipo, data e local do evento

Com o tema “Ciência, Inovação e Sociedade”, o encontro será um palco de promoção e discussão do impacto científico, social, cultural e económico da investigação em Portugal.

Título e local do evento

O evento visa promover o diálogo interdisciplinar sobre estruturas de proteínas, doenças conformacionais e tecnologias baseadas em proteínas.

Computabilidade na Europa (CiE) - uma série interdisciplinar de conferências internacionais organizada pela Associação Computabilidade na Europa (ACiE).

Título/data do evento e vários objetos museológicos

Este curso visa fornecer uma visão atualizada do potencial das coleções museológicas para a investigação da biodiversidade. Mais especificamente, pretende apresentar estudos de caso sobre o valor dos museus e a utilização de coleções e espécimes no século XXI, utilizando novas tecnologias e métodos analíticos.

Horta Solar

E se fosse possível experimentar um curso universitário antes de concorrer ao ensino superior? Agora já é!

Banner Meredith Ringel Morris HCI for AGI

15 de julho: É com enorme entusiasmo que CIÊNCIAS recebe a investigadora de renome internacional Meredith R. Morris, Diretora de Investigação em Interacção Humano-IA na Google DeepMind e Professora Afiliada na Universidade de Washington, para uma palestra imperdível sobre um dos temas mais debatidos e transformadores da atualidade: o caminho rumo à Inteligência Artificial Geral (AGI).

Águas subterrâneas

Curso acreditado para efeitos de progressão na carreira dos professores na dimensão cientifico-pedagógica dos grupos 420 e 520.

Título e datas do programa de estágios

Preparados para explorar a investigação de perto?

Um workshop com o objetivo de reunir académicos que abordam a história da ecologia - e a evolução da própria disciplina - a partir de uma variedade de perspetivas.

Orquestra

Concerto no âmbito do programa Música na Universidade de Lisboa,

A 10.ª edição do Ser Cientista realiza-se entre 21 e 25 de julho - vem investigar connosco!

Pormenor de lâmpada

Candidaturas a decorrer de 01 a 30 de setembro.

Microplásticos no ocerano

O curso procura dar formação sobre a problemática da contaminação por detritos de plástico dos nossos ecossistemas, bem como alertar para os potenciais efeitos deletérios nos organismos, utilizando uma abordagem de ensino científico, com um discurso adequado a formandos sem formação científica - candidaturas até 03 de agosto.

Logótipo do evento, sobre fotografia dos Açores

Um simpósio internacional que reúne investigadores especializados em várias disciplinas (taxonomia, ecologia da vegetação, biogeografia, filogeografia, paleoecologia ou conservação da biodiversidade), focados na flora e vegetação terrestre e marinha da região da Macaronésia (Açores, Madeira, Selvagens, Canárias e Cabo Verde).

Quatro investigadores num laboratório

O curso visa capacitar investigadores, docentes e técnicos para integrar os princípios da economia circular em ambientes laboratoriais académicos - candidaturas até 16 de setembro.

Três investigadores num laboratório

O curso visa capacitar profissionais para aplicar os princípios da economia circular em ambientes laboratoriais industriais, promovendo práticas sustentáveis e eficientes - candidaturas até 17 de setembro.

Composição de imagens relativas à área das ciências forenses

O curso visa dotar os formandos com os conhecimento necessários à integração de equipas profissionais multidisciplinares nas áreas Médico-Legais e Forenses, em Laboratórios ou Serviços Médico-Legais e Forenses - candidaturas até 27 de julho.

Logótipo do evento

Physics Day é um evento promovido pelo Departamento de Física da Faculdade de Ciências da ULisboa, com um duplo objetivo: valorizar a diversidade e excelência da formação dos doutorados e promover um espaço de diálogo direto entre empresas e estudantes.

Cientista a trabalhar com tubos de ensaio

Os participantes neste curso irão adquirir os conhecimentos essenciais à integração de equipas profissionais multidisciplinares na área das Análises Clínicas/Patologia Clínica, em laboratórios privados, públicos, hospitalares ou do Estado - candidaturas até 27 de julho.

Saída de campo (Geologia)

O curso, com candidaturas até 20 de julho, convida os professores do Ensino Básico e Secundário a explorar a Geologia a partir das rochas que afloram nas imediações da sua escola.

Gotas de água

O curso visa capacitar os formandos para a aplicação dos índices de qualidade ecológica utilizados na avaliação da qualidade ambiental em sistemas de transição, no âmbito da Diretiva Quadro da Água (DQA) - candidaturas até 31 de agosto.

Astronauta, banhado pela luz solar, no meio de uma floresta

Candidaturas até 30 de julho - um evento único, que reunirá estudantes de mestrado e doutoramento com investigadores e líderes da indústria de toda a Europa para uma experiência inesquecível.

Páginas