Mestrado em Matemática para Professores - Projeto em Matemática para o Ensino (Ano Letivo 2019/2020)

Problemas Históricos

Transmissão através de Videoconferência

Apresentação de trabalho por Vanda Maria Francisco de Carvalho Rufino.

Resumo: O trabalho de projeto aqui apresentado insere-se no âmbito da disciplina de Projeto em Matemática para o Ensino do curso de mestrado em Matemática para Professores e está centrado na resolução de problemas históricos. Este trabalho tem como principal objetivo dotar os alunos com a capacidade de analisar, interpretar e resolver situações problemáticas e conhecer diferentes estratégias para resolver problemas. É um tema de interesse dos mesmos, pois permitirá identificar a importância de trabalhar estes problemas bem como as contribuições que os mesmos trazem para o conhecimento matemático.

Este trabalho faz uma incursão na história da matemática, consiste inicialmente na recolha de problemas históricos e posteriormente na resolução dos mesmos. Esta resolução incide essencialmente na identificação do conteúdo matemático intrínseco ao problema, do método a utilizar e na formulação ou equacionalização do problema, que determinará a solução do mesmo.

O ensino da matemática com destaque na resolução de problemas é uma metodologia em que são propostas ao aluno situações caracterizadas pela exploração de novos conceitos e são ainda apresentadas situações que estimulam a sua curiosidade e o levam a refletir, permitindo a sua aprendizagem.

Zoom: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/2014223268.

Logótipo do EVM 2024

Por Jean-Baptiste Casteras (DM Ciências ULisboa e CMAFcIO).

Ser Cientista 2024

Chegou a hora: os participantes do Programa Ser Cientista vão apresentar os projetos que desenvolveram ao longo de uma semana, acompanhados por docentes e investigadores de CIÊNCIAS. E todos podem assistir!

Logótipos Ciências ULisboa e C-Academy, títulos dos cursos

Um programa de formação avançada em Cibersegurança para a administração pública e o setor privado desenvolvido pelo Centro Nacional de Cibersegurança, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

Logótipos Ciências ULisboa e C-Academy, títulos dos cursos

Logótipo do evento, sobre um fundo branco

Um evento de reunião da comunidade nacional nas diversas vertentes da informática, com a ambição de ser o fórum de eleição para a divulgação, discussão e reconhecimento de trabalhos científicos.

Imagem do evento

Extended enrolement date until July 12th.

Logótipo do Workshop

A participação na 3.ª edição do Workshop é gratuita, mediante inscrição prévia.

Are you ready for this year's edition?

Imagem do evento - título, local e data do evento

Investigação Ecológica ao Serviço da Conservação

A leading venue for presenting and discussing the latest research, industrial practice and innovations in dependable and secure computing.