Inquéritos Pedagógicos

Os inquéritos pedagógicos aos alunos destinam-se à obtenção de informações de natureza pedagógica sobre as unidades curriculares dos ciclos de estudos da FCUL e sobre o desempenho pedagógico dos seus docentes. A promoção da realização de inquéritos regulares ao desempenho pedagógico da Faculdade bem como da avaliação do desempenho pedagógico dos docentes estão dentro das competências do Conselho Pedagógico - Artigo 51.º dos Estatutos da FCUL.

A apreciação dos resultados pelos diferentes órgãos da FCUL, Conselho Pedagógico, Diretor, Conselho Científico, presidentes de departamento, coordenadores de curso e os próprios docentes deverá conduzir à melhoria do funcionamento das unidades curriculares e dos cursos da FCUL, e a um melhor aproveitamento escolar dos alunos.

As respostas aos inquéritos são mantidas no mais rigoroso anonimato e são objeto de tratamento de natureza puramente estatística. A análise estatística está a ser feita pelo Gabinete de Avaliação e Auditoria Interna da FCUL.

Conteúdo

O preenchimento dos Inquéritos Pedagógicos é feito on-line na página pessoal do aluno, no fim de cada semestre letivo. O aluno deve responder a um inquérito por cada disciplina a que está inscrito, sendo o seu preenchimento condição necessária para inscrição em exame.

O Inquérito da Unidade Curricular encontra-se dividido em duas partes:

1.        Avaliação da Unidade Curricular

2.        Autoavaliação do aluno

O 1.º grupo diz respeito à opinião do aluno sobre o conteúdo programático, bibliografia e apreciação global da disciplina.

O 2º grupo está dividido em dois subgrupos. O primeiro diz respeito à motivação, participação e assiduidade do aluno nas diferentes componentes da unidade curricular, no segundo pretende-se avaliar quais as competências mais desenvolvidas na unidade curricular, no quadro dos objetivos preconizados pelo atual ensino superior europeu.

O Inquérito do Docente contém perguntas sobre os docentes nas diferentes componentes da unidade curricular.

Os comentários e sugestões deverão ser enviados para gaai@ciencias.ulisboa.pt.